em Notícias

Três maquiadores cujos trabalhos são verdadeiras obras de arte, se revelam também como especialistas em uma determinada área da maquiagem – make para peles negra, asiática ou madura – e contam seus segredos de bancada e de trabalho, com exclusividade, aqui na HM EM REVISTA. Sim, porque aprender com os mestres é essencial para fazer a diferença nesta profissão tão concorrida e, por vezes, banalizada por quem não entende nadica da importância da técnica, do conhecimento e da prática constante

Karina Hollo (@karinahollo)

Em tempos em que valorizar as características naturais é palavra de ordem, saber lidar com particularidades na hora de maquiar é essencial. Carol Romero trabalhava em banco, com carteira assinada, quando largou tudo, há 13 anos, para trabalhar com maquiagem. “Eu já tinha feito curso, mas não exercia…”, lembra ela. Bastou conhecer uma marca de make para pele negra que tudo mudou. Vitor Goto sempre foi apaixonado por beleza, acompanhava blogs e revistas. No entanto, foi um problema de pele na adolescência o gatilho para ele entrar na profissão. “Passei a usar BB Creams e camuflagens para tentar ‘esconder’ as marcas e cicatrizes e quando percebi, estava completamente apaixonado pela maquiagem.” E o mestre Kaká Moraes, que se formou como primeiro da classe do curso de maquiagem do Senac, nos anos 1980, famoso pela construção de uma pele perfeita, se tornou referência de maquiagem no Brasil e carrega, nesses quase 40 anos de carreira, clientes fiéis e apaixonadas, que foram ganhando anos…

Então, fica o convite VIP: venha saber mais sobre cada um deles – e seus truques maravilhosos.

Make para pele negra com Carol Romero (@makeupcarolromero)

“Conheci uma marca de maquiagem para pele negra chamada Moene e trabalhei lá por três anos – foi quando passei a entender mais sobre pele negra”, conta Carol. Até então, ela maquiava todos os tipos de pele, mas não tinha essa especialização. “Fui percebendo a dificuldade que é para mulher negra se maquiar, com todos os seus tons e idades.” Seu olhar e amor pelo nicho despertou e ela começou a fazer assistência para a maquiadora Penélope Bealki, ganhadora do prêmio Avon, no começo dos anos 2010, até que a agência fechou e ela continuou caminhando com as próprias pernas. “As pessoas me indicavam para os trabalhos. Foi assim que eu comecei com o público e com a moda, fazendo as minhas maquiagens sociais, que faço até hoje – madrinha, para festa, book, gestante. Dali, fiz o meu primeiro videoclipe, do rapper Thaíde. E não parei mais.” Carol já assinou longa metragem (Selvagem, em 2019), além de algumas belezas para o Amarelo, do Emicida, a capa do CD do Rael, mais recentemente, a beleza para a campanha da Spotify.

“Em 2012, a principal dificuldade que a gente tinha para maquiar pele negra era a falta de gama de cores aqui no Brasil. As marcas ofereciam um tom médio para a pele negra clara e as cores mais escuras vinham sempre muito acinzentadas ou muito vermelhas”, lembra. “Fui aprendendo, na prática, a misturar cores e logo cheguei na MAC, que até então não era acessível para mim. Ainda não tinha dinheiro para comprar todas as cores, mas misturava as cores de base para chegar no tom certo – a colorimetria foi uma coisa que eu aprendi na prática, combinava base com corretivo para poder chegar nos tons.”

3 DICAS DE OURO PARA MAQUIAR PELE NEGRA

1 A primeira é: independentemente de a pele ser oleosa, seca ou mista, hidrate bem antes de maquiar – assim, garante viço e consegue ver o tom certo e não vai acinzentar na hora de maquiar

2 A segunda dica é testar sempre a base no colo, no rosto e na testa – pelo menos. É o jeito de ter certeza se aquele tom é o tom correto de base, porque a pele negra normalmente não é de um tom só. A gente tem que usar no mínimo dois tons de base.

