Para se manter com sucesso em um mercado tão competitivo é preciso investimento na qualidade dos produtos, capacitação profissional e boa distribuição. E a Itallian fez tudo isso e muito mais!
Carmen Cagnoni (@carmencagnoni)
A empresa especializada no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e perfomance está no mercado há mais de 27 anos, atuando com foco no profissional cabeleireiro. Sediada na capital paulista, a marca tem em seu portfolio as consagradas Itallian Color, Itallian Color Sopremo, Itallian Color Coloratto, Trivitt, Innovator, FastForm, Kerasoft e Extreme Up. São cerca de 200 itens, incluindo colorações permanentes e semipermanentes, além de produtos de tratamento, hidratação e transformação, que são distribuídos para todos os cantos do Brasil – a empresa também se destaca em exportações para diversos países.
Entre os pontos altos da Itallian Hairtech @itallianhairtech estão a produção totalmente desenvolvida em unidade fabril própria; e grande equipe técnica para promoção de conhecimento e aperfeiçoamento de profissionais.
Tendo como missão sempre desenvolver produtos cosméticos capilares com excelência em qualidade, a empresa trabalha para ampliar a participação no segmento profissional e se consolidar como a melhor,
bem como ser reconhecida pelo seu potencial de entrega. Sempre trabalhando em prol de seus principais valores, responsabilidade, espírito de equipe, senso crítico, ética, entusiasmo e respeito pelos clientes e fornecedores, a Itallian Hairtech é reconhecida como uma das melhores do segmento.
Para conhecer as práticas que a levam a este posto, Décio Alcântara, gerente de Marketing, lista 10 ações que podem inspirar outros empreendedores.
1
Dar a devida importância aos distribuidores
A Itallian Hairtech atua fortemente em todo o Brasil e no mundo através dos nossos distribuidores para atender com maior rapidez e qualidade ao nosso público-alvo, que são os profissionais cabeleireiros nos mais diversos salões de beleza do pequeno ao grande porte. Ou seja, a sua presença no mercado é fundamental para o crescimento da marca e, consequentemente, para torná-la cada vez mais conhecida entre os salões e cabeleireiros.
2
Priorizar a qualidade dos produtos
Todos os nossos produtos são produzidos no Brasil, na nossa unidade fabril em Atibaia, com ótima estrutura, o que nos permite termos 100% da
produção própria, possibilitando controle de todos os processos e uma grande agilidade nas entregas e na qualidade dos produtos.
3
Apostar em Educação
A Itallian possui uma grande equipe técnica em todo o Brasil, realizando mais de 350 treinamentos/ano no país e no mundo. Temos a nossa Academia, que é a área educacional da empresa, onde promovemos cursos, workshops, treinando mais de 5000 pessoas/ano. Dessa forma, trabalhamos para divulgar a qualidade e performance dos produtos e multiplicamos as informações por meio da transmissão de conhecimento e do aperfeiçoamento ao profissional.
4
Trabalhar para engajar os parceiros
A marca entende que vendedor treinado significa profissional satisfeito e cliente feliz. O time comercial é a linha de frente da Itallian Hairtech, é onde o primeiro contato é realizado. Investimos fortemente para manter essa equipe bem treinada e atualizada, por meio de treinamentos presenciais e on-line, e também disponibilizando um aplicativo dedicado ao compartilhamento de informações.
5
Respeitar clientes e fornecedores
Manter a cadeia em harmonia é essencial para o sucesso dos negócios. Bons fornecedores precisam ser mantidos e tratados como parceiros de negócios, pois são através deles que a qualidade dos produtos é mantida e quando isso acontece nosso respeito pelo cliente é fortalecido.
6
Ter olhar atento para os novos consumidores
Quando olhamos para novos canais de vendas, estamos também olhando para novos consumidores, que através de hábitos de compra conseguem manter sua rotina de autocuidado através dos nossos produtos. Hoje são mais de 50 produtos diferentes pensados nesses novos consumidores de uma geração que investe bastante em autocuidado.
7
Investir em Pesquisa & Desenvolvimento
Ação fundamental, pois ao longo dos anos o conhecimento sobre os ingredientes de cuidados com a pele foi se modificando e se intensificando. Muitos ativos foram incorporados à rotina de cuidados com a pele do rosto e do corpo, especialmente aqueles ingredientes miméticos, ricos em fitoesteróis e nutrientes e que são totalmente compatíveis e rapidamente absorvidos pelo corpo. Foi então uma questão de tempo para que esses ativos fossem também testados pela indústria de haircare, iniciando o que chamamos de skinification, que é tornar o
cabelo mais forte, saudável usando os ativos poderosos que trazem benefícios comprovados no skincare. Por exemplo, o ácido hialurônico é o queridinho da vez para os cabelos, assim, depois de muitos testes, a Itallian Hairtech criou uma ampola Power Dose com este ativo, combinado a outros que potencializam a sua ação como hidratação.
8
Ampliar canais de venda
Diversificar canal é uma estratégia que gera muito ruído, mas às vezes é necessária se o cliente vem diversificando os canais de compras. A geração de negócio está onde clientes e stakeholders encontram valor. No caso da Itallian Hairtech, nossa missão é atender ao profissional cabeleireiro, não enxergamos esse comportamento em drogarias, mas sim em perfumarias especializadas.
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Trabalhar em prol da sustentabilidade dos negócios
Uma das nossas maiores preocupações é promover o crescimento com sustentabilidade. Nossa fábrica na cidade de Atibaia, localizada em São Paulo, foi idealizada com base na redução dos impactos ambientais, sobretudo na recuperação de uma área verde de 10 mil metros quadrados. Algumas ações que também realizamos são:
Energia fotovoltaica – extraímos energia limpa através células fotovoltaicas instaladas na cobertura da fábrica.
Aplicativo Itallian Hairtech – criamos um aplicativo para diminuir o uso de materiais impressos, possibilitando a interação entre vendedores, cabeleireiros e consumidores.
Armazenamento de água das chuvas – utilizada para uso na limpeza, na irrigação etc.
10
Levar a Itallian Hairtech para o mundo todo
Após conquistarmos papel de destaque no mercado nacional, estamos expandindo nossa atuação mundo a fora, comercializando nossos produtos nos seguintes países: Equador, Uruguai, Estados Unidos, México, Europa, França, Alemanha, Polônia, Reino Unido, Portugal, Grécia, Ucrânia, Rússia e Líbano.
“Investimos fortemente para manter essa equipe bem treinada e atualizada, por meio de treinamentos presenciais e on-line, e também disponibilizando um aplicativo dedicado ao compartilhamento de informações”
“Quando olhamos para novos canais de vendas, estamos também olhando para novos consumidores, que através de hábitos de compra conseguem manter sua rotina de autocuidado através dos nossos produtos”