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Se você fosse uma marca, quanto valeria? Seria uma marca que transmite credibilidade, confiança e seriedade? Ou seria uma marca sem valor para os outros? É sobre isso que quero abordar na minha coluna: a importância de trabalharmos a nossa imagem. Quero apresentar a você o Marketing Pessoal. Saiba que estamos sempre nos comunicando, seja através do nosso modo de falar, comportamento, ou estilo de vestir. Tudo isso forma a nossa imagem, construindo o nosso Marketing Pessoal. Abordarei, por exemplo, a comunicação. Se usamos muitas gírias, palavrões ou vícios de linguagem, não transmitimos uma imagem séria. Se o tom de voz é fraco e oscilante, podemos parecer inseguros, ou ao contrário, arrogantes. Dependendo do ambiente de trabalho, a forma como nos comunicamos pode não agradar os clientes. O comportamento também contribui para a formação da imagem. Chegar pontualmente, ajudar os colegas de forma proativa e ser organizado são aspectos importantes. Nossas roupas também comunicam nossa imagem. Estar bem-vestido, alinhado e com roupas não manchadas, esse é desafiador para quem trabalha com coloração e descoloração no Salão. Ter um bom repertório é essencial para a construção da sua imagem. Além das habilidades técnicas, busque conhecimento geral. Leia diariamente, incluindo as revistas do seu setor (indico a revista HM que sempre tem um excelente conteúdo), mantenha-se atualizado sobre o mercado da beleza, e não apenas folheie revistas olhando os cabelos das modelos. Informe-se sobre o que está

acontecendo no Brasil e no mundo, desenvolvendo um bom repertório que o ajudará a conversar com clientes e colegas. As redes sociais são outro ponto crucial para o Marketing Pessoal. Como profissional, suas redes são seu cartão de visita e portfólio. Não misture trabalho com vida pessoal. Evite postar fotos pessoais no meio de conteúdo profissional. Se quiser compartilhar momentos de lazer, crie um perfil separado. Observe como suas postagens influenciam na sua imagem. Imagine que na noite anterior você postou uma sequência de Stories em uma balada “enchendo a cara” e, no dia seguinte, precisou desmarcar o cabelo da cliente devido a um problema que teve no carro quando estava indo para o Salão. Se a cliente seguir você no Instagram, ela pode pensar que desmarcou pois estava de ressaca. Agora, a decisão está em suas mãos. Avalie a imagem que está transmitindo e o que deseja melhorar. Todas essas dicas contribuirão para a construção do seu Marketing Pessoal. Se o tema lhe interessou, aprofunde-se ainda mais nele. Lembre-se: você é a sua melhor marca!!!

Décio Alcântara é formado em Marketing pela Anhembi Morumbi e com MBA em Marketing pela ESPM. Integrante do comitê de inovação e responsável pela área de Marketing da Itallian Hairtech, tem mais de 17 anos de experiência no mercado da beleza.

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