A geração Z, composta pelos nascidos nos idos dos anos 90 trouxe a crença que, quando organizados em torno de uma causa, podemos criar movimentos marcantes. Foi assim que jovens deste grupo trouxeram questionamentos relevantes acerca dos cuidados com o planeta e o legado que as gerações anteriores estão deixando.
Este movimento fez com que muitas indústrias e organizações do mundo da beleza transformassem seus processos para a redução dos negativos impactos ambientais e sociais. A chamada “Beleza Limpa” tomou conta da comunicação de muitos produtos e campanhas, porém um novo e relevante questionamento veio à tona: Não se trata de dizer que se tem propósito, mas sim colocá-lo em prática!
Certamente muitos de nós, empresários do ramo de beleza já pensamos em como incluir nossos negócios no centro deste consumo consciente sem prejudicar o fluxo da empresa. A resposta não é simples, porém algumas iniciativas são factíveis e extremamente positivas para o dia a dia dos salões de beleza.
CONSCIENTIZAÇÃO DA EQUIPE
Estabelecer rodas de conversa acerca do tema da sustentabilidade vão engajar o time e apoiar o uso consciente dos produtos, reduzindo seu desperdício. O mês de outubro é um momento oportuno para iniciar este processo, já que dia 5/10 foi o Dia da Natureza.
COLETA SELETIVA
Colocar em prática a separação dos descartes que podem ser reciclados, evitando contaminação e apoiando o meio ambiente. Hoje empresas como Beleza Verde e Minha Coleta já oferecem informação e apoio para quem quer começar a avançar no desenvolvimento sustentável fomentando a reciclagem.
ÁGUA DE REUSO
Interessante para lavagem do seu espaço de estética ou salão de beleza. O formato mais comum é a captação de águas pluviais. Além de evitar o desperdício de água, ajuda a reduzir os custos de seu negócio.
Vemos que é possível a consolidação de iniciativas sustentáveis em toda cadeia do segmento da beleza, desde a indústria, até os salões de pequeno porte. Afinal, este movimento não só apoia a manutenção de nosso meio-ambiente, como faz com que o seu consumidor o perceba como um empresário diferenciado, que está atendo às práticas de sustentabilidade.
Um olhar atento às necessidades de seu cliente e do seu entorno são favoráveis ao futuro do seu negócio e de nossa sociedade. Comunique com verdade as inovações que está levando para sua empresa e crie vínculos ainda mais fortes com seus clientes!
Julia Alves
Colunista
Julia Alves é CEO da Nodo Marketing Estratégico e tornou-se uma referência do mercado de cosméticos e bens de consumo, participando de diversas áreas como comunicação, desenvolvimento de produtos, estratégia de mercado, trade marketing, treinamento, eventos e digital. Estabeleceu-se como Diretora de Marketing do Brasil e América Latina em empresas de grande porte como Alfaparf, Beleza Natural, L’Oréal e Grupo Technos, entre outras. Hoje dedica-se à sua recém-lançada consultoria de marketing estratégico: Nodo.