In Colunistas, Valéria Vargas

Ao longo da minha carreira nestes 33 anos no setor da beleza, sempre estive rodeada por chefes mulheres inspiradoras no comando das empresas assim que inicie meu trabalho como produtora em 1987. Digo que foi um grande aprendizado, porque homens na liderança são mais racionais na tomada das decisões, porém menos emocionais no tato com o universo feminino. Mundialmente, apenas 50% das mulheres estão representadas na força de trabalho global, comparadas a 76% dos homens presentes nas corporações.

Mas, acredito que este cenário deverá mudar nos próximos anos, pois os altos postos na linha de frente das marcas estão acontecendo em uma outra velocidade. Atualmente, as movimentações das executivas com um background e propósito de  vida estão cada vez mais em alta para assumir vagas que só eram direcionadas para homens.

Dei pulos de alegria quando soube que a marca francesa Estée Lauder, uma das maiores do mercado, anunciou este ano que Jane Lauder assumiria a vaga de Vice-Presidente Executiva da empresa. Além disso, a direção da companhia confirmava a executiva Michelle Freyre, outro nome importante para assumir de vez o comando da marca Clinique, antes exercida por Jane. A notícia foi de grande importância para o setor, pois sabemos que cargos de liderança femininos ainda são muito tímidos.

Lembro que a primeira mulher com quem trabalhei neste segmento foi a maravilhosa Solange Dias, uma das maiores sumidades em cabelos étnicos. Das minhas passagens na indústria nacional de cosméticos, fiz projetos de PR com algumas mulheres importantes para a minha formação. Angela Serino, Anna Chaia, Ana Camargo, Denise Coutinho, Denise Figueiredo, Edna Oshima Mendes, Isabela Massola, Izabel Morsoleto, Neiva Otero, Renata Eduardo, Luciana Villa Nova, Walquíria Acquesta, Karen Cavalcanti somaram muito, além das minhas amigas  e companheiras de baia.

Depois mergulhei de cabeça no universo internacional, tudo por intermédio da minha ex-chefe Barbara Kern, uma das mulheres mais brilhantes e inspiradoras de todos os tempos. Trabalhei por oito anos no PR da marca suíça La Prairie, onde  conheci as formidáveis Jennifer Tuchman e a Maike  Kiessling, além de ter o contato direto com a minha partner in crime, Mirian Torres. Tive a honra de trabalhar também com a empresária Laurice Rahmé, executiva que comanda a marca de luxo de perfumes e cosméticos americana Bond No. 9 aqui no Brasil e nos Hamptons, Nova Iorque onde morei por dois anos. A melhor experiência da vida, gerenciar uma loja e trazer toda a vivencia do PR somado à vendas.

No meio do caminho também encontrei executivas excepcionais. Uma delas foi a PR global de Procter & Gamble Prestige, Elleonora Crocetti-Faiolli,  mas também tive a oportunidade de organizar grandes eventos com a queridíssima Lourdes Mejia da mundial Coty, estreitei laços com a executiva  Carla Prado, período que organizamos juntas todo o reposicionamento de Bepantol para a alemã Bayer. De quebra, teve a presença delicada da francesa Céline Cousteau, com quem trabalhei num projeto sobre oceanos, e no último ano reencontrei Dóris Maute Bobilier, a diretora executiva de Mavala, que esteve no Brasil pela segunda vez para celebrar os 60 anos da marca. Para finalizar, esse contato com um legado de mulheres incríveis com quem aprendi muito, falo sobre a minha amiga Mônica Orcioli, ela acaba de assumir a reitoria de uma grande universidade no Brasil no cargo de liderança voltado para educação.

Valéria Vargas

Colunista

Valéria Vargas – CEO da agência VV4PR Comunicação e Estratégia, apaixonada pelas relações humanas e marcas. Viajante, RP conectada com o mundo e pronta para unir e reunir marcas e pessoas, sempre com olhar atento ao integrar a comunicação o marketing e o cliente nos 360o.

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