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TBT  HM – Manuella Bossa:

modelo de estilo, competência e paixão pela vida

 

Aos 44 anos, Manuella Bossa está pronta para conquistar o mundo. Sua Truss Cosmetics  está presente em 17 países e caminha para chegar em mais 6 até meados do ano que vem. Formada em moda, com pós-graduação em Marketing nos Estados Unidos, gestão empresarial na FGV, além de uma pós em licenciamento de marca, fundou a empresa em 2003 e não parou mais. Onze anos depois, resolveu internacionalizar a marca e mudou-se para os Estados Unidos para lá para acompanhar a nova fase. “Não dá mais para segurar. A Truss está muito promissora para outros países. Não tem mais volta. É investir cada vez mais em estrutura fabril, um passo por vez, mas sempre avante.” A seguir, ela conta um pouco sua história e dá dicas valiosas de como ser uma empreendedora de sucesso.

 

Moda, beleza & Truss

Manuela foi modelo nos anos 80 e consegue ver ali a sementinha do que viria mais tarde. “A carreira de modelo super ajudou. Vários contatos do início de Truss vieram daquela época. Sem falar que o universo da beleza e esse pé na moda que a marca sempre teve, está tudo plugado! Acho que essa experiência, vivência de alguma forma foi transportada para a parte business da Truss”, diz ela.

 

A força da internet

“Nosso modelo de negócio, até hoje, foca no salão de beleza. É nesse público que a gente se inspira e é para ele que tentamos fazer os melhores produtos. Mas alguns itens campeões são vendidos em perfumarias finas de todo o país. Além disso, hoje, no mundo todo, a divisão desses canais é complicada. Estamos vivendo a conexão de todos eles, muito por causa da força da internet. Por mais que não tenhamos loja online da Truss, é difícil controlar a venda dos produtos na rede. Ficou para trás aquela mentalidade que pregava que marca profissional não poder ser vendida fora de salão. As grandes marcas estão em todos os canais: perfumarias, lojas especializadas em beleza e salões. Para o cabeleireiro é bom, porque ele acaba tendo uma linha de revenda forte, indicando o melhor produto e ensinando como usar corretamente.” E o bom é que mesmo quem não tem hábito de ir ao salão pode consumir a Truss, a gente tem muitas clientes que são mais adeptas a cuidados em casa, vai ao salão duas vezes por ano e compra Truss em perfumarias especializadas.

 

Pronta para abraçar o mundo

Nossa tática nos EUA é alcançar não só os cabeleireiros brasileiros como todos os profissionais que trabalham no país. Verdade que os brasileiros nos recebem superbem porque já conhecem os produtos e os que não conhecem se interessam rapidamente. Não à toa deslanchamos no mercado americano. E em julho passamos a focar em outros países ritmo acelerado. Já estamos presentes em 17 (Estados Unidos, Equador, México, Reuno Unidos, Guatemala, El Salvador, Honduras, Ucrânia, Colômbia, Porto Rico, Uruguai, Alemanha, Espanha, Chile, Ilhas Maurício, Kwait, Emirados Árabes), e agora vamos somar mais 6 (Peru, Líbano, Austrália, Coréia do Sul, Vietnã e Filipinas). Temos inclusive lista de espera e não param de chegar e-mails pedindo por mais informações. Temos trabalho agendado até maio do ano que vem para lançamentos. A gente se preocupou em dar um passo de cada vez, para não prejudicar nenhuma entrega. Fizemos ajustes na estrutura fabril para dar conta da demanda. Estava ansiosa para dar esse start. Alguns lançamentos serão só no ano que vem por causa de agenda e documentações. Mas Egito e Grécia, por exemplo, recebem os produtos  em outubro. Embarcamos nesse bloco de expansão. Até maio, o calendário está fechado. Então, aquietamos por dois, três meses, e em julho de 2019, na feira internacional, já abrimos outra carteira a ser trabalhada.

 

Conquista sem erros

O comércio exterior exige muita cautela. Não pode, por exemplo, se afobar e fazer negociações sem saber potencial de estrutura e de atendimento. Mercado internacional é serio e não dá para errar. A gente faz questão de todos serem muito bem atendidos, com suporte de educação. Fomos devagarzinho para ter tempo de treinar toda a equipe.

 

Sucesso = muito trabalho

A grande lição nesse estágio em que estou é que é preciso trabalhar muito. Se ilude alguém que acha que ter sucesso e alcançar seus objetivos é fácil, que basta sonhar que as coisas acontecem. Não! É um caminho árduo. São muitas noites em claro trabalhando. As pessoas perguntam: ‘Você não está cansada?’ Mas o sorriso não sai do meu rosto. Sou apaixonada pelo que eu faço. Quero sempre encerrar projetos que estão caminhando para poder começar novos. E tudo está andando, dentro do programado. É difícil conciliar, mas é isso que sempre quis, viver a adrenalina de construir algo muito legal. E que fizesse bem para mim e para tanta gente envolvida no projeto comigo. Não sinto cansaço. Fico anestesiada pela alegria.

 

Equilíbrio delicado

Tento dar uma equilibrada, mas tem fase que é utopia. Nesse período de muitos eventos no Brasil e nos EUA, estou em falta com tudo da parte pessoal. Não malho, não faço direito nada com os filhos. Não é sempre assim, mas vida de empresário é trabalhar 14, 16 horas por dia — quando está light. O ritmo é esse desde que mudei para cá. Não se trabalha, nunca, menos de 12 horas por dia. Verdade que essa habilidade feminina de fazer muitas coisas ao mesmo tempo ajuda. Como agora: estou dando entrevista e checando mensagens sobre um novo projeto enquanto estou no carro…

 

Mãe & empresária

Nas refeições com os meus filhos [ela é mãe de Lorena, de 11 anos e de Enzo, de 9], ninguém usa o celular. Há anos tenho o hábito de contar tudo o que está acontecendo: dificuldades, conquistas, o que deu certo. Falo para torcer pela mamãe e depois eles perguntam. É um jeito saudável e participativo para ficar por dentro do que esta acontecendo na nossa vida. Assim, eles entendem mais do meu dia a dia, as dificuldades, que às vezes não dá para  obedecer o coração, é preciso ser mais razão, pensar nas consequências, dar tempo ao tempo e decidir daqui a dois, três dias… Falo de sentimentos, de negócios. Eles torcem, ficamos juntos. Também faço o papel de mãe, me preocupo com as coisas de escola, dou ideia para organizar estudos e outras atividades. Mas sem mandar, dou abertura para eles decidirem para irem criando esse raciocínio. Falo para sempre colocar prós e contas no papel. Eles amam! Por exemplo: fazer aula de teatro ou de dança? Eles escrevem, dormem com o papel embaixo do travesseiro e decidem pela manhã!

 

Ter tempo livre é preciso

O que mais gosto de fazer é viajar e comer em bons restaurantes. Também amo cinema. Minha filha está nessa fase de slime e às vezes faço com ela. Quando a Lorena está mexendo com arte, fico de olho, tento participar. Ela puxou este gosto de mim. Tenho planos de montar um ateliê quando der uma desacelerada. Ainda vou ser artista plástica!

 

Vaidosa profissional

Não tenho muita paciência para ir ao salão de beleza ou para procedimentos estéticos, acho tudo muito demorado. Só faço questão de testar todos os produtos em mim. Em ase de desenvolvimento de produtos, costumo lavar o cabelo várias vezes por dia. Não consigo vender nada pelo que não seja apaixonada. E sou vaidosa para roupas, gosto de estar sempre bem arrumada.

 

Dica de ouro para empreender

Não pode ser fraca não! Tem que ter sangue no olho, reclamar menos e executar mais. Não dá para ficar reclamando que é difícil. As coisas não acontecem porque tenho sorte mas porque trabalho duro. E tenho um time que acredita e que se empenha. Tenho amigos empresários reclamando da crise, um muro de lamentações. Mas a pessoa não inova, não tem ideias, só quer pensar na próxima viagem. Gosto de viajar, mas tenho prioridades! Vejo gente que fica horas na academia e perde tempo de fazer coisas importantes pela empresa. Lógico que precisa ter um equilíbrio. Mas foco é tudo. Precisa saber o que quer. Quando você quer empreender precisa saber onde quer chegar e trabalhar minuto a minuto para conquistar aquele objetivo.

 

Matéria Deise Garcia   HM – ED. 17 Outubro 2018

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