em Notícias

Maquiagem não precisa ser séria para ser boa! Assim, embalagens fofas e com pegada retrô, bem como nomes divertidos para os produtos são marcas registradas da Benefit San Francisco (@benefitbrasil), grife de maquiagem que começou a ser gerada em 1976, em São Francisco, nos Estados Unidos. Na época, as irmãs gêmeas e ex-modelos, Jean e Jane Ford, envolvidas com o mundo da moda e da beleza, abriram uma loja para vender produtos de maquiagem, chamada The Face Place. O local já começava a crescer, pois tinha uma atmosfera divertida e misturava a criatividade, a originalidade e o conhecimento da dupla dinâmica no setor. Além disso, oferecia um serviço que se tornaria ponto alto da futura marca: o design de sobrancelhas. Um ano depois de abrirem a loja, elas receberam um estranho pedido de uma dançarina que fazia shows de striptease: o de criarem um produto capaz de deixar os mamilos mais rosados. Eis que surgiu o Benetint, sucesso desde então cuja função é ruborizar lábios e bochechas. Assim nasceu a Benefit, junção da expressão italiana bene, da qual Jane gostava, e fit, uma vez que Jean amava fitness. Hoje, presente em mais de 59 países e com mais de 70 boutiques globais, a Benefit já entrou na maturidade, mas mantém seu DNA jovem e irreverente. Para falar sobre a marca, conversamos com Luciana de Deus , Trainer & National Brow Artist da Benefit Brasil

 

HM O que faz o sucesso da marca Benefit há 43 anos?
LUCIANA DE DEUS
Construímos uma marca baseada em irmandade, risada e um pensamento livre e único sobre beleza. Desde 1976, quando a Benefit nasceu, criamos soluções instantâneas para vários dilemas de beleza! Também acreditamos que se maquiar é um momento divertido, exclusivo, no qual conseguimos nos reconhecer confiantes e lindas!

 

HM Desde que foi lançada, a marca trabalha com o propósito de oferecer soluções rápidas de beleza, num tempo em que pouco se falava em agilidade na aplicação e no resultado dos cosméticos. Ela foi visionária neste quesito?
LD
Sim! A Benefit sempre teve o foco principal na benebabe – como chamamos carinhosamente nossas clientes -, e queremos vê-las satisfeitas, independentemente da finalidade do produto. Exemplo disso é o Benetint, nosso corante líquido vermelhinho, que foi criado em 1977 para uma dançarina de strip-tease deixar os mamilos mais rosados.

 

HM O mesmo se aplica à importância que sempre deu ao design de sobrancelhas. Hoje, esse cuidado é praticamente obrigatório. Naquele tempo, foi outro insight de Jean e Jane?
LD
Elas acreditavam que a maquiagem tinha que ser divertida. E tem algo mais divertido do que mudar as sobrancelhas com design e maquiagem?! Essa combinação é perfeita para conseguirmos alcançar vários estilos e expressar o humor do dia, afinal, as sobrancelhas são a moldura do olhar.

 

HM Usar o nome Bar de Sobrancelhas para locais de embelezamento do olhar também foi uma ação vanguardista.  A Benefit é assim, sempre oferecendo o que há de mais moderno?
LD
Como nós estamos sempre focados e nos colocando no lugar das nossas benebabes, conseguimos olhar à frente, solucionar seus dilemas beleza e, consequentemente, lançar produtos e propostas vanguardistas e atuais!

 

HM Como é a relação das fundadoras com a marca, atualmente?
LD
Em 1999, o grupo LVMH (Moet Hennessy Louis Vuitton SA) comprou a Benefit. Hoje, Maggie e Annie Ford Danielson, filhas de Jean, trabalham como guardiãs do nosso DNA e são as Autoridades Globais de Beleza da marca.

 

HM De onde surgiu a inspiração para a criação das embalagens e dos nomes inusitados dos produtos?
LD
Pode parecer que não, mas as embalagens fazem muita diferença no dia a dia na hora da maquiagem. Fica mais fácil distinguir os produtos e a função de cada um deles.  Nossos cosméticos contam com fórmula e aplicadores incrivelmente conectados, que juntos entregam um ótimo resultado sem dificuldade! As embalagens e os nomes são sempre desenvolvidos para serem práticos, divertidos, inesquecíveis!

