E se você, artista, dono ou gestor de salão nunca ouviu falar, está atrasadíssimo na fila de entrada do new business. Sim, porque a proposta desta empresa, primeira rede agregadora de salões de beleza do mundo, é somar, agregar ao salão parceiro, preservando a sua essência e contribuindo para solucionar suas dores e acelerar seu crescimento. Em outras palavras, a gal, pode ser o canal de sobrevivência do seu negócio. Quer saber como e o que isso significa? Carolina Mendes, CEO, contou tudo para a HM EM REVISTA. Leia JÁ!
Deise Garcia (@deisegarcia)
HM Em um mercado que oferece sistema de franquias e de licenciamento de marca, qual a função de uma “rede agregadora de salões”?
Carolina Mendes O segmento de salões de beleza no Brasil é extremamente fragmentado, hoje as franquias e as grandes redes somam apenas 3% do mercado. Temos 7 mil salões abertos a cada mês, sendo que 20% destes fecham em menos de 2 anos. A minha missão é mudar esse cenário por meio da gal, e alavancar os salões até o seu potencial, quase sempre sub explorado. A gal, é a primeira rede agregadora de salões de beleza do mundo e isso quer dizer que nós acrescentamos, somamos e agregamos ao salão parceiro, preservando a sua essência e contribuindo para solucionar suas dores e acelerar seu crescimento. Além da transformação física do espaço, nós apoiamos os salões nas frentes de marketing, tecnologia, dados, financeiro, jurídico, gestão de pessoas, parcerias e operações, tudo isso com um acompanhamento próximo e diário dos nossos especialistas em diversas áreas, além do suporte de um centro técnico e um salão de laboratório. Essa parceria, que é construída de uma maneira pensada para que o salão não deixe de ter a própria identidade, aproveitando toda a sua estrutura já existente, também conta com uma obsessão na capacitação e no desenvolvimento de profissionais da beleza, que são apoiados e reconhecidos por nós, para que, consequentemente, entreguem o seu melhor todos os dias. Outro ponto importante do nosso negócio é conseguir promover uma experiência incrível ao cliente, o que acaba sendo uma consequência de todas as iniciativas da rede em garantir padronização de atendimento, rotinas específicas da gal, para manicure e cabelo, melhores marcas, acesso às últimas técnicas e profissionais extremamente capacitados. No modelo de agregação da gal, desenvolvemos e garantimos o protagonismo de todos os elos essenciais para que o mercado seja desenvolvido e elevado ao seu potencial máximo, sendo eles os profissionais, os proprietários e também as clientes.
HM Como nasceu a ideia/conceito deste modelo de negócio?
Durante a minha graduação no Insper, em meados de 2017, tive os primeiros contatos com o universo das startups, enquanto exercia a função de presidente da In Finance, empresa júnior da faculdade voltada para o mercado financeiro, me encantei com esse mundo cheio de oportunidades para transformar mercados por meio da tecnologia, que também demanda muito propósito e dedicação dos empreendedores.
Assim, comecei a minha busca por desenvolver uma solução para um público que, antes de mais nada, eu teria o maior nível de paixão e empatia para lutar. Foi assim que decidi me aprofundar no mercado de cuidados para mulher, desenvolvendo uma solução de agendamento que englobava um mix de serviços, que iam desde o ginecologista até o salão de beleza. Nos primeiros passos dessa ideia acabei descobrindo, por meio de uma análise de comportamento do consumo, que a recorrência mensal das mulheres nos salões de beleza é, em média, de 2 vezes. Nesse ponto ficou claro para mim que as minhas pesquisas deveriam focar nesses estabelecimentos e foi aí que decidi fazer entrevista com 100 salões.
Em uma dessas entrevistas acabei descobrindo uma grande oportunidade nos salões, que é a bitributação e o passivo trabalhista, que foi uma história que voltou a se repetir nas entrevistas seguintes. Desse problema surgiu a LaPag, minha primeira empresa, que oferece um sistema gratuito de gestão integrado com uma solução de pagamentos, que já faz o split de comissões automático e soluciona o recorrente problema dos salões de beleza. Com o sistema LaPag rodando e a nossa atuação sempre sendo bem próxima aos salões, percebi uma oportunidade de desenvolvimento do varejo com acompanhamento e padronização de serviços dentro do ambiente de salão de beleza, para impulsionar esses negócios e, consequentemente, transformar todo o mercado, junto com os demais empreendedores e profissionais da beleza. E então a gal, nasceu meses antes da pandemia, no fim de 2020, e se estabeleceu em setembro deste ano como a maior rede de salões de beleza do estado de São Paulo, reforçando o modelo de negócio ganha-ganha para que os negócios consigam prosperar mesmo em momentos tão delicados quanto o que estamos passando.
HM Neste momento difícil do setor, com salões fortemente atingidos pela crise da Covid-19, como a gal, pode impulsionar o negócio da beleza profissional?
A gal, tem cumprido papel estratégico para que os salões se preparem adequadamente para receber uma demanda flutuante do mercado de beleza, que vem principalmente das clientes que viram os salões que estavam acostumadas a frequentar fecharem as portas em meio à pandemia. O diferencial competitivo do serviço de qualidade com processos padronizados, junto com os preços atrativos, fez com que os salões da rede gal, conseguissem, mesmo em meio à pandemia, se destacar, num momento crucial para o mercado de beleza, a hora de se reinventar. Esses resultados confirmam o quanto a ação de uma rede é importante no mercado da beleza, porque só assim conseguiremos garantir investimentos consistentes em prol de uma melhor qualidade de atendimento e técnica, a partir de treinamentos, acesso a marcas de qualidade, mesmo em salões pequenos, e divulgação forte e assertiva a partir de acompanhamento profundo de dados.
HM Segundo informações, vocês fornecem a repaginação do local, treinamentos, forma exclusiva de pagamentos, com o imediato reconhecimento de qual é a parte do profissional e qual é a da casa e, dentre várias outras, a gestão. Como tudo isso e mais outras coisas são feitas?
A gal, nasceu com o propósito de revolucionar o mercado da beleza, por isso, toda nossa equipe é estruturada para conseguir unir profissionais com ampla experiência no mundo da beleza junto com experts que vieram de outros mercados, assim, sempre agregando muito valor aos direcionamentos da rede. Outro ponto decisivo para que a operação de toda rede gal, seja excelente é a orientação constante por dados, que alicerçam todas as decisões dos salões. Essas informações são cruzadas com o nosso profundo conhecimento de mercado e de indicadores de cada salão, e são transformadas em diversos insights para direcionar os salões para os melhores caminhos. Apesar de sermos essencialmente uma empresa de tecnologia, também valorizamos muito pilares como educação e reconhecimento para elevar o patamar dos salões de beleza agregados à gal,. Por isso, nossas frentes de treinamento e capacitação de profissionais são prioridade no dia a dia da operação dos salões, e para nós é muito importante oferecer o reconhecimento pelas incríveis performances mensais de todos os envolvidos na nossa comunidade, engajando-os a se aperfeiçoarem ainda mais. Um exemplo que tenho muito orgulho, é o da nossa primeira trilha de capacitação específica, desenvolvida em cima de treinamentos completos para as manicures, que são super estratégicas para o faturamento e fluxo dos salões, mas que geralmente recebem pouco ou nenhum apoio e reconhecimento.
HM Como se dá a escolha do salão que será abordado?
Na gal, os salões que enxergam sinergia com o nosso modelo de negócio podem se cadastrar diretamente pelo nosso site https://www.galsalao.com/quero-ser-gal para que nosso time comercial entre em contato e inicie o processo seletivo para se agregar à rede. Assim como todos os times da gal, o time comercial também trabalha com muitos dados para poder filtrar de forma assertiva e inteligente todos os leads que chegam e garantir que os salões com maior potencial e fit entrem para a rede gal, com a maior agilidade possível.
HM E se o salão procurar vocês? O que é levado em conta na hora de vocês dizerem sim ou não?
No processo de entrada de um salão de beleza à rede gal, fazemos uma avaliação detalhada da realidade do salão, parte que interage especialmente com as áreas jurídicas e financeiras da empresa, que garantem que todos os salões da rede estejam em conformidade com as leis e também com as operações saudáveis. Consideramos R$ 20 mil como o faturamento mínimo, pois este é o valor necessário para viabilizar o investimento que fazemos em cada salão. Fazemos análises profundas de potenciais de regiões também, com dados que indicam potencial versus densidade de população da região, por exemplo. Também é nessa fase que buscamos entender se há fit entre o perfil do empreendedor do salão que é candidato a entrar na rede e os valores da gal, porque acreditamos que essa é a melhor maneira de fazer com que haja sinergia de expectativas e dedicação entre todos os envolvidos na comunidade de salões da rede. Eu faço questão de acompanhar de perto e participar das entrevistas – acredito que em um negócio em que a agregação é um pilar tão importante, é entender quem está entrando para jogar junto com a gente. O sucesso vem, de fato, da agregação.
HM Qual o tamanho da gal, até o momento e qual a projeção para o próximo biênio?
Com menos de 1 ano de atuação conseguimos chegar à marca de maior rede de salões de beleza do estado de São Paulo, atingindo mais de 50 salões agregados à gal, em outubro deste ano. A expectativa, até dezembro, é que esse número dobre e que possamos pintar de coral, que é a tradicional cor da fachada dos nossos salões, outras regiões além da capital paulista, como o ABC, Campinas e Grande São Paulo, locais que já estamos presentes, mas que queremos chegar com mais força nos próximos meses. Até 2023 a gal, pretende agregar mais de 300 salões, espalhados por diferentes regiões, mas com a garantia de padronização de serviços e otimizações de processos de sempre. Os locais das unidades ainda não são certos, mas acreditamos que o potencial da gal, se estende por todo Brasil e até para outros países.
HM Como este modelo de negócio é rentável diante do impacto negativo da pandemia?
O segredo para a rentabilidade do nosso modelo de negócio é que ele é baseado numa estratégia ganha-ganha, com vantagens para os salões, os profissionais, as clientes e, consequentemente, para a rede também. Uma das partes do processo para atingir ótimos resultados envolve a atuação da rede na otimização de custos da unidade, por meio de iniciativas de centralização de compras para todas as unidades com melhores negociações e condições para vários fornecedores, como é o caso de descartáveis, e parcerias com grandes marcas, como L’Oréal e Schwarzkopf, que oferecem valores especiais de produtos de altíssima qualidade e capacitação técnica exclusiva aos profissionais dos salões, que recebem treinamentos exclusivos. Outro ponto importante para atingir os melhores resultados é o investimento na educação e o aperfeiçoamento das manicures, cabeleireiros e esteticistas, que também acontece por meio de iniciativas internas da gal, com um time de treinamento totalmente dedicado a capacitar e reciclar os profissionais da beleza.
Também trabalhamos com foco total em aumentar o faturamento, taxa de novos clientes, fidelização, ticket médio, entre outros indicadores importantíssimos para o resultado dos salões, por meio de ações 360º que vão desde a reorganização da oferta até iniciativas de marketing digital, como a criação de complexas réguas de CRM, e campanhas promocionais estratégicas. Todos esses efeitos, à medida que crescemos, são potencializados e ficam mais fortes. Com certeza esse é um dos motivos de nos encontrarmos em um momento de crescimento tão positivo, junto com nossos salões e profissionais, mesmo com o contexto de pandemia.
HM Qual a história de parceria mais impactante que vocês tiveram até o momento?
Com certeza não faltam histórias impactantes na história da gal, mas gostaríamos de destacar o nosso maior case entre os salões agregados à rede, que está conosco desde outubro de 2020 e conquistou um aumento de mais de 270% no faturamento mensal do salão. Esse aumento no faturamento foi reflexo do nosso plano de ação personalizado para o salão. Com a transformação da fachada, o salão passou a atrair novos olhares, então acompanhamos logo no primeiro mês de agregação à gal, um crescimento expressivo na taxa de novos clientes. Em paralelo, vimos problemas na taxa de fidelização, resultado de uma má oferta de serviços, com baixo número de profissionais e horário de abertura restrito, que geravam baixa disponibilidade de agenda. Então, direcionamos os nossos esforços para gerar o aumento do quadro de funcionários do salão, acompanhado pelos treinamentos intensos e reativação de base, para, assim, conseguimos atingir um resultado com aumento de mais de 57% de novos clientes e aumento de 40% no ticket médio desta unidade gal,.
HM O que mudou do começo da gal, até agora? O que foi revisto e melhorado?
A própria gal, nasceu a partir de uma reinvenção. A decisão que tomei de transformar a ajuda ao gestor(a) dos salões de beleza com o sistema LaPag em um apoio constante para as principais frentes do negócio com a gal, foi um grande marco para mim do tamanho da importância de se reinventar. Por isso, um dos nossos valores da companhia é “reinvente-se”, já que buscamos construir essa cultura em todos os envolvidos na comunidade gal, onde cada problema ou adversidade acaba virando uma oportunidade para fazer melhor. O fato de sermos uma empresa de tecnologia também faz com que muitas dessas mudanças sejam norteadas por indicadores e dados, que fazemos o acompanhamento constante e compartilhamos com os salões para que todos possam ter visibilidade dos melhores caminhos e os porquês deles.
HM Qual a ideia de crescimento (em planos e não em números) para o próximo ano?
Para o próximo ano pretendemos continuar expandindo o número de salões agregados à gal, porque acreditamos que esse é o caminho para que a rede fique cada vez mais forte, possa fazer investimentos cada vez mais robustos nos salões, tenha maior poder de negociação com a centralização de compras, consiga parcerias cada vez mais acessíveis e forneça mais e mais capacitação técnica de qualidade. Em resumo, queremos crescer para ajudar ainda mais salões a crescerem de maneira saudável e estruturada conosco, atingindo patamares que, sozinhos, seriam inimagináveis.
HM Qual a mensagem de esperança para o ano que vem?
Para 2022 desejo que todos os salões cresçam e, consequentemente, impulsionem os seus profissionais a se desenvolverem e se aperfeiçoarem e que todos os clientes sejam acolhidos da melhor maneira possível. Acredito que o caminho para alcançar esse objetivo no próximo ano exige uma boa dose de reinvenção, para conseguir superar essa fase difícil. Com certeza foi um período complicado, mas muitas oportunidades surgirão para quem estiver preparado para se recriar.
Quem é nossa entrevistada
Carolina Mendes, CEO e fundadora da gal, uma empresa que revoluciona o mundo da beleza por meio de um modelo de negócios ganha-ganha para profissionais, salões e clientes, por um caminho inovador de agregação, que potencializa os resultados dos salões de bairro, mesmo em meio à pandemia – atingindo a incrível marca de maior rede do estado de SP em menos de um ano.
“Além da transformação física do espaço, nós apoiamos os salões nas frentes de marketing, tecnologia, dados, financeiro, jurídico, gestão de pessoas, parcerias e operações, tudo isso com um acompanhamento próximo e diário dos nossos especialistas em diversas áreas, além do suporte de um centro técnico e um salão de laboratório”
“O diferencial competitivo do serviço de qualidade com processos padronizados, junto com os preços atrativos, fez com que os salões da rede gal, conseguissem, mesmo em meio à pandemia, se destacar, num momento crucial para o mercado de beleza, a hora de se reinventar”
“Um dos nossos valores da companhia é “reinvente-se”, já que buscamos construir essa cultura em todos os envolvidos na comunidade gal, onde cada problema ou adversidade acaba virando uma oportunidade para fazer melhor”