In Colunistas, Henrique Malveis

Sem sombra de dúvidas, o marketing é a porta para o sucesso de uma empresa, independentemente de tamanho ou faturamento. No mercado de serviços de beleza, esta área do conhecimento é a chave para retomar o movimento dos clientes e atrair novas pessoas interessadas no seu negócio (geração leads).

Em uma era marcada pelo coronavírus, criar estratégias inovadoras para encarar o “novo normal” vai ser desafiador. E quem conseguir entender as novas necessidades do consumidor se destacará em meio ao oceano de concorrentes ávidos pela recuperação de sua saúde financeira.

Desde 20 de março de 2020, uma pergunta paira na mente de muitos empresários e profissionais de marketing: a Covid-19 vai mudar o comportamento do consumidor? Sim, obviamente! Durante a eclosão da pandemia, o cliente ficou distante, repensou seu padrão de consumo e não sabe ainda se vai ou não voltar a fazer negócio com você ou com a mesma frequência.

Em meio a essa afirmação, de qual lado você está? De quem age com cautela ou vai à luta em busca de reinvenção para vencer novos desafios? A resposta é depende! Nem sempre pôr em prática todas as suas ideias é assertivo nesse momento, ou seja, o marketing de desespero pode ir contra você.

Isso porquê vivemos em um momento repleto de novidades para todos, mas sabemos que ficar de braços cruzados é fomentar nossa decadência e declinar uma trajetória de muito trabalho duro. Além disso, seus gastos podem estar enxutos, mas existem muitas estratégias práticas que você pode seguir, tais como:
Primeiro de tudo, redija seus objetivos e seus planos e veja se eles são mensuráveis ou podem trazer resultado. Uma dica é repensar suas estratégias trimestralmente. Cliente são influenciados por outros clientes. Então, o marketing de indicação ou marketing de boca a boca é essencial nesse momento. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Nielsen, 83% das pessoas estão dispostas a indicar você, mas apenas 29% chega, de fato, a fazer isso. É mais barato pedir indicação do que anunciar no adwords ou em outras ferramentas tradicionais, por exemplo, pois é uma mídia espontânea de pessoa para pessoa.

Como fazer isso? Quando se trata de prestação de serviço, deixe claro todas suas medidas de biossegurança para garantir a saúde do seu cliente. Isso faz toda a diferença nesse recomeço. Reforce os diferenciais do seu negócio, a experiência que oferece em sua empresa e preserve o bom atendimento. Crie combos especiais e avalie com atenção se vale ou não fazer promoções. Presenteie suas principais clientes com alguma cortesia, hidratação, por exemplo. É básico, mas funciona.

Todo mundo sabe o poder das redes sociais. Não deixe que seu perfil no Instagram esquecida. Stories, feed, IGTV e todos os recursos da plataforma devem ficar ativas. Só não abuse das lives, ninguém aguenta mais ser bombardeado de transmissões ao vivo o tempo inteiro.

Look and Learn (observe e aprenda). Analise como sua concorrência está lidando com essa fase desafiadora, principalmente, em regiões onde a flexibilização da quarentena começou primeiro. Criar comitês com empresas parceiras também pode ajudar você a ter novos inputs para reformular seus projetos. Agora, se pergunte: quem são os stakeholders que agregariam o seu negócio?

Chegou a hora de alcançar novas estratégias de marketing para voltar a crescer de forma sustentável. Redescubra seu próprio negócio para voltar a interagir com consumidores. A hora é agora!

Henrique Malveis

Colunista

Henrique Malveis é jornalista e tem 13 anos de experiência em comunicação corporativa. Possui MBA em marketing pela Universidade de São Paulo. Trabalhou com marcas do Grupo LVMH, L’Oréal e O Boticário. Seus projetos tiveram destaque na imprensa internacional, como The New York Times e CNN International. Hoje, está à frente da equipe de marketing do Salão 1838.

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