 

HM Como é a relação da marca com os maquiadores profissionais?
LD
Há mais de 40 anos a Benefit tem feito benebabes se sentirem lindas e temos isso em comum com maquiadores profissionais. Nossos produtos são feitos para todo mundo, sem regras, e os maquiadores sabem muito bem como aplicar esse conceito na prática.

 

HM Quem é o público consumidor da Benefit?
LD
Ele quer se conectar com marcas disruptivas, destemidas e capazes de expressar um ponto de vista ousado. Admiram mulheres confiantes, que não têm medo de ser quem são! A Benefit está muito alinhada com esses valores e, por isso, temos uma relação muito próxima e fiel às nossas benebabes.

 

HM Quantos produtos há no portfólio? Quais os mais vendidos no Brasil? E no mundo?
LD
Nosso sortimento é de 250 produtos. O mais vendido do Brasil é o Precisley My Brow Pencil, um lápis ultrafino para desenhar pelos na sobrancelha com aspecto bem natural. E a máscara de volume BADgal BANG! é o produto mais vendido mundialmente.

 

HM O que podemos esperar de novidades?
LD
Hoje e sempre, muita diversão, lançamentos irreverentes e maquiagem!

 

HM Como você vê a maquiagem, atualmente? O que as mulheres buscam para se sentirem mais bonitas e confiantes?
LD
Sem dúvida, todas buscam cada vez mais produtos fáceis de usar, multitarefas e com boa performance. A maquiagem atual é divertida, leve e sem regras. Vejo também um comportamento das pessoas buscando se conectar com marcas que valorizem a individualidade, que inclua gêneros e todas as orientações sexuais, que não tenham regras e assumam a diversidade como norma!

 

Ela é a cara da Benefit

Luciana de Deus nasceu em Brasília há 30 anos. Tem um sorriso espontâneo e desde muito pequena sempre amou um batom vermelho e brincar com as maquiagens da mãe. Aos 15 anos, quando começaram as festas de debutante, era na casa dela que as amigas se reuniam para fazer o make-up! Ela nunca pensou em maquiar profissionalmente, mas foi assim que a semente foi plantada! Já adulta, cursou Direito no Instituto de Ensino Superior de Brasília. Em paralelo à faculdade, ela continuava a maquiar as amigas como hobby! Começou a advogar, mas infeliz e insatisfeita, resolveu dar um tempo e realizar alguma coisa que fosse mais divertida. Advinha?Maquiagem! Em 2013 ela se mudou para o Rio de Janeiro a fim de estudar no SENAC. Desde então, já trabalhou para marcas como Shiseido, Nars e BareMinerals. Ao longo do tempo, fez cursos na Escola MADRE e no Liceu de Maquiagem. Em 2016, começou a trabalhar na Benefit como treinadora. Hoje, além de Treinadora Sênior, e de maquiar noivas, ela é a National Brow Artist da Benefit Brasil. A Lu também adora estudar sobre café e astrologia e é na corrida que refresca a cabeça para deixar a criatividade aparecer.

 

A lojinha cresceu!

Em 1990 surgiu a Casa da Benefit. Foi quando The Face Place se tornou Benefti Cosmetics. Foi aberto, também, o primeiro corner da marca, na Henri Bendel, uma famosa loja de departamentos em Nova York. Em 1997, a Benefit abriu as portas em Londres, com um corner na Harrods. A princesa Diana surgiu de surpresa na inauguração e causou um alvoroço enorme! Em 1999, o principal grupo de artigos de luxo do mundo, o francês Moet Hennessy Louis Vuitton (LVMH) adquiriu a marca. Em 2008, a nova geração de irmãs, Maggie e Annie Ford Danielson, filhas de Jean, se juntaram à Benefit tornando-se Autoridades Globais em Beleza e passaram a viajar pelo mundo levando inovação, diversão e know-how para benebabes de todos os lugares.

“Acreditamos em se sentir bem e ser confiante. Acreditamos em soluções rápidas e fabulosas de beleza… E que glamour é assumir o controle e sair arrasando. Se você não conseguir da primeira vez, passe mais batom E fique ainda mais confiante. Isso a levará onde quiser… Acreditamos que sorrir é o melhor cosmético.”
Benefesto Benefit

 

Matéria de Carmen Cagnoni  para HM 25

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar