In Carina Gewerc, Colunistas

Este ano passamos por um momento conturbado trazido por uma pandemia que pegou a todos de surpresa. O mundo inteiro sentiu os impactos do novo coronavírus e um dos segmentos que mais sofreu foi o da beleza.

Salões, barbearias, clínicas de estética, esmalterias… todos os tipos de estabelecimento precisaram fechar as portas e viram longas semanas se passarem. Uma crise que veio sem avisar e fez com que todos ficassem, inicialmente, de mãos atadas.

Entretanto, ainda que em meio a inúmeros protocolos de biossegurança e higiene, estamos vendo os negócios de beleza se reerguerem aos poucos e voltarem às suas atividades. Que bom!! Mais cor, beleza e saúde para o mundo.

A pandemia, por outro lado, trouxe também algo que talvez os gestores não estivessem esperando: a grande necessidade da presença no mundo digital.

Em um momento de crise, estar com o negócio organizado é fundamental, para que você tenha noção sobre quais passos pode dar e quais decisões precisa tomar. Através de uma gestão digital, online e organizada, isso se torna um processo muito menos doloroso e complicado.

Além disso, a comunicação com o cliente foi um fator essencial, já que, na falta dos atendimentos, foi preciso encontrar formas para manter o público por perto. Quem já estava no mundo digital levou vantagem nesse momento, pois pôde se utilizar de e-mails, SMSs, notificações por push e mensagens via WhatsApp que uma ferramenta de gestão online pode oferecer.

E agora, estando em processo de retomada, novamente nos deparamos com a inserção no mundo digital quase que nos puxando para a realidade desse “novo normal”, que obriga os estabelecimentos de beleza a realizarem agendamento prévio para conseguirem atender.

Uma nova realidade exige novas atitudes. Esse é o momento de trazer para o dia a dia automações que facilitem o trabalho e permitam que você possa se dedicar muito mais ao cliente, aos serviços e a segurança de todos os envolvidos, incluindo seus profissionais.

A tecnologia pode ser a “mão na roda” e o “empurrãozinho” que você está precisando para trazer o seu estabelecimento para um patamar muito mais elevado. Que tal considerar as possibilidades e dar uma chance para o novo? Você pode se surpreender!

Agendamento online em estabelecimentos de beleza, veio para ficar? O que mudou? Antes achavam que isso era apenas para o público jovem antenado em tecnologia. Com a situação que estamos vivendo, um processo que levaria alguns anos para acontecer, aconteceu em alguns meses. Compras online dispararam, home office funcionando perfeitamente, treinamentos e cursos sendo ministrados online e com resultados excelentes. Para que preciso ligar para o salão se através de um aplicativo consigo ver serviços, preços, profissionais, promoções, horários disponíveis e ainda marcar a minha hora? Ah! E posso ver, inclusive, quando o salão está fechado.

Não fique para trás e conte com a tecnologia para alçar voos mais altos para o seu negócio de beleza. Mudar velhos hábitos exige um pequeno esforço, mas depois de alguns passos os resultados positivos são evidentes e compensam. Muitos estão enxergando a oportunidade de se reinventarem e saírem muito mais fortes e capacitados da crise. Vamos juntos dar um mergulho no mundo digital?

Carina Gewerc

Colunista

Formada em Tecnologia da Informação pela PUC RJ e Pós Graduada em Gestão da tecnologia e da informação pela FGV RJ. Sócia fundadora do Trinks, aplicativo para localização e agendamento online em estabelecimentos de beleza, e sistema de gestão online para Salões de Beleza, Barbearia, Clinicas de Estetica e SPAs com presença nacional, contando com uma base de mais de 40.000 estabelecimentos e atendendo as maiores redes de beleza do Brasil.

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