3 E a terceira dica é não colocar muito pó, não tentar fazer essa pele muito matte. A pele negra precisa do viço para que ela não fique com aspecto acinzentado.

3 PRODUTOS CURINGA PARA MAQUIAR PELE NEGRA

Carol indica a seguir produtos que vão ajudar a maquiar a pele negra, que ajudam a não errar o tom na hora de maquiar.

1 Primer Luminizer, da Smashbox, um primer iluminador

2 Hidra Primer, da Bruna Tavares

3 Bases da Negra Rosa, além dos pós da Negra Rosa ou da Bruna Tavares.

Make para pele asiática com Vitor Goto (@vitorgoto)

Vitor ia consumindo conteúdo e tentando reproduzir a make que via em blogs e revistas. “Algo que dificultou foi que existiam pouquíssimas referências de Beleza Asiática na época, mas isso só me motivou mais para que um dia eu pudesse preencher essa lacuna”, fala ele, que entende a maquiagem como uma extensão da personalidade, para você aparentar aquilo que sente. “Não foi fácil me tornar especialista em pele asiática. Estudei muito por conta própria, sempre testei muitas coisas em mim mesmo para saber o que funcionava ou não, e agora já realizei mais de 8 cursos profissionais para realmente entender as técnicas, como funcionam e como aplicá-las. Isso fez toda a diferença”, diz. Vitor ressalta que é preciso atenção e cuidados especiais quando tratamos dos olhos de pessoas asiáticas. “É uma característica única e linda! Não existe uma forma de generalizar olhos asiáticos, não dá para chegar e falar: é assim e ponto. Cada pessoa tem um formato de olho diferente, precisamos respeitar e realçar essa individualidade. E não quero dizer para simplesmente passar apenas uma sombra rente aos cílios, dá pra ir muito além. Olhos asiáticos não são um bicho de sete cabeças, entendendo as técnicas, você consegue adaptar tudo para beleza asiática.” O côncavo. Como lidar? “Era minha principal dúvida no início da minha carreira. Sempre pensava: ‘Devo criar um côncavo com maquiagem ou devo apenas aplicar sombra rente aos cílios?’, mas não é exatamente assim que funciona. A dica é enxergar a região dos olhos como um todo – o que existe entre olhos e sobrancelhas? Um espaço perfeito para sombras! “Abaixo dos olhos também. Vou dar duas opções super fáceis que funciona perfeitamente para olhos asiáticos e pessoas com pálpebras ocultas: esfumado horizontal, nele você coloca a cor mais intensa na raiz dos cílios e vai construindo o degradê para cima, aproveitando todo espaço de pálpebra que tiver. E o esfumado vertical, no qual a cor mais clara vai no canto interno dos olhos e a mais escura no final. Um ponto de atenção é que eu amo fazer um esfumado mais puxado para fora, acho que casa perfeitamente com o olho asiático.”

5 DICAS DE OURO PARA MAQUIAR PELE ASIÁTICA

1 Acho que todo mundo enxerga o olho asiático como algo complicado: se você ficar com medo, provavelmente terá dificuldades. O importante é a observação, entender o formato e como realçar isso. Tudo o que você for fazer no olho asiático deve aparecer quando a pessoa estiver com os olhos abertos e olhando para frente. Então, conforme você constrói o olho, sempre faça intervalos para abrir os olhos, assim você consegue saber o que vai aparecer.

2 Quanto às cores, é relativo. Tudo depende da proposta da beleza ou do gosto pessoal. Eu particularmente amo cores vibrantes ou com alto contraste. Existem pessoas que gostam de belezas neutras e suaves.

