In Ana Paula Rosa, Colunistas

Agilidade é hoje a palavra de ordem, o “preto básico “a ser usado por todos os profissionais do segmento da beleza. O constante terremoto de costumes, questionamentos provocados pela digitalização da vida exige a capacidade de adaptação cada vez maior, em todos os setores, pessoal e profissional. E para tanto, é necessário reinventar também a forma de trabalhar, de liderar equipes e lidar com os clientes.

O mundo atual é extremamente volátil e ambíguo e exige adaptação diária aos novos movimentos que surgem dos clientes e da forma de relacionamento.

Atualmente, uma empresa ágil é formada por profissionais com a capacidade de agir rapidamente e hoje é um dos fatores mais importantes para o seu sucesso ou fracasso no mundo corporativo.

A capacidade de adaptação das empresas às grandes transformações do mundo e a rapidez com que implementam novos projetos são fundamentais para sua sobrevivência.

Hoje, as habilidades de adaptação às novas rotas do mundo são até mais importantes do que o conhecimento técnico de um profissional. A técnica pode ser aprendida, treinada até chegar a excelência, porém a rapidez de pensamento e ação é uma habilidade mais difícil de ser desenvolvida. Por esse motivo, os profissionais que demonstrarem essa capacidade serão cada vez mais valorizados para suas posições.

O mercado atual exige que os profissionais sejam ágeis para aprender novas tecnologias e tenham capacidade de adaptação constante aos novos cenários.  No cenário atual, saber utilizar o que existe de mais recente em tecnologia para conectar-se ao consumidor e ter em mente a reação de seus clientes ao que se oferece, permite que o profissional elabore estratégias rápidas de impacto imediato ao negócio.

A capacidade de gerar hipóteses, colocar em teste e aprender com seus possíveis erros faz com que o profissional do futuro esteja sempre na frente e seja admirado por sua capacidade de aprender e aprimorar seus projetos através do erro. Afinal, as grandes descobertas são feitas através de experiências com o novo e a disposição de errar para, assim, encontrar as grandes soluções. Estar aberto ao novo e permitir-se testar e aprender são, hoje, chave para o profissional que deseja perpetuar-se no futuro.

Aliado a esse fato, está a geração millenial que terá cada vez mais participação no mercado da beleza e exigirá uma nova forma de contato e interação na apresentação de produtos e serviços. O profissional de beleza precisa, então, estar preparado para comunicar-se com a geração Y e Z que traz, cada vez mais, novos desafios e exige inovação sempre. A diversidade entra com força total nessa nova era e está consolidada no consumo da beleza e os profissionais que desejam ser relevantes no mercado, precisam adaptar-se a essa realidade e aprender a comunicar-se com diferentes etnias, orientações sexuais e culturas. O cenário exige agilidade para adaptar-se a toda essa revolução.

O processo de compra de bens de consumo e serviço muda drasticamente e os canais digitais hoje estão envolvidos em qualquer experiência de compra e serão cada vez mais decisórios na compra quando pensamos no mercado até 2025 . Mesmo quem não adquirir um produto diretamente pela internet, passara por sites de busca e aplicativos antes de efetuar sua compra. Os pontos de venda físicos, como conhecemos, tendem a desaparecer. As lojas e salões de beleza terão que reinventar-se para a realidade Omnichannel e os profissionais terão um novo papel em gerar experiência de consumo e branding.  O profissional de beleza deve estar inserido nesse contexto e repensar sua forma de influenciar o processo decisório de seu cliente, deve agir rápido para aprender as novas ferramentas digitais que surgem como solução a essas tendências no mercado em que está inserido.

Mudanças no estilo de liderança de equipes, a disseminação de informações entre os profissionais de uma empresa, o acesso e a interação com o mundo digital também fazem parte do pacote necessário para que seja possível competir no cenário atual, onde quanto maior for a agilidade de uma empresa em se adaptar, melhores serão os seus resultados no mercado. Em uma era onde a humanização das relações impera, o profissional de beleza é exigido a transformar sua forma de conduzir equipes, encontrar os caminhos para a motivação e inclusão das equipes. Desafios que são possíveis através da constante adaptação de sua estratégia de trabalho e ajuste da visão sobre o futuro.

Contar com a agilidade em seu arsenal de habilidades, portanto, é hoje primordial para os profissionais que desejam ver perene sua atuação no mercado e assim movimentar as empresas em que estão inseridos.

O feito é melhor que o plano perfeito é a frase que define esse novo profissional. Agilidade impera e lidera a lista de habilidades desejadas em um profissional preparado para o futuro.

Ana Paula Rosa

Colunista

Formada em publicidade e  pós graduada em marketing ,trabalhou nas áreas de Marketing, Eventos, Comunicação Corporativa ,Pesquisa & Inovação e Educação em sua trajetória na indústria da Beleza onde atua há mais de 22 anos. Atualmente trabalha na empresa L´Oréal onde ocupa a posição de Gerente de Educação Nacional de Kérastase  Brasil. Acredita que a educação profissional tem o poder de impactar profundamente o negócio dos salões de beleza e transforma a vida das pessoas

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