O que acontece quando uma empresa com uma invejável expertise de quem atua no mercado estético (com muito sucesso!) há anos, e entende absolutamente tudo de cuidados com a pele, resolve expandir e entrar (pela porta da frente) na área de maquiagem? A resposta é simples: produtos que já nascem campeões de bilheteria por sua qualidade e entrega de resultados. Entenda este caminho vitorioso percorrido pela Bioage (@bioageoficial) pelas palavras de sua gerente de marketing Maíra Raggio, em entrevista exclusiva para a HM
HM E a Bioage entra de vez na maquiagem. Era sonho antigo ou senso de oportunidade nestes tempos?
MAÍRA RAGGIO A BIOAGE tem como missão entregar os melhores produtos para que profissionais da área de beleza e saúde da pele consigam cuidar de seus clientes, destacando a real beleza de cada um. Há alguns anos sentíamos a necessidade de complementar nossa linha com itens que fossem além da fotoproteção com tratamento, nossa principal linha de dermocosméticos. Sabemos que os cuidados com a pele devem ser diários para mantê-la saudável e evitar o envelhecimento precoce. Estudando a rotina de nosso público, percebemos que eles acabavam procurando outras marcas para conseguir uma cobertura mais potente, que uniformizasse a pele, uma base mesmo. E usar uma maquiagem que não tem ativos ou formulação específica focada no tratamento não estava ajudando no processo de cuidado com a pele, e sim, algumas vezes até atrapalhando o resultado de um tratamento antiacne, piorando a oleosidade, entre outros malefícios. Então levamos mais de 1 ano pesquisando fórmulas, texturas e conseguimos chegar em 2 produtos com função de Base que têm ação Anti-Aging, Fotoproteção completa e ainda blindam a pele dos resíduos da poluição.
Como o conhecimento da pele (que sem dúvidas vocês têm) ajudou na criação da linha de maquiagem?
Nosso foco reside na saúde e a beleza da pele. Para essas duas bases que lançamos, desenvolvemos tecnologias exclusivas que tratam ao mesmo tempo, que deixam a pele uniforme, protegida e, claro, linda! A Base Stick FPS 60 por exemplo, tem Vitamina D-like na composição, que ajuda a proteger a atividade imunoprotetora da pele, tornando-a mais resistente a irritações, alergia e sensibilizações. Quem tem pele sensível ou com rosácea por exemplo, indicamos usar como maquiagem. Porém também é indicada para todos os tipos de pele, porque sua Tecnologia Bio-Multiproteção Dia e Noite atua combatendo radicais livres por 24 horas, ou seja, você está protegendo a pele ao mesmo tempo em que está combatendo o envelhecimento, além de ter proteção contra os raios UVA/VB e proteção digital contra as radiações emitidas pelos aparelhos eletrônicos como celular, lâmpadas etc. A mesma coisa com a Base Líquida UD FPS 60; a diferença entre elas é a textura e a cobertura, pois a Base Líquida UD tem alta capacidade de uniformização, cobrindo e disfarçando instantaneamente qualquer tipo de marca, como melasmas, acne, pequenas cicatrizes.
Vocês já tinham produtos multifuncionais, como o pó compacto que protege, cuida e colore a pele. Era um ensaio para a maquiagem propriamente dita?
O Pó Compacto FPS 30 foi realmente o primeiro produto que lançamos com a intenção de unir maquiagem e tratamento. O lançamento foi um sucesso; nosso produto foi carinhosamente apelidado pelos clientes de “Pó de Selfie” pois ele tira todo o brilho da pele, matifica e a deixa protegida e perfeita para tirar aquela selfie que todos estão acostumados hoje em dia. Jornalistas, atores ou quem precisa estar em frente às câmeras adoram o produto por conta destas características. O uso no dia a dia também é perfeito, pois repõe a fotoproteção e tira aquele brilho que costuma incomodar quem tem pele oleosa, principalmente.
Como vocês se prepararam para falar com os consumidores finais e com profissionais (aqui, no caso, maquiadores)?
Para o lançamento oficial convidamos o Beauty Expert Fernando Torquatto. Ele desenvolveu conosco um passo a passo de uso da nossa linha de produtos, de forma que servisse para que outros profissionais do segmento de beleza. Esteticistas, por exemplo, aprenderam a finalizar seus atendimentos faciais com esse protocolo, deixando a cliente sair da clínica/sessão com a pele perfeitamente tratada, protegida e impecável. Esse protocolo chama FotoExpert Make Up e combina o uso de produtos como Água Termal, Serum facial, as Bases e o Pó Compacto FPS 30. Desta forma, os profissionais oferecem esse diferencial nos seus tratamentos e apresentam ao cliente final, que sai encantado com a pele perfeita.
Como será o sistema de vendas, já que maquiagem tem seus próprios desafios para venda e exposição?
Sim, esse é um grande desafio! Vendemos no nosso site (bioage.com.br) e procuramos mostrar fotos de cada textura com a tonalidade de pele coerente com a cor do produto, a fim de ajudar na decisão de compra. Eles também são vendidos nas nossas 50 franquias, espalhadas por todo o Brasil, com provadores de cor nos showrooms de atendimento profissional. O cliente pode ir até esse Ponto de Venda (PDV) e experimentar, sentir o sensorial, escolher a cor e a textura que mais lhe agrada, que seja ideal.
Como os produtos foram pensados e criados? Com quantos podemos contar atualmente?
