In Andrezza Torres, Colunistas

Em tempos tempestuosos de Covid19, os negócios da beleza têm um grande desafio nas mãos: como trazer o cliente de volta.

Saúde e Beleza nunca estiveram tão próximas como estarão no pós-pandemia. Na verdade, quase tudo que nos cerca será pautado pela premissa da segurança sanitária. Daqueles episódios que mudam para sempre a humanidade, a pandemia Covid19 e seus efeitos colaterais sociais e econômicos inéditos no planeta, serão lembrados como divisor entre o que éramos e o que seremos.

Essa verdade nos dá ideia do que teremos como tarefa para que os clientes retomem sua rotina de cuidados de beleza: quanto mais seguro o consumidor se sente, mais rápido ele volta ao salão de beleza, barbearia, esmalteria, centro de estética, spas e negócios afins.

O mercado da beleza, já tão acostumado aos regulamentos de segurança sanitária e uma capacidade ímpar de adequação, tem tudo para encarar os novos procedimentos com facilidade. O custo gerado pela adoção, apesar de muito discutido, vem se mostrando baixo: máscaras, sanitizantes, álcool em gel e adequações de processo são desafios simples na gestão financeira.

Cabe aos negócios da beleza vislumbrarem nas orientações de retomada das atividades, já disponíveis no site do Sebrae e das entidades Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ABSB – Associação Brasileira de Salões de Beleza, e Pró-Beleza – Associação Nacional de Profissionais da Beleza, como a porta de entrada para o retorno do cliente pós-pandemia. Conhecer e praticar os procedimentos de segurança são a chave para destravar o medo e a insegurança dos consumidores.

Adotar as medidas de retomada, as redes sociais são as grandes parceiras dos negócios de beleza. O mundo terá ainda mais acentuado o chamado “controle social”, os grandes avaliadores são os clientes. Por meio de suas estrelas, comentários, compartilhamentos, stories, os gigantes Google, Facebook, Instagram, Tik Tok e Whatsapp, dentre outros mais que surgirão, serão os meios de comunicação que construirão a nova reputação dos negócios. Todos estão começando do zero quando se fala da pós-pandemia. O recomeço de sucesso, o que trará uma trajetória mais rápida da recomposição do faturamento, se pauta na construção de uma imagem de serviço seguro.

Você, profissional e empreendedor da beleza, tem uma chance: adotar as medidas de segurança. Elas são o nosso novo normal.

Andrezza Torres

Colunista

Andrezza Torres é especialista em inovação e mercados de beleza

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