BEAUTYTALENTHUNTER Coluna de Tom Costa)
Ela é avessa a regras e padrões estabelecidos. Deve ser por isso que, em um mercado dominado majoritariamente por homens, Bel Ximenes se destaca entre os principais profissionais de beleza do Brasil.
Mulher, independente e protagonista, ela se tornou um ícone desejado pelas It Girls e Fashionistas paulistanas. Seu trabalho autoral ganha destaque por ser uma versão cosmopolita, arrojada e inovadora do look com mechas que faz a cabeça das clientes dos grandes salões. Garanto que você vai adorar aprender com essa história de sucesso.
Quando você descobriu seu talento?
Não descobri, ele aconteceu. Aos 21 anos me formei em nutrição e não me identificava com a profissão. Uma amiga me disse que na sua faculdade tinha curso de visagismo e terapia capilar e, como ela sabia que eu gostava de arrumar o meu cabelo e das amigas, sugeriu que eu o fizesse. E eu fui sem imaginar que mais tarde se tornaria minha profissão.
Como foi seu início de carreira?
Durante o curso de visagismo e terapia capilar, um dos professores enxergou meu talento e me indicou para um salão de um amigo dele. Entrei como assistente – sabia fazer escova no meu cabelo e das minhas amigas. Aprendi tudo nos 3 anos e meio que trabalhei lá. Descobri que eu tinha facilidade de lidar com as mulheres, interpretar seus desejos, ouvir suas histórias.
Quem são suas clientes?
De uma maneira geral, jovens antenadas e que gostam de criar e não copiar um look pré-estabelecido.
Hoje você ministrar cursos pelo Brasil. Como começou seu trabalho com educação?
Eu comecei na educação por meio das marcas. No primeiro salão que trabalhei descobri que poderia fazer cursos nas academias das marcas. Eu sabia que com aquele conhecimento, poderia ter as ferramentas certas para o que eu imaginava. Conviver com outros profissionais nos cursos me deu uma outra visão do mercado de beleza. Comecei a me interessar por educação, ver os educadores ministrando me inspirava e motivava para desenvolver algo parecido no futuro. Nunca imaginei que trabalharia com educação.
A relação com as marcas lhe rendeu frutos, você é embaixadora da Wella. Como é esta experiência?
Nunca havia passado pela minha cabeça ser embaixadora de uma marca. Eu adorava os cursos e o trabalho de educação me ilustrava algo que gostaria de fazer. Como embaixadora, o mais importante para mim é ser porta-voz de uma marca que eu uso, gosto e recomendo, agir como advogada dos produtos e propagadora da marca no mercado.
Qual sua receita e conseguir a visibilidade que você alcançou?
Investir na rede social, estar à frente do seu tempo, produzir mais e melhor, levar a internet como um segundo trabalho. A rede social é uma extensão do que você faz, não importam apenas o número de seguidores e o de likes. Na nossa profissão o instagram tem que trazer cliente para cadeira e profissionais para os cursos. Não somos blogueiras, somos profissionais de beleza influenciando o mercado, as clientes e as marcas.
Qual experiência profissional que mais lhe impactou?
Há 1 ano e meio, percebi que minhas escolhas deram os resultados que eu esperava, tudo que eu realizei deu certo. Tenho clientes na cadeira, alunos para os cursos. Ser reconhecida por isso me fez perceber que a minha experiência profissional impacta a vida das pessoas e consequentemente realizou a minha.
Raio X da Bel
Produto do momento: sou apaixonada por textura, corpo e maleabilidade. para isso amo os sprays.
Evento profissional marcante: o Encontro Win onde fui anunciada como embaixadora.
Inspiração para criar: as pessoas reais. Meu ritual de inspiração é andar ou me sentar em um café em São Paulo e observar as pessoas.
Sonho para o mercado de beleza: que a nossa profissão seja regularizada corretamente com código de atuação, formação obrigatória e regulamentada.
Local que gostaria de trabalhar: tive a oportunidade de trabalhar em Los Angeles (EUA), é um lugar que reflete meu estilo de trabalho e vida.
Profissionais que admira: Mark Zuchenberg, criador do facebook. Na nossa profissão, Vidal Sassoon é minha grande inspiração. Ele não criou apenas o corte de cabelo, revolucionou a profissão criando um padrão de trabalho e uma estratégia de educação que é eficaz até hoje.
Salão atual: atuo há 3 anos no salão 1838, em São Paulo (SP). E passei 4 anos no Creative Salon, também em São Paulo (SP).
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