em Notícias

A temporada de eventos foi 100% deles, e não é à toa: esse penteado é chique, sofisticado e dá um ar de glamour imediato ao look. E os beauty artists antenados já estão de olho em tudo, por isso, fomos ouvir das melhores fontes como encantar na hora do penteado

 Karina Hollo @karinahollo

Se cada época tem o seu penteado emblemático, o dessa temporada é o coque, seja ele liso e esticado, puxado, puxado ou gelificado, amarrado, amarrado ou esculpido atrás da cabeça. Tem coque para todo mundo. Divididos ao centro, na lateral, sem divisão… De casamentos (como o de Sofia Richie), a passarelas, tomando as ruas também. O coque está em todas, incluindo tapete vermelho e reunião do Zoom.

O coque é um estilo quase tão antigo quanto o próprio cabelo. O visual era popular entre as mulheres gregas antigas, que copiavam representações dos estilos usados ​​por suas deusas: Ártemis, a arqueira, usava o coque apertado e na nuca; Afrodite amarrou o dela na coroa. Entretanto, na China, o penteado tinha fortes associações com a idade adulta e a elegibilidade para o casamento, sendo o fim da infância de uma jovem marcado por uma cerimônia de prender o cabelo. A longa história do coque confere ao estilo uma universalidade enorme. O estilo ainda é obrigatório para bailarinas de ponta em ensaios, quando os professores precisam de visão desobstruída dos braços, pescoço e ombros. Nos anos 1940 e 1950, a cantora de jazz Billie Holiday usava os cabelos presos com coques baixos e topete de rolinho. Para fixar os fios, na época, era usada, imagine, cerveja. E desde então, são sinônimos de visual bem arrumado. Não por acaso ele aparece em 10 de 10 tapetes vermelhos (se não uma, várias vezes), vai de eventos sociais a informais com a mesma desenvoltura. “O coque é atemporal, mas como tudo na moda sempre traz uma estética que o torna atual. Ora mais polido, ora mais desalinhado…”, analisa diz Jô Nascimento, cabeleireira embaixadora de L’Oréal Professionnel. O look é mesmo querido pelas fashion girls como as fãs de Hailey Bieber. Foi inclusive eleito pelas influencers como o look indefectível se a ideia é parecer chique, polida e dar destaque para maquiagem e joias ou acessórios. “O coque é sempre uma opção para completar um look de festa, seja a ocasião formal ou informal”, concorda Alison Alvarez, hairstylist do ROM.Concept e artista de L’Oréal Professionnel. “Os coques românticos e descontraídos são desejo de consumo de amantes de eventos sociais em geral, podendo ser na nuca com ar romântico ou no topo, para um estilo altivo”, acrescenta Paulo Persil, mago das noivas, influenciador digital e mentor de profissionais da beleza, além de Head de Criação de Cless Cosméticos.

How to

O coque não é necessariamente confortável de usar, porque é tenso por natureza. Primeiro é recomendado alisar o cabelo com um produto sem enxágue de textura cremosa, em vez de uma gelatina, sendo que esta última tem maior probabilidade de formar crosta ou lascar. Persil considera esse um penteado de fácil execução por um profissional e aceitação da cliente. “Modeladores, secadores, escovas e cosméticos finalizadores de uso profissional são feitos para acelerar processos, mas saber utilizar corretamente é fundamental para um resultado perfeito e que agrade.” A verdade é que para fazer um coque nota 10, algumas ferramentas e produtos são necessários. “Secador, escova e chapinha são as ferramentas mais usadas, e claro uma escova de cerdas naturais específica para penteado. Já no quesito produtos, gosto muito de pomadas e spray fixadores, muitas vezes usados em conjunto”, conta Alison. “Eu acho essencial uma boa escova de pentear (com cerdas mais fechadas), um elástico, grampos e um bom produto de fixação amo o Beach Waves de L’Oréal”, acrescenta Jô.

Muitos tipos, para todos os gostos

Superpuxado, desfeito, alto, baixo… dá para ter um preferido ou um para cada ocasião. “Coques mais alinhados na altura da nuca são clássicos e ficam perfeitos para ocasiões mais formais. Para eventos mais descontraídos, ele aparece não tão polido, com fios soltos meio que por acaso. Coques altos tendem a rejuvenescer já coques baixos dão mais seriedade ao look”, traduz Jô. “Os super puxados e polidos foram e ainda são os mais pedidos das últimas temporadas. Eles garantem uma imagem limpa, sofisticada, sexy e moderna ao look. Mas nessa última temporada já conseguimos notar o retorno dos coques com textura messy (desfeito), que tem um ar mais despojado, sendo uma boa pedida para compor um look despretensioso, ou para quebrar a formalidade de um vestido mais clássico”, sugere Alison. Ele diz que coques mais altos costumam imprimir um ar mais arrojado e sexy. “Já os baixos são escolhas perfeitas para produções mais clássicas e até românticas.”

Note que cabelo com pouco ou quase nenhum volume está em alta nessa temporada. “No entanto, a série de época Bridgerton, hit da Netflix, inspira as mulheres a revisitar estilos românticos e estruturados com um leve volume aparente. Vivemos uma democracia nos penteados, todos os estilos podem e devem ser utilizados quando desejados, sem compromisso com eventos específicos. O que vale mesmo é tirar proveito das possibilidades”, diz Persil.

Textura lisérrima

Como conseguir a textura superliga que faz sucesso? “Recomendo começar fazendo uma escova lisa e depois aplicar uma pomada. Se for necessário, passe a chapinha para o polimento total dos fios. A escova de pentear arremata o polimento dos fios e para um efeito de longa duração finalizamos com spray fixador”, ensina Alison.

Persil sugere ceras, pomadas e spray, os finalizadores mais utilizados pelos profissionais para todos os tipos de penteados. “O alinhamento fica por conta da pressão durante a execução, quanto mais pentear ajustando melhor.

Só não podemos esquecer que é a preparação a responsável pelo ajuste das mechas.”

Jô gosta muito das pomadas à base de água, como Piable Paste, de Redken para montar. “E um bom spray de fixação para finalizar.”

Para crespas e cacheadas

“Nesse caso, prefiro não descaracterizar os cachos e usar da sua flexibilidade para montar o coque não importa se baixo ou alto. Posso até escolher uma frente bem alinhada (daí uso gel). Mas para o coque, deixo em evidência os cachos”, diz Jô. Sim, os coques podem ser feitos usando a textura natural dos fios. “Nesse caso, o cabelo deve ser secado natural antes de prender”, fala Alison. Nos crespos e cacheados o mais importante mesmo é o acabamento natural. “Para isso, o ideal é higienizar os fios com produtos específicos para esse tipo de cabelo. Baby hair e raiz alinhada criam o visual perfeito, já as pontas devem ser finalizadas com modelador 15 mm para definir os cachos. Ter a mente livre para criar looks poderosos é fundamental, afinal as possibilidades são infinitas de conseguir surpreender a cliente.”

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar