Caros leitores, como de costume, quero aproveitar este espaço e oportunidade para levá-los a reflexões e provocações (em um bom sentido), a fim de conhecerem mais a si mesmos, gerarem insights e ações em prol do seu desenvolvimento. Com a proximidade do final do ano e o “calor” que esta época provoca em todos nós, decidi falar sobre um tema tão perseguido pela maioria dos seres humanos: a PROSPERIDADE.
Se algo te incomodou em minha última frase, em que afirmo que a prosperidade é um tema muito perseguido pelos seres humanos, já te convido a uma auto reflexão para entender o porquê do desconforto. Já você que não faz parte deste primeiro grupo, e em vez de incomodar-se concordou com a minha afirmação, faça uma auto reflexão do que tem feito para conquistar a prosperidade?
Independente da sua primeira sensação, quero convidá-los a entenderem mais sobre este tema, começando pelo significado de prosperidade.
Muitas pessoas confundem ou limitam a prosperidade baseando-se apenas no “ter”, especialmente quanto a ter bens e dinheiro. Muitos podem afirmar que ser próspero é ser rico, mas… rico de que? Existem diferentes tipos de riquezas, o dinheiro é apenas uma delas. A prosperidade é ainda mais ampla, está ligada à riqueza de bens materiais, à riqueza de saúde, de conhecimento, de relacionamentos, de pensamentos, de identidade, de pertencimento, de propósito e de legado.
Ainda mais do que riquezas, prosperidade tem a ver com obter o que se deseja alcançar, tem a ver com estado de espírito, com esperança e com estabilidade emocional. Tem a ver com o entendimento e a prática da lei universal do “dar e receber”, ou com a “lei da semeadura”, como preferir.
Trazendo a reflexão para o lado prático, a prosperidade está ligada as suas ações: o que tem declarado para a sua vida e para a vida dos outros, o que tem traçado como objetivo para sua vida, o que tem feito na direção das suas metas, e o quanto e tem sido grato.
Se não o fez ainda, o que acha de aplicarem em suas vidas neste novo ano, o verdadeiro sentido da palavra prosperidade? Com base nesta reflexão, separei algumas perguntas chave para responderem, e tomarem algumas ações neste novo ano que esperamos ser repleto de soluções e boas notícias!
10 REFLEXÕES QUE PODEM VIRAR AÇÕES PARA UM 2021 PRÓSPERO
1-O que significa prosperidade para você?
2 – O que busca de todo o seu coração e deseja realizar em 2021?
3- Seus objetivos dependem 100% de você? Da sua ação? (caso não, reflita se vale a pena deixar o que busca, sua prosperidade, sob a decisão do outro. E volte para reflexão 2?)
4 – Quais características você possui que irão te ajudar a alcançar seus objetivos?
5- O que tem afirmado para a sua vida quanto a estes objetivos? Tem declarado palavras positivas neste sentido, sente-se seguro(a) que pode alcançar a prosperidade?
6- Já realizou um planejamento para alcançar o que deseja?
7- Já listou as ações que precisará implementar para realizar o seu plano?
8- Já avaliou o que pode dar errado, possíveis barreiras e como irá contorná-las?
9- O quanto e o que você pode fazer a mais para atingis seus objetivos em 2021?
10- O quanto tem praticado a gratidão? O que pode fazer para melhorar?
Desejo profundamente que esta breve reflexão possa tornar-se ação em suas vidas, e que todos tenham um PRÓSPERO 2021, no sentido total da palavra!
Debora Venturini
Colunista
Debora Venturini é Coach e Analista Comportamental, Pedagoga, com MBA em Gestão de RH. Há 18 anos na área da beleza servindo e desenvolvendo pessoas, atualmente é Gerente Nacional de Educação da Wella Company, e realiza atendimento como Coach de Carreira e Analista Comportamental para profissionais da área da beleza.
Instagram: @deboraventurini.coach
E-mail: venturinicosenza@gmail.com