Querido leitor da HM,
Durante esses últimos meses falamos muito sobre resiliência, empatia, agilidade, como lidar com a incerteza e gerenciar complexidade. Porém uma das maiores reflexões e aprendizados é sobre compreender a importância e a força das relações humanas para o futuro.
Historicamente que o mercado de beleza profissional sempre foi pautado pela proximidade, emoção e relacionamento. Um dos fatores é que no Brasil o cabeleireiro é mais que um artista, muitas vezes um confidente, psicólogo e amigo da sua cliente. Outro fator é que o serviço oferecido exige contato próximo, sinergia e identificação. Mas será que mesmo com todo esse contexto histórico sabemos como construir essas relações no nosso dia a dia?
Atuando há mais de 10 anos nesse mercado como comunicadora durante todos esses meses pratiquei a escuta ativa diariamente. Ao escutar o outro, o cliente, o cabeleireiro, a consumidora, o colaborador, o parceiro…passei a enxergar situações sob um ponto de vista diferente. Percebo que é fundamental ter sensibilidade de perceber o que outro quer. Assim, encontramos melhores soluções, reforçamos parcerias e criamos vínculos emocionais mais fortes. Ou seja, tornamos a relação com o outro mais sincera e sólida.
Nos momentos em que estamos mais vulneráveis, sensíveis e com uma sobrecarga de informação é imprescindível encontrar a forma correta de se comunicar. O que, como, quando e com quem falar ganham peso nos dias atuais. Acertar o tom, passar sinceridade na escolha das palavras e acima de tudo encontrar momento ideal para se posicionar nos faz criar conexões ainda mais fortes. É você saindo da sua zona de conforto para se colocar no lugar do outro. É pensar mais na mensagem e no receptor do que no emissor.
Aproveitei essa incrível oportunidade para trazer uma reflexão sobre formas de fortalecer nossas conexões através da minha experiência nesses últimos meses. Espero que gostem e desejo a todos vocês relações cada vez mais fortes com nossos profissionais, consumidoras, parceiros de negócios…Estamos juntos.
Fabiola Duarte
Colunista
Fabiola Duarte
Formada em jornalismo pós graduada em marketing e especialização em marketing digital atuo há mais 12 anos em comunicação estratégica e gerenciamento de crise. Apaixonada pela família e esportes.