em Colunistas, Telma dos Santos

Há beleza no fim do túnel. Isso mesmo, a pandemia fez os consumidores valorizarem o profissional da beleza.

Após meses cuidando sozinhas dos cabelos num total improviso, o conhecimento técnico do especialista está em alta: seja para atender no salão ou dando ensinamento online.  A experiência deste ano, já nos permite nos organizar para 2021 para um melhor atendimento, e nos ensina a ter uma visão financeira estratégica, de sermos mais profissionais do que nunca nos diferentes patamares que nossa profissão exige.

A outra valorização foi de nossos produtos. Sim! Os nacionais, com princípios ativos brasileiríssimos.  A indústria precisa trabalhar com os profissionais da beleza para pensar em linhas de tratamento para salão com opções de manutenção em casa que vão além do shampoo e condicionador. Isso, por exemplo, a Raiz Latina já faz e pretendemos intensificar esse processo para o novo ano. Temos uma visão de que o Brasil pode ser uma potência mundial com a produção de matérias primas nacionais, não dependendo tantos de produtos importados.

A pandemia trouxe a valorização da pesquisa. Os cidadãos passaram a entender como isso é importante. Chegou a vez da indústria da beleza investir ainda mais em inovação e de compartilhar este trabalho de laboratório para os consumidores. Eles querem evidências, embasamentos, experimentações para desenvolver o ato da compra. A pandemia nos ensinou a não deixar as coisas passarem sem ser faladas ou mostradas. Uniu nossas forças, mostrou que estamos juntos e podemos crescer e desenvolver este país com a nossa profissão.

Tem ainda a valorização da consciência política, somos cobrados o tempo todo pelo sistema e devemos exigir mudanças políticas para o nosso país, com menos burocracia que nos permita um crescimento nos negócios e nas experiências profissionais. Nosso país possui grande profissionais da beleza que são reconhecidos até internacionalmente, e que podem contribuir ainda mais para a economia do país, com abertura de novos negócios e geração de empregos.

E por fim, a valorização da oportunidade. Que oportunidade 2021 oferecerá?  A primeira resposta é sair da zona de conforto.

Aqui na Raiz Latina vemos oportunidades de crescimento a todo tempo. Estamos nos organizando para 2021, validando sistema de TI para controle de escalas, de produção, de distribuição. Estamos nos organizando para o ano novo que está cheio de boas perspectivas.

E o mercado da beleza tem tudo a ver com este momento. As pessoas querem bem-estar, conforto, cuidado, facilidades. E nós, os profissionais da beleza entendemos e proporcionamos estes desejos.

Telma dos Santos

Colunista

Telma dos Santos

CEO da Raiz Latina Empresa de cosmética capilar e Educadora de Beleza e Empreendedorismo.

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