L’Oréal projeta Beleza do Futuro
A presidente da L’Oréal Brasil, An Verhulst-Santos, considera um caminho sem volta os desafios ambientais que governos e empresas enfrentarão nos próximos anos. Por isso, a empresa lançou em 2021, em meio à pandemia, seu novo compromisso de sustentabilidade: L’Oréal para o Futuro, com metas sociais e ambientais para 2030.
De acordo com a executiva, “chegamos aos limites planetários e temos a absoluta consciência de que o engajamento em prol da sustentabilidade é fundamental”.
As metas são ambiciosas. A L’Oréal vai destinar 150 milhões de euros para a proteção do meio ambiente e apoio às mulheres vulneráveis em todo o planeta. Cerca 100 milhões de euros elencarão questões ambientais; 50 milhões para financiamento de regeneração de ecossistemas e 50 milhões para a economia circular com solução para a reciclagem de plástico. Os outros 50 milhões de euros vão para projetos que apoiam mulheres vulneráveis, com integração social e profissional, além de populações indígenas.
As metas do L’Oréal para o Futuro, até 20230, projetam que 100 % das embalagens sejam de fonte reciclada, valorizando a economia circular, ou de fonte renovável, com bioplástico. Antes disso, em 2025, todos os locais de fabricação, administração e pesquisa do Grupo serão carbono neutro, usando 100% de energia renovável. A empresa no Brasil trabalha para atingir esse objetivo já no ano que vem, bem antes do prazo final estabelecido pela companhia.
A diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil, Maya Colombani, afirma que “o Grupo é líder mundial da beleza; para nós, sustentabilidade significa um poder que implica um dever: o poder de ser um catalisador de mudança e, indo mais além, contribuir com os grandes desafios do planeta”.
A empresa vai investir 50 milhões de euros em soluções inovadoras de reciclagem nos próximos anos e está integrando cada vez mais plástico reciclado em seus produtos icônicos. Para garantir a circularidade dos itens fabricados, a companhia investiu recentemente em uma start-up chamada Carbios. Ela atua na área de biotecnologia e oferece uma inovação disruptiva para a reciclagem do plástico por meio da ação enzimática de organismos.
A L’Oréal tenta impactar não só seus colaboradores, mas também fornecedores, clientes e um bilhão e quinhentos milhões de consumidores. A busca por um transporte sustentável resultou na adoção de caminhões abastecidos com biometano, os primeiros do Brasil. Essa é só uma das frentes para o projeto de descarbonização, que se comprometeu a reduzir em 50% as suas emissões de gases de efeito estufa, por produto acabado e quer contribuir para a transição energética nos países onde atua.
O Grupo tem o propósito de beneficiar, através das causas abraçadas pelas marcas, mais de três milhões de pessoas. “Uma grande empresa, qualquer que seja, tem que agregar à sociedade. Não somos perfeitos na L’Oréal, mas não desistimos de melhorar. Para nós, a Beleza do Futuro deve ser sustentável, inclusiva e natural”, conclui Maya Colombani.
Fontes: O Globo, L’Oréal.
Matéria de Caio Camargo
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