Ninguém chega lá por acaso. Completar bodas de prata em um setor tão concorrido como o da beleza, então, é apenas para os fortes. Por isso mesmo, apesar do cenário pandêmico, a Itallian Hairtech (@itallianhairtech) tem, sim, que comemorar muito seus 25 anos. É um orgulho para o segmento que uma empresa consiga se manter relevante e ativa por tanto tempo – sem perder a criatividade, a paixão e o compromisso com o consumidor em seus produtos e serviços. Nós da HM EM REVISTA batemos palmas e damos os parabéns para esta equipe superlativa e abrimos nossas páginas para o head de marketing, Décio Alcântara, nos contar um pouco desta linda história
Em um ano de fechamento recorde de empresas, vocês celebram 25 anos. Qual a sensação de ver seu negócio completar mais de duas décadas de vida?
Embora as preocupações com o rumo do Brasil em relação as reformas que o País precisa implementar, urgentemente, sejam relevantes em nossas tomadas de decisões, e olhando em retrospectiva, chegamos à conclusão que a agenda positiva que implantamos desde a nossa fundação, com contínuos investimentos em inovação, treinamento e educação para os cabeleireiros, somadas às iniciativas igualmente importantes em questões relativas a sustentabilidade ambiental e social, foram todas assertivas. Faríamos tudo igual novamente!
O que o grupo idealizador da marca diria para quem está à frente da empresa hoje?
Que continuem melhorando tudo aquilo que já fazemos com excelência. O cliente cabeleireiro está cada vez mais exigente em questões como: qualidade dos produtos que adquirem, conteúdos educativos, ética nas relações de negócios. Estão se profissionalizando a uma velocidade muito grande, e se não o fizerem, não irão sobreviver como negócio. E isso tudo tem a ver com a gente da Itallian Hairtech; estamos há 25 anos atuando no mercado de beleza fornecendo produtos inovadores, educação de qualidade com conteúdo, e sempre pautados pela ética profissional. Então, estamos prontos para todos aqueles cabelereiros que precisam trilhar esse novo caminho: da profissionalização, com os parceiros certos.
Com a pandemia, muitas empresas encolheram seus quadros e suas linhas de produtos. O que houve com vocês?
Ao longo desses 25 anos, construímos um histórico muito forte de Inovação em nosso DNA. A inovação contínua é essencial no mercado de beleza, mas igualmente importante nos processos internos e na Gestão dos Negócios. Então, podemos afirmar que essa cultura nos deixou preparados para cenários desafiadores como esse da pandemia que estamos vivendo. A partir daí foi mais fácil acelerar nossa transformação digital, capaz de sustentar nosso aumento de produtividade e ganhos de eficiência em nossas operações, sem a necessidade de demissões ou paralisação das atividades.
Quais as lições que os 25 anos deixam cravados no coração de vocês?
São muitas as lições, com certeza! Que valeu a pena sermos ousados; que valeu a pena sermos insistentes, persistentes, ou mesmo inconformados de como o setor era carente de produtos diferenciados, de conhecimento técnico, e de profissionais capazes, como temos hoje, a altura dos profissionais de qualquer país com o mercado da beleza desenvolvido. Nos orgulhamos de ter participado e contribuído muito para essa capacitação. Em 25 anos treinamos e educamos centenas de milhares de cabeleireiros, levando conhecimento, técnicas de Colorimetria, Penteados, Cortes, Gestão de Salão e novas tecnologias para dentro do salão de beleza. Mas a maior lição de todas é ter acertado na escolha de ter ficado de fora do mercado de alisamento a base de formol. Na época foi uma decisão de elevado impacto econômico, pois éramos líderes no segmento de relaxamento e alisamento capilar até a chegada do formol nos salões de beleza.
Foi uma decisão pautada pela ética profissional e pela responsabilidade que sempre nos direcionou na relação com cabeleireiros. Por conta disso falamos sempre que foi uma decisão de certa forma fácil e muito assertiva, que além de proteger a saúde dos cabelereiros, nos conduziu para busca de outras alternativas muito melhores para o cabeleireiro e para o salão de beleza.
À frente da área de marketing, imprescindível sempre e absolutamente preciosa nos tempos atuais, como você se sente vendo a celebração de 25 anos?
Nesse momento tão especial, nosso sentimento é de gratidão e respeito a todas as pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui. Nosso propósito é impactar a vida das pessoas com o que fazemos; nosso objetivo é que as pessoas desenvolvam suas carreiras através de nossos produtos e nossa educação.
Antes da pandemia, o que estavam preparando para esta celebração? E, com este cenário, como será a comemoração?
Muitas coisas tiveram que ser adiadas devido a pandemia, nossa ideia era fazer uma grande festa de celebração em nosso novo espaço de eventos. Mas essa festa não foi cancelada, em breve poderemos nos encontrar e juntos celebrar os desafios vencidos. Estamos enviamos para todos os nossos stakeholders (distribuidores, colaboradores e fornecedores) uma placa em comemoração aos 25 anos da marca e uma carta escrita pela Diretoria da empresa agradecendo todos esses anos que vivemos juntos. Nossa ideia é não deixar esse momento passar em branco.
Como vocês avaliam 2020?
Um ano em que aprendemos tudo (ou quase tudo) sobre nós mesmos. Um ano em que conseguimos melhorar em todos os indicadores, internos e externos.
Enfim, um ano em que entramos de um jeito, e vamos sair de outro, muito melhores, muito mais fortes. E mais uma vez os cabeleireiros serão os grandes beneficiados, pois trabalhamos incansavelmente para eles serem e estarem cada vez melhores.
Com olhos no futuro, o que esperam para o próximo biênio?
Nos dois primeiros meses da crise da Covid-19 algumas coisas importantes perderam espaço dentro da empresa, para que pudéssemos enfrentar a crise sem colocar nossa sobrevivência em risco. Neste momento passamos a focar em ações imediatas para preservar fluxo de caixa, cadeias de fornecimento e bem-estar dos funcionários. Já em um segundo momento, retomamos nosso planejamento estratégico que nos direciona para períodos mais longos, e nesse contexto, conseguimos realizar alguns lançamentos importantes que já estavam previstos. As inovações constantes nos tornaram mais ágeis e resilientes, e como avançamos bastante no digital, o resultado final foi excepcional. Para 2021/22, além de dar sequência ao nosso planejamento estratégico, voltado para inovação e educação de conteúdo, visando atender nosso principal cliente, o cabeleireiro, vamos também focar em aprimorar nossa comunicação e transparência com todos nossos canais de vendas, consolidando ações de MKt, mídias digitais, treinamentos e portfólios diferenciados para cada um deles. E isso tudo, com crise ou sem crise.
O corpo a corpo com os profissionais ficou comprometido com o isolamento. Como mantiveram os laços?
Sentimos que os laços se fortaleceram nessa pandemia. O que mudou foi a maneira como nos comunicamos. Antes 90% desse relacionamento era presencial, nesse período ficou 100% digital, graças às ações que tomamos na Academia Itallian.
E a educação, como está funcionando na academia?
Em 2020 focamos todos os esforços da Academia Itallian para o digital. Foram mais de 100 lives no Youtube, mais de 15 mil certificados emitidos, treinamentos para Equipe de Vendas e Profissionais Cabeleireiros dentro e fora do Brasil. Para ajudar nossos clientes todos, esses conteúdos foram distribuídos de maneira gratuita. Nossa última grande entrega foi um Congresso de Cabelo e Maquiagem chamado Beauty Congress. Reunimos grandes nomes do mercado em um evento de dois dias com duração de 16 horas e tendo mais de 18 mil visualizações. Foi um trabalho bem bonito de Co-Branding com as empresas Catharine Hill e New Face Brushes.
Se pudesse deixar uma mensagem de esperança da equipe Itallian para todos os profissionais de beleza, o que diria?
Temos orgulho! Orgulho de ser uma empresa que olha para frente e se prepara da melhor maneira para o futuro. Orgulho de ser uma empresa que se especializou para ser uma das melhores do mercado. Orgulho de viver para cumprir um propósito: transformar vidas através de oportunidades de negócios e através de produtos de beleza. Essa história foi construída por pessoas como você, que acredita ser possível vencer obstáculos e transpor barreiras, que acredita que juntos somos mais fortes e que vencer é o caminho. Nesses 25 anos de Itallian conhecemos pessoas maravilhosas que enriqueceram essa jornada. Foram anos de muita dedicação, aprendizados, amadurecimento e muitos desafios conquistados. Nosso muito obrigado!
“Valeu a pena sermos insistentes, persistentes, ou mesmo inconformados de como o setor era carente de produtos diferenciados, de conhecimento técnico, e de profissionais capazes, como temos hoje, a altura dos profissionais de qualquer país com o mercado da beleza desenvolvido”
Matéria de Deise Garcia para HM 28