Desde 2020, quando comecei na HENKEL, tinha como meta reforçar nas campanhas das marcas temas como sustentabilidade, diversidade e inclusão. Foi assim que, em 2021, surgiu a ideia de fazer a transformação de cor com a influencer Nathalia Santos e o embaixador Natan Correia para a campanha de relançamento da nossa linha de coloração IGORA ROYAL, da Schwarzkopf Professional. Nathalia que se define em seu perfil nas redes sociais como jornalista, palestrante, cega e mãe, tem uma representatividade muito forte e seus valores se conectam com a nossa marca.
Estamos em um momento de transformação, onde a beleza tem um papel cada vez mais inclusivo. Valorizar e empoderar a diversidade da beleza, dar voz a novos protagonistas que nos ajudam a contar nossas histórias e quebrar barreiras de estereótipos fazem parte dos pilares desse relançamento. E trazer a Nathalia como uma porta voz nos ajudou a conectar ainda mais esse universo e incluir ações em digital como a hashtag #PraTodosVerem.
Nesse mesmo ano, Schwarzkopf Professional saiu pela primeira vez na capa digital da Revista GLAMOUR BRASIL com a influencer e body activist Leticia Muniz em uma matéria exclusiva sobre liderança feminina, liberdade, autoaceitação e como transformar o cabelo faz parte da sua história.
Além de todo esse discurso, foi o momento de contar as mudanças nas embalagens da linha e o impacto social gerado. Com o relançamento, os tubos de coloração passaram a ser feitos em alumínio 100% reciclado – o que equivale a 350 toneladas de alumínio não reciclado por ano – as tampas, têm origem em material reciclado, economizando 80 toneladas de plástico não reciclado por ano. E as novas embalagens são produzidas em papel de cana de açúcar – o que significa menos de 340 toneladas de papel não reciclado ao ano. Sendo uma marca de alcance mundial, o impacto é relevante em todos os países nos quais a marca está presente
Já em 2022, fomos disruptivos no relançamento de BLONDME com o claim: “Existe um loiro perfeito para todos”, independentemente de sua etnia, gênero, tipo/cor de cabelo! Celebramos o #BLONDE- SOFTHEWORLD com as diferentes formas de ser loiro contando a história de 9 diferentes personalidades ao redor do mundo. Uma campanha que reforçou a versatilidade de BLONDME Color e um portfólio premium de BLONDME Care para manter looks icônicos.
Também tivemos Gabriela Prioli como embaixadora nacional para a linha BLONDME que dialoga muito bem com essa questão da mulher que se preocupa com a beleza, mas que também é intelectual e reconhecida profissionalmente. Prioli é advogada, professora, autora de best seller e apresentadora de TV e, desde sempre conviveu com o pré-conceito de que a beleza não poderia andar lado a lado com seu intelecto. Gabi é uma inspiração para nós e foi muito importante tê-la conosco.
Para continuar contando a história de beleza e inclusão em Schwarzkopf Professional, nós convidamos diversos influenciadores para realizar transformações de cor e tratamento no nosso centro técnico, em São Paulo. Em parceria com a eureciclo, recebemos também catadoras de material reciclável da cooperativa Filadelphia, para um dia especial de cuidados capilares.
A ação repaginou o visual e renovou a autoestima dessas mulheres, que são profissionais relevantes no contexto da Economia Circular. Elas também receberam kits personalizados com produtos para cuidar dos cabelos em casa. O trabalho dessas mulheres é um exemplo. Elas atuam com muita dignidade em prol do meio ambiente enquanto tocam a cooperativa. Ficamos muito felizes em promover esse momento com a marca para um cuidado especial para elas.
Acreditamos que apoiar projetos e pessoas transformam o mundo, por isso em 2023 criamos um squad de influenciadores diversos, os ABC LOVERS, que vão representar a nossa marca vegana do portfólio, a AUTHENTIC BEAUTY CONCEPT. O convite para reunir esse time de criadores de conteúdo era um desejo antigo, acreditamos que trazendo talentos locais para a marca deixamos o público nacional mais próximo de nós.
Fazemos questão de apoiar nossos principais clientes e time direto que participam do dia a dia da empresa. Sendo assim trouxemos o “It Gets Better Brasil”, que apoia adolescentes e jovens LGBTI+ no Brasil, para realizar um treinamento interno sobre letramento de gênero e marcadores sociais de diferença com toda equipe. Esse é só começo da nossa jornada por mais diversidade e inclusão. Estamos em constante movimento, aprendendo e novos projetos que em breve estarão na rua para todos verem!
Camilla Garcia
Colunista
Camilla Garcia é Gerente de Marketing e Digital da HENKEL Consumer Brands Professional, idealizadora e entusiasta de mais inclusão e diversidade para as campanhas do grupo. Tem mais de 10 anos de experiência profissional em grandes empresas multinacionais nas indústrias FMCG (bens de consumo e mercados de beleza). Trabalhou em diferentes áreas e países ao redor do mundo (Brasil, América Latina e Espanha). Hoje está à frente do marketing e digital da divisão da Henkel Consumer Brands Professional, que engloba marcas como Schwarzkopf Professional e Authentic Beauty Concept.