Nossa preocupação foi que as bases tivessem um sensorial extremamente agradável, que não deixassem a pele oleosa e ainda tivessem tratamento agregado. Além de fáceis de aplicar, queríamos uma pele matificada. Foram feitos diversos estudos e formulações. Nossa equipe de P&D realizou inúmeros testes internos e com voluntários para chegar na fórmula perfeita, que entregasse todos esses benefícios. Hoje, a linha conta com 7 cores para a Base Líquida UD FPS 60, 6 cores para a Base Stick FPS 60 e 5 cores para o Pó Compacto FPS 30.
Maquiagem é um terreno de muita concorrência. Quais os diferenciais de vocês para crescerem, aparecerem e se firmarem neste segmento?
Contamos com os profissionais da área de saúde e beleza da pele para ofertar estes produtos aos seus clientes. Nosso intuito não é estarmos em farmácias ou no grande varejo, pois nossos produtos têm muita tecnologia envolvida e isso os diferencia das maquiagens tradicionais, fazendo parte de um outro mercado, o estético. Profissionais de maquiagem que estão preocupados com os cuidados com a pele e não somente com a beleza momentânea que a maquiagem tradicional proporciona, precisam conhecer nossas bases para assim poderem embelezar e cuidar da saúde cutânea do seu público, ao mesmo tempo. Nossas redes sociais @bioageoficial e alguns influenciadores parceiros nos ajudam na divulgação, e toda a linha pode ser adquirida através do nosso site bioage.com.br ou através do televendas e showroom de nossas franquias
Quais lições da estética foram úteis para a entrada oficial na maquiagem?
A eterna preocupação não só com a beleza da pele, e sim com a saúde dela. É isso que a estética busca, uma beleza saudável e é através dessa máxima que trabalhamos no desenvolvimento de toda nossa linha de dermocosméticos. Não basta embelezar, tem que cuidar da pele. Pois é através dos pequenos gestos, rotinas e produtos usados diariamente, que vamos garantir a beleza hoje, amanhã e daqui 10, 20 ou 30 anos! A cosmetologia é a base para o desenvolvimento de produtos eficazes e que entregam resultados.
Qual produto promete ser o queridinho? Por quê?
O Pó de Selfie, nosso Pó Compacto FPS 30, já um dos queridinhos! Muito prático de aplicar, a clientela usa em casa para finalizar a maquiagem. E o carregam no necessaire dentro da bolsa, para reaplicar a fotoproteção ao longo do dia e matificar a pele. Já a Base Stick FPS 60, por ser à prova d’água também é a queridinha para usar durante esportes ou na praia, deixando a pele totalmente protegida e linda.
Como vocês conseguiram se manter vivos, atuantes e ainda abrindo novos caminhos com novos produtos em um ano como 2020?
A BIOAGE está sempre se reinventando. Independentemente da pandemia, que pegou todos de surpresa, nós sempre estamos inovando em produtos e soluções que ajudem nossos clientes. A grande maioria da equipe é jovem, antenada, focada na área digital e isso ajudou muito durante estes últimos meses. Claro que fomos afetados nas vendas logo no começo, e no momento mais crucial paramos de nos comunicar comercialmente com nossos clientes e passamos a fortalecer nosso vínculo através de conhecimento compartilhado, lives, workshops digitais… demos todo apoio necessário para que eles sentissem que havia uma empresa preocupada com a realidade do país e a de cada um deles. O mercado estético precisou se unir e realizamos inúmeros projetos online que demos o nome de ‘Movimento Sempre Juntos’. E assim, nossos clientes viram que, mais do que nunca, podiam confiar na marca e estamos saindo dessa mais fortes, prontos para retomar o ritmo de lançamentos previstos. Outro fato interessante: durante a pandemia nosso crescimento em vendas foi na linha home care, pois os profissionais passaram a indicar ainda mais os nossos produtos aos clientes finais. Temos um aplicativo (APP BIOAGE) que traz uma facilidade tecnológica: o profissional indica produtos de uso home care aos seus clientes pelo celular; o cliente compra através de um link que recebe pelo whatsapp com o carrinho montado com os itens indicados; ele paga pelos produtos dentro do site da BIOAGE e o profissional recebe o lucro pela venda. O franqueado mais próximo recebe o pedido e entrega no endereço do cliente. Tudo rápido, prático e lucrativo. As vendas realizadas dessa forma cresceram muito durante esse período!
O que podemos esperar da Bioage em 2021?
Mais e mais lançamentos incríveis! E com muita força nas redes sociais, para estarmos sempre junto do nosso público, fazendo a família azul crescer, sempre.
BIOAGE Skincare Solutions
Desde 2001, a marca desenvolve dermocosméticos de uso profissional e home care, atuando em todos os Estados brasileiros por meio de mais de 50 franquias nacionais e mais de 10 distribuidores internacionais espalhados pelo mundo. Entre suas principais linhas, destacam-se produtos para tratamentos faciais com Vitamina C, fotoprotetores com ação anti-aging, produtos antiacne, clareadores e para limpeza de pele.
“Não basta embelezar, tem que cuidar da pele, pois é através dos pequenos gestos, rotinas e produtos usados diariamente, que vamos garantir a beleza hoje, amanhã e daqui 10, 20 ou 30 anos! A cosmetologia é a base para o desenvolvimento de produtos eficazes e que entregam resultados”
Quem é a nossa entrevistada:
Maíra Raggio, Gerente de Marketing da BIOAGE, atua há 15 anos na área de marketing de grandes empresas no segmento de cosméticos e dermocosméticos, como L’Occitane e ADCOS. Há 6 anos está à frente do Marketing da BIOAGE.
Matéria de Deise Garcia para HM 28