Eles são o último passo do styling, mas nem por isso são dispensáveis. Vem saber o que são e quando usar doadores de brilho e sprays finalizadores para looks absolutamente perfeitos
Karina Hollo (@karinahollo)
Doadores de brilho e sprays finalizadores são produtos de finalização de styling. Eles garantem um toque aveludado aos fios e também dão mais brilho, leveza e maciez. Sua versatilidade permite que seja usado em todos os tipos de cabelo para vários fins. Em penteados, pode ser utilizado como toque especial para evidenciar ainda mais o brilho do cabelo proporcionando um acabamento perfeito e impecável”, destaca John Garcia (@johngarciahair), hairstylist do TP Beauty Lounge, no Rio de Janeiro.
Benefícios de cada um
Spray de brilho instantâneo funciona para todos os tipos de cabelo. “É essencial para dar brilho instantâneo em cabelos opacos – o que não pode faltar na sua finalização. Sua textura fina e leve finaliza qualquer look, com brilho máximo sem pesar. Fórmulas livre de óleo mantêm o cabelo com movimento natural e sem resíduos”, fala John. Além disso, alguns deles podem criar uma proteção contra odores indesejados, como cigarro.
Já os finalizadores spray servem para dar fixação aos penteados, incluindo os feitos com babyliss, deixando os fios alinhados e com acabamento impecável. Geralmente tem graduações de médio, forte e extra-forte. “Funcionam para todos os tipos de cabelo, são um acabamento gloss”, diz John.
Como e quando usar
“O uso é ideal após a escova, penteados ou qualquer tipo de styling. É preciso estar com os fios secos e alinhados”, diz o cabeleireiro Ricardo Gomes (@haistyle.ricardogomes). Esses produtos servem para todos os tipos de cabelo, sempre usando com moderação. A hora de usar os finalizadores realmente é após a secagem dos fios e estilização com escova ou babyliss. “Geralmente, os finalizadores são o último passo, após a modelagem dos fios”, explica Marcella Dias (@marcella.dias), hairstylist e sócio do Mega Studio Be Emotion, em São Paulo. “O ideal é lavar o cabelo com shampoo e condicionador, enxaguar bem e aplicar o leave in. Após a secagem, borrifar o finalizador a uma distância mínima de 30 centímetros. Dessa forma, o produto não deixará o fio oleoso”, continua. Como eles são produtos que darão acabamento e tem o objetivo de potencializar o styling, realmente são um toque final. “Os cuidados primordiais na aplicação estão relacionados à distância com que se aplica, sendo indicado um espaço mínimo de 20 cm e a observação da dosagem/quantidade correta para uma texturização suave e natural, sem marcações”, ensina o hairstylist Rudi Werner (@rudi.werner), do Werner Studio, do Rio de Janeiro.
Todo mundo pode
Os finalizadores funcionam para todas as texturas de fios, desde as cacheadas, crespas, até as lisas. “Eles devolvem aos fios, o brilho que o cabelo perde ao longo do tempo, ressaltando a cor”, fala Marcella. Pode ser usado em cabelos naturais, tingidos ou com mechas. “O doador de brilho pode ser um óleo, por exemplo. Gosto de usar esse tipo de produto sempre num cabelo de médio a grosso, que tenha frizz ou seja poroso, ou em um cabelo fino com uma tendência a não ser tão poroso. Então, ele pode ser aplicado nas pontas do cabelo seco”, diz o hair stylist Ronan Gedeoni (@ronangedeoni), do salão 1838, em São Paulo. Em outras palavras, os óleos finalizadores são indicados geralmente para cabelo poroso, de médios a grossos, que pede alguma coisa para ficar mais polido. Nesses casos, o doador de brilho é perfeito. Há também os sprays de brilho, sem fixação. “Esses são bons para cabelos secos. E os micro óleos, para cabelo fino”, ressalta Ronan. Todos devem ser colocados em quantidade leve, para não pesar.
E os cachos também podem se valer deles, sim! “Dá para finalizar o cabelo cacheado usando difusor com o ativador dos cachos e se quiser um plus de brilho, pode vir com uma mão bem generosa de spray de brilho por cima. Fica super bonito e dura para uma um evento, alguma ocasião”, fala Ronan.