Os desafios impostos pela crise econômica ainda são enormes e devem demorar um relative tempo para serem superados. Mas existem algumas ações que podem (e devem!) ser tomadas desde já para minimizar os impactos provocados pela pandemia.
A principal delas é: tenha uma base de clientes fiéis, o que se mostrou determinante para a continuidade das vendas, mesmo nos momentos mais difíceis da Covid-19. Para fidelizar a clientela é necessário conhecê-la em detalhes.
O consultor Eduardo Fonck, especialista em marketing digital, ressalta que o cliente precisa ser ouvido atentamente. “Escutá-lo de forma ativa é mostrar que se importa e que está com atenção foçada em solucionar os problemas apresentados”, afirma Eduardo.
Em segundo lugar, ofereça soluções: a conversa não deve ser pautada na qualidade do produto ou serviço, mas em como estes itens serão úteis para o comprador. Para isso, faça o consumidor se sentir especial. Eduardo Fonck diz que há várias maneiras de alcançar esse objetivo, seja realizando uma surpresa, personalizando a experiência, seja demonstrando o quanto o cliente é importante.
Alinhe esses detalhes com a equipe: todos os colaboradores que têm contato com o público de alguma forma, precisam adotar uma constante cordialidade. Os funcionários devem absorver esse conceito sem afetações, mas sempre de forma natural.
Você sabe por que a Disney é referência em atendimento ao cliente? Não é exagero dizer que os parques em Orlando são mágicos. Durante os passeios, os visitantes se sentem pertencentes àquele universo, já que tudo foi planejado para oferecer a melhor experiência possível.
Utilize o mesmo critério para fidelizar os seus clientes. Pesquisa, atenção, cordialidade e pós-venda. Essas são as regras básicas. Transfira para o seu salão de beleza os preceitos criados por Walt Disney. Eles podem ajudar os empreendedores a adaptar-se de forma assertiva aos momentos de crise.
Matéria de Caio Camargo
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