3 Esfumados alongados funcionam muito bem com olhos asiáticos, como se fosse o formato de um delineador gráfico tradicional mesmo, só que esfumado. Assim você consegue um espaço maior além de realçar o formato desses olhos. 4 Use e abuse do brilho! Sombras cintilantes criam profundidade e dimensão, pode usar no olho todo (até para esfumar), assim dependendo da incidência de luz e movimentação da cabeça, você consegue volume no olhar, deixando tudo mais bonito.

5 Se inspire em pessoas asiáticas. A melhor forma de aprender sobre olhos asiáticos é acompanhar maquiadores asiáticos. Mesmo sem muita visibilidade, existem diversos profissionais incríveis. Eu amo acompanhar a @kamilahee, @gabrielaahn e @meicrosoft para aprender ainda mais.

3 PRODUTOS CURINGA PARA MAQUIAR PELE ASIÁTICA

1 Não vivo sem BT Velvet, consigo usar como sombra ou delineador, além de ter uma gama de cores incríveis.

2 A paleta Let it Shine, da Mariana Saad, é perfeita pra quem ama brilho. Para um look rápido eu escolho uma das sombras da paleta e esfumo com o dedo mesmo, fica a coisa mais preciosa.

3 Eu e muitas outras pessoas asiáticas sofremos com os cílios retos ou até mesmo inclinados para baixo. A única máscara que consegue segurar isso na minha experiência é a In Extreme Dimension 3D, da MAC.

Make para pele madura com Kaká Moraes (@kkmoraesoficial)

 Adriane Galisteu ama desde os anos 1990. Tatá Werneck, também, desde os 2010. Com clientes apaixonadas por ele, há anos, seria natural que ele fosse se especializando em peles maduras. Conhecido pela pele perfeita, impecável, fez centenas de ensaios da revista Playboy com fotógrafos como JR Duran e Bob Wolfenson, outros tantos para a revista Nova/Cosmopolitan. Foi quando se tornou famoso pelo olho preto esfumado sexy. Também foi responsável por construir a linha de make de várias marcas, como O Boticário e Avon. “Quando trabalhei com linhas de make, pesquisei muito a pele da brasileira, seus tons e particularidades.” Ele conta que quando a gente fala de pele madura, se preocupa muito em não deixar a pele pesada, em usar bases mais hidratantes… “Mas os olhos não podem ser pesados demais. Nada muito esfumado, preto ou pesado.” Kaká aconselha comprar produtos específicos, que diminuam as linhas de expressão, com efeito lifting e hidratante.

3 DICAS OURO PARA MAQUIAR PELE MADURA

1 Uso sempre uma bruma, que deixa a base mais diluída e a pele mais natural. É ideal para pele madura, vai respirando, hidratando…

2 Outra dica é usar uma base mais cremosa, mas não muito espessa, líquida, não pesada, sabe? Mesmo assim, gosto de aplicar bruma no rosto todo para começar a maquiar. Depois uso de novo na hora de fazer a pele, espalhando com pincel ou esponjinha. E na hora de finalizar, mais uma borrifada. A maquiagem dura mais e não ficam aqueles vincos marcados.

3 Não acho legal deixar marcado demais o rosto. Nos pontos de flacidez, como pescoço, vale escurecer com pincel, mas de leve, sem exagerar nos contornos. Em vez de querer fazer muita marcação, use um blush rosado ou pêssego mais para o quente, até mesmo cereja. Em bastão funciona muito bem e dá uma levantada, o efeito de lifting que a mulher precisa. Iluminar também é legal. Mas não use produtos muito brilhantes, porque pesa na hora da foto – e hoje todo mundo quer sair bem na foto.

3 PRODUTOS CURINGA PARA MAQUIAR PELE MADURA

1 Stick Anti-Olheiras Embryolisse para passar embaixo dos olhos e dar aquela refrescada na área.

2 Youth Water Oil Abeille Royale, Guerlain, para dar viço à pele, antes da maquiagem.

3 Bruma Fix+, da MAC, hidrata e fixa a make. Se não tiver, use água termal. Gosto da Avène, da Bioderma…

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar