Olá, leitores apaixonados por moda e beleza. Minha jornada como cabeleireiro, que começou super cedo quando eu tinha apenas 14 anos, sempre foi marcada pela criatividade e sempre busquei um olhar único para cada cliente que passava pela minha bancada. Essa abordagem desde cedo, e o fato de eu ter crescido cercado por pais que trabalhavam com moda e vendas, me ensinou muito, a valorizar a importância de ser um profissional autêntico e tomar muito cuidado do como eu olhava para a minha carreira e com a história que eu gostaria de passar para o meu público, o tão famoso chamado POSICIONAMENTO.
Foram anos trabalhando em salão, mergulhei também no universo da educação, como artista Wella por 5 anos. Quando entrei na Braé em 2019, o meu desafio era levar a visão de marketing com criatividade de um cabeleireiro para a marca, onde me tornei gerente criativo.
Ao expandir para o marketing criativo, criar ações e campanhas, produzir conteúdos icônicos para a marca, foi que percebi que esses princípios podiam ser aplicados de maneira muito poderosa para promover a marca. Princípios que serviam para a minha marca, enquanto atuei muito como cabeleireiro e que foram aplicados para a indústria de cosméticos. A minha
visão de marketing não era apenas sobre vender produtos, mas sobre como conectaríamos profissionais e consumidoras finais com emoções e histórias, humanizando a marca ao ponto em que a pessoa se imaginasse utilizando os produtos diariamente em seu lifestyle.
Agora com a minha agência, um sonho que recentemente se realizou, trazendo esse conceito de “Marketing Criativo 360”, quero refletir todas as abordagens que utilizei para me consolidar no mercado, para ajudar marcas de beleza e profissionais.
O ponto é, não se preocupar apenas com a criação de campanhas visuais impressionantes e sim construir narrativas envolventes, que crie uma comunidade forte para uma marca ou carreira. As pessoas precisam admirar e se espelhar em algo, afinal todo mundo quer ser ou quer se inspirar em alguém ou alguma coisa.
Acredito que um grande ponto de partida para as marcas de beleza, profissionais também são marcas viu? Vendem serviços que não deixam de ser um produto, devam ter como objetivo sempre envolver os sentidos e as emoções das pessoas, oferecendo sempre uma experiência completa que ressoe com o seu publico alvo. O mais importante, nunca se esquecer que esse ritual precisa ser perfeito do início ao fim da experiência, jamais tropeçar em um ponto ou detalhe que possa arruinar por completo a imagem de marca para com o consumidor. Jogando muitas vezes todo o esforço no lixo, atentar-se aos detalhes é tudo, é onde a maioria peca.
O mercado da moda e da beleza é muito dinâmico e está sempre em constante evolução. Para se destacar é preciso inovar muito e não somente oferecer um cabelo bem-feito ou um produto com um bom desempenho, isso é o mínimo, obrigação, na minha visão. É preciso criar conexões autenticas. Já está mais do que na hora das marcas se preocuparem em uma abordagem 360 com o seu publico, ficar atenta em todos os pontos, criando um marketing mais criativo, consolidado, ações que as façam se tornarem diferentes, se destacando mais no mercado, esse como disse anteriormente, extremamente competitivo. É hora de inovar e parar de fazer mais do mesmo.
Acho que para o futuro a minha visão é bem ambiciosa. Quero que a T.PROJECT se torne conhecida como uma referência no mercado da beleza, não apenas por uma estética visual de bom gosto, mas pelos impactos emocionais que podemos causar na vida das pessoas. Quero que as marcas contem com a agência para se posicionarem, para levarem o novo e mais do que isso, para criarem a sua comunidade. Uma comunidade engajada que queira usar o produto, que queira discutir e colaborar, que se preocupe com a existência da marca, até mesmo porque a consumidora precisa dela no seu dia a dia. Assim, sem sombra de dúvidas a marca se tornará mais sólida, mais desejada. Chegou a hora de inovar, o mercado pede isso. E ai? Vamos inovar?
Thon Coelho é fundador e diretor criativo da agência de marketing 360 T.Project. Cresceu no universo da moda e beleza, cabeleireiro desde os 14 anos, educador e artista nato. Já educou milhares de cabeleireiros no
Brasil e no mundo com workshops e palestras. Com mais de 16 anos de experiência no mercado, trabalhou em grandes marcas como a Wella e Braé. Nos últimos 4 anos da carreira, como gerente criativo da Braé, mergulhou no universo do marketing, levando uma visão criativa para ações e campanhas da marca. Conteúdos que tinham o olhar de quem entende de cabelo, despertavam desejo nas consumidoras da marca. Em seu novo projeto, acaba de criar uma agência de marketing que pretende inovar e posicionar marcas e profissionais no universo premium e inovador.