em Adriano Santos, Colunistas

Peter Drucker, considerado como o pai da administração moderna, certa vez afirmou que “se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho”. Partindo desta premissa, podemos entender as oportunidades que se apresentam no presente e que irão balizar nossas ações no futuro. Talvez você já tenha ouvido falar sobre a expressão “VUCA World” (em português Mundo V.I.C.A.). Trata-se de uma denominação inglesa à qual, o mundo em que habitamos atualmente, é um ambiente Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Inovação e adaptabilidade, tornaram-se características essenciais ao perfil do profissional que atua nesta nova realidade, neste “Novo Normal”.

Pense em como era uma farmácia há alguns anos… um ambiente fechado, farmacêuticos por detrás do balcão e (apenas) medicamentos dispostos em prateleiras, fora do alcance dos compradores. Atualmente, é interessante notar como as modernas drogarias tornaram-se espaços de compra e lazer – locais de autosserviço, onde podemos adquirir cosméticos, maquiagens e toda sorte de produtos (além de comprarmos medicamentos, claro). O mundo segue em rápida transformação e a prestação de serviços se renova a cada dia, para bem atender as expectativas de consumidores ávidos por viverem novas sensações e serem surpreendidos o tempo todo.

O fechamento de vários setores da economia pelo distanciamento social, transformaria para sempre o mundo como era conhecido até então. O e-commerce passou definitivamente a fazer parte de nossas vidas, assim como os serviços de entrega, os quais se destacaram como os segmentos que mais se beneficiaram da crise e sairiam mais fortalecidos na nova realidade mundial. O mundo volátil e incerto, tornou-se ainda mais complexo e ambíguo…

A intensa adoção de tecnologias viabilizou modelos de negócios que oferecem experiências cada vez mais diferenciadas para os consumidores. A disrupção e a criatividade, tornaram-se molas-mestre para atração e retenção de clientes neste novo ambiente. A mudança, há tempos medo para uns e risco para outros, tornou-se peça fundamental para a construção do sucesso nas instituições vencedoras do pós-crise.

Neste cenário, surge a figura de um novo profissional detentor de habilidades guiadas pela inteligência emocional, flexibilidade cognitiva, criatividade e orientação para servir – todas indispensáveis ao seu bom desempenho na conjuntura pós-pandêmica.

E você? Já estabeleceu seu plano de autodesenvolvimento para seguir nessa nova era? Pense nisso – pois seus clientes esperam cada vez mais de você….

Sucesso sempre!

Adriano Santos

Colunista

Graduado em Comunicação Social pela UGF, pós-graduado em Propaganda e MKT pela ESPM, MBA em Estratégia e Organizações e Mestrado em Sistemas de Gestão pela UFF RJ.27 anos de atuação no mercado da Beleza Profissional, com atuação nos setores de MKT, Vendas, RH e Retail na L´Oréal Brasil e América Latina. Atualmente ocupa a posição de Business Development Manager, na ALFAPARF Milano, sendo responsável pelo Treinamento e Desenvolvimento de equipes comerciais e clientes.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar