Muito fala-se sobre o “novo normal” após a chegada desta pandemia. Muitos acreditam que nada vai mudar, outros acreditam que o mundo vai mudar, sendo mais humanitário, com alteração de valores, entre outros. Segundo a revista Forbes, a COVID-19 está mudando tudo em nossas vidas – embora cada geração seja afetada de maneira diferente, todos serão forçados a se acostumar a um “novo normal”.
Um dos efeitos da pandemia foi antecipar e acelerar novidades que estavam embrionárias, como home office, consultas médicas por vídeos chamadas, lives musicais, entre outros e solidificar hábitos já existentes como o e-commerce.
No âmbito do setor da beleza, a pandemia trouxe a necessidade dos salões se tornarem digitais. Agendamentos, pós venda, mídias sociais e sobretudo banco de dados atualizado. Este último, inclusive, foi o diferencial para os salões que já dispunham de uma base de dados dos seus clientes atualizada, pois conseguiram contatar todos os seus clientes e efetuar os agendamentos prévios. Na Alemanha, por exemplo, alguns salões conseguiram aumentar o seu faturamento em 20%, por conta do agendamento prévio de seus clientes, realizado dias antes da reabertura dos mesmos. Ressalto que o agendamento prévio não é importante apenas para o faturamento do salão de beleza, mas é essencial para a segurança dos clientes. Nos termos do o protocolo de prevenção ao COVID-19, coordenado pelo Sebrae, o qual tive a honra de participar da elaboração, representando a ABSB (Associação Brasileira dos Salões de Beleza), o agendamento prévio é obrigatório.
Note-se que muitos salões já manifestaram que pretendem manter algumas normas do protocolo, mesmo após a pandemia. É recomendado que o seu salão de beleza também o faça, afinal muitos dos seus clientes também o farão. Aprendemos com a pandemia que a higiene é a melhor forma de prevenir eventuais contaminações. Podemos citar o Japão como um país modelo, onde o uso da máscara facial já faz parte do dia a dia da sociedade. A máscara facial é a nova lingerie.
Outro efeito da pandemia provocado pelas gerações Y (nascida entre 1980 e 1994, marcada por pessoas questionadoras, globais, cuja grande maioria vivenciou uma estabilidade econômica e o surgimento da internet) e Z (nascida entre meados da década de 90 e início dos anos 2010,formada por pessoas que não conheceram um mundo sem internet, pessoas que chamamos de “nativos digitais”) é o surgimento da necessidade dos salões de beleza ter um propósito, já que essas duas gerações são fortemente marcadas pelo ativismo. Eles não estão preocupados com marcas ou grifes, mas sim com o que a sua empresa está fazendo para melhorar o mundo. Então eu te pergunto: qual é o impacto do seu salão na sociedade?
Bem-vindo ao “novo normal”.
Coluna de Richard Klevenhusen para HM 27