A Hair Brasil PRO, evento totalmente dedicado aos profissionais de beleza e cabelos, marcou o calendário do setor no primeiro trimestre do ano, investindo na força da educação como pilar para o crescimento do mercado nacional
Carmen Cagnoni (@carmencagnoni)
Em sua 21ª edição, a Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética aconteceu em São Paulo. Contando com uma rica grade de eventos agregados no Fórum Hair Brasil, ela consolida a sua importância educacional, garantindo uma grade de eventos completa, que abrange diversos segmentos da beleza profissional, além de apresentar novidades e lançamentos a um público gabaritado.
Profissionais de vários segmentos da beleza caminharam pelos corredores do Expo Center Norte, tradicional local de eventos de grande porte na capital paulista, em busca de novos produtos e tecnologias, além da ampliação de conhecimento.
Com foco em cinco pilares, Negócios, Educação, Networking, Produtos e Lançamento de Novas Marcas, a agenda dos quatro dias da feira enriqueceu a experiência dos visitantes, como cabeleireiros, barbeiros, gestores de salões e clínicas, maquiadores, manicures, visagistas entre outros profissionais da área, atuantes no Brasil e na América Latina.
VIVA A MAIORIDADE!
Desde a primeira edição, em 2016, a Hair Brasil foi categorizada como um momento importante para atualização, realização de negócios, educação e network para
Atingindo o marco de 21 edições, a Hair Brasil se consolidou como um dos momentos mais aguardados pelo mercado para educação e qualificação profissional. Como em todos os anos, o Fórum Educacional teve uma intensa programação de congressos, workshops, oficinas, simpósios, seminários e palestras. “Celebrando 21 anos, reafirmamos o compromisso com a área dos profissionais de salões de beleza, trazendo centenas de novidades em produtos e um amplo leque de eventos educacionais para garantir o nosso compromisso com a educação para um setor cada vez mais forte e desenvolvido”, afirmou Antônio de Carvalho Junior, diretor da Hair Brasil.
“A Hair Brasil Pro 2024 foi um evento melhor do que o do ano anterior, 2023, tanto do ponto de vista educacional quanto na geração de negócios para as pequenas e médias empresas, o que nos leva a pensar nas melhorias para 2025. Com o aumento da nossa área educacional, valorizaremos ainda mais nossos expositores, que com a qualificação do profissional do visitante, terá em seu norte a geração de negócios de qualidade”
Antônio de Carvalho Junior
FÓRUM EDUCACIONAL HAIR BRASIL
Tendo como marca forte e robusta o envolