Você, maquiador (a), certamente já anda de olho nas novidades em pigmentação para lábios. Se você for micropigmentador (a), então, não só vê tudo sobre o tema como busca novas técnicas para aprender, certo? Hora de conhecer a Flow Lips, técnica de nanopigmentação labial promove revitalização da pele, harmonização da cor, além da correção de pequenas assimetrias, garantindo um delineado mais uniforme e realce na beleza natural, sem grandes alterações na forma e no tamanho
Carmen Cagnoni (@carmencagnoni)
Os lábios são cobertos por uma pele delicada, frequentemente exposta às condições externas, como radiação solar. Há ainda a saliva, que sempre em contato com a superfície labial estimula uma irritação primária da região. A própria anatomia e alguns hábitos podem desencadear descamação, irritação e levar ao desenvolvimento de sinais de envelhecimento precoce. “A pele dos lábios é extremamente delicada e está 100% do tempo exposta ao meio ambiente (sol, vento, frio, contato com alimentos e com bebida alcoólica etc.) e por isso merece atenção especial. Ela facilmente se desidrata. A ingestão diária adequada de água ajuda muito na hidratação, portanto o ideal é beber muita água, usar hidratantes específicos e evitar ‘morder ou lamber” a região frequentemente – a saliva, com seu pH ácido, pode piorar ainda mais o quadro e causar uma ‘assadura’ conhecida como dermatite perioral”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff (@drapaoladermatologista), dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Além desses cuidados rotineiros, um novo procedimento estético tem se mostrado eficiente para resgatar a saúde, a jovialidade e a beleza dos lábios. Denominada Flow Lips Technique é uma forma de evolução da micropigmentação labial. Criada por Natalia Martins, fundadora e CEO da Natalia Beauty (@nataliabeauty.clinic), tem atraído muitas clientes, entre anônimas e famosas, como a atriz Isabelle Drummond e a cantora Simaria. E por meio de sua academia (@nataliabeauty.academy) habilitado inúmeras profissionais do Brasil para aplicação da técnica.
UMA TÉCNICA, VÁRIOS BENEFÍCIOS
A nanopigmentação labial é um procedimento no qual é aplicado um pigmento sob a pele dos lábios. Com o intuito de definir melhor o contorno e restabelecer a sua coloração, o método contribui na recuperação e renovação dos lábios, o que gera a restauração do colágeno como resultado do processo de esfoliação e cicatrização. “Além disso, é uma técnica para revitalização da cor e correção de assimetrias ou até mesmo de cicatrizes, como, por exemplo, a camuflagem de sinais de envelhecimento e marcas de lábios leporinos. A técnica de Nanoblading Flow Lips consiste na aplicação do pigmento por meio de um aparelho responsável por inserir pigmentos na camada superficial da pele a partir de pequenas incisões feitas por nanolâminas, o que permite um resultado com efeito mais natural aos lábios”, explica Natalia Martins.
A técnica Flow Lips é executada com o auxílio de um dermógrafo para aplicação do pigmento nos lábios de maneira superficial. “Este procedimento permite que a cor fique uniforme e sem contorno demarcado, o chamado acabamento de ‘borda infinita’, método realizado com movimentos exclusivos e aprimorados por nossa equipe”, explica Natália. Para diminuir a sensibilidade local, que varia de pessoa para pessoa, é aplicado um produto anestésico a fim de amenizar qualquer desconforto para a cliente. Em função da aplicação do pigmento ocorrer na camada mais superficial da pele e ser realizada com movimentos leves, o procedimento não gera sangramento no local, apenas é perceptível inchaço dos lábios nas primeiras horas pós-procedimento.
A nanopigmentação labial é realizada em uma única sessão, na qual a aplicação do pigmento leva cerca de uma hora e meia para ser finalizado. Por não ser um procedimento definitivo, haverá um clareamento natural da pele conforme o decorrer do tempo. Entretanto, o período de durabilidade dessa técnica é em torno de 12 a 18 meses. Esse tempo pode variar conforme o organismo do paciente e com os cuidados empregados após a aplicação do pigmento.
BOX: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES E DEPOIS
Existem algumas contraindicações e cuidados que devem ser adotados pelos pacientes antes de fazer a nanopigmentação labial, como manter os lábios hidratados para receber o pigmento e, em casos de pessoas que apresentam herpes no local, deve ser feito um tratamento com a utilização de medicamentos específicos para preparar a pele. Além desse preparo, portadores de diabete, gestantes e lactantes devem consultar um médico para que seja feita uma avaliação antes.
Como a nanopigmentação labial é feita com pequenas incisões de agulha para aplicar o pigmento à pele, os cuidados pós-procedimento são primordiais para uma boa cicatrização e para que os resultados sejam satisfatórios. Por esse motivo, são indicados alguns tratamentos, principalmente durante os primeiros 30 dias. Após esse período, o retoque já pode ser realizado.
A partir do segundo dia após a aplicação, há formação de casquinhas nos lábios, que não devem ser retiradas. É importante realizar a hidratação com produtos específicos, bem como a proteção com o uso de filtro solar a fim de garantir uma boa cicatrização. Além disso, existem outros cuidados, como:
- Não deixar a área exposta ao sol, mar ou piscina por pelo menos sete dias;
- Evitar que os lábios sejam umedecidos durante 48 horas pós-procedimento;
- Comidas e bebidas quentes devem ser evitadas para não lesionar os lábios;
- Não utilizar nenhum tipo de maquiagem na região labial, incluindo batom;
- Dispensar beijos por cinco dias;
- Utilizar hidratante labial diariamente;
- Fazer uso do antiviral de costume em forma de comprimido, por um período de 10 dias, após cinco dias do procedimento.
Este procedimento permite que a cor fique uniforme e sem contorno demarcado, o chamado acabamento de ‘borda infinita’, método realizado com movimentos exclusivos e aprimorados por nossa equipe
Natalia Martins