HM – BEAUTYMADEINBRAZIL – Evaldo Ribeiro
Inquieto, atento, versátil, conectado. Nos seus recém-completados 20 anos de carreira, uma palavra não se aplica a este beauty artist: mesmice. Evaldo, baiano de nascimento e paulistano de coração, é a melhor definição de alguém em constante evolução, mutação e aperfeiçoamento. Não à toa é conhecido não apenas como criador de um tipo específico de look, mas por uma variedade incrível e majestosa deles – tudo com seu toque moderno e antenado com as principais trends. Venha conhecer um pouco mais deste talento
Sua majestade, o dom. A competência, a coragem e a alegria de criar e propor estilos diferentes de cabelos vêm de uma vasta experiência no ramo que conquistou desde a adolescência. Aos 14 anos, já sabia o rumo que daria à vida. Desde cedo, Evaldo dedicou-se a fazer o que mais ama: cuidar de cabelos priorizando a saúde dos fios, desafio que levou ao extremo tornando-se especialista em corte e química.
A construção da maestria. Em constante busca de inovações e atualizações dentro do mercado de beleza, o hairstylist especializou-se nas cidades mais cosmopolitas do mundo: Milão, Paris, Nova York e Londres. Entre as instituições renomadas nas quais estudou estão: Vidal Sassoon, Toni & Guy, Dessange Paris e Jean Marc Joubert Academy.
Capítulo 1, o começo. Com a carreira iniciada na Bahia, onde nasceu, Evaldo tomou como desafio aos 16 anos assumir o salão de beleza de seu irmão – grande exemplo e quem o colocou em contato com a profissão desde criança. O hairstylist veio de uma família de cabeleireiros e desde pequeno se mostrou interessado por esse mercado. “Comecei cortando o cabelo das bonecas da minha irmã, até que ela criou coragem e comecei a tratar dos cabelos dela e fazer sucesso com suas colegas de escola”, conta ele.
São Paulo, a chegada. Depois de alguns anos administrando seu próprio negócio em Baixa Grande e com um prêmio do ramo em suas mãos, percebeu que sua vocação era artística e a de criar estilos e trabalhar os fios. Deixando de lado a parte administrativa, veio à São Paulo para um curso e por aqui se estabeleceu com o desejo de trabalhar nos grandes salões da cidade.
Studio TEZ, sua casa. Há anos neste salão requintado da zona sul da cidade de São Paulo, destaca como seu maior objetivo é transformar seus clientes em grandes referências, com inspirações de desfiles e editoriais de moda, além de tratamento diferenciado que já é sua marca registrada. Passou também por salões como La Beau e Santa Cabeleira, onde, segundo ele, aprendeu muito sobre a profissão.
BEAUTY TALK 5
- Como e quando você decidiu ser cabeleireiro?Iniciei minha carreira no final da década de 1990, com a ajuda dos meus irmãos, cortando os cabelos deles e dos meus colegas de escola. Sempre fui incentivado por minha família – irmãos e tios.
- Como foram os primeiros anos? Você pensou em desistir em algum momento? Foram anosde muitos desafios. Por mais que se tenha o dom e trabalhe bem, não é fácil conseguir clientes se você não tem um nome no mercado. Mas desistir nunca passou pela minha cabeça. Amo o que faço.
- Como você se atualiza? Quais os principais cursos que você fez? Invisto em cursos nacionais e internacionais todos os anos como os das academias Toni Guy, Vidal Sassoon. Também sou fã do método Dessange Paris.
- Qual foi o momento mais marcante da sua carreira até hoje? Foi quando pisei no palco do Museu do Louvre, em Paris, para um showglobal de cabelo representando o Brasil com a HCF (Haute Coiffure Française) e a L’ Oréal Professionnel.
- Você considera que já chegou ao ápice da sua carreira ou ainda falta algo? Eu estou em um lugar profissional de bastante destaque e sou muito grato por isso, mas quero ser uma referência global na minha profissão.
MUST HAVE TOP FIVE
Produto que eu amo – Oil Reflections, da Wella
Profissional que eu admiro – Emma Chen
Pessoa que marcou a minha história na beleza – Vidal Sassoon
Maior conquista – meu lar
Sonho ainda não realizado – uma casa na praia
Matéria de J. Stevanato para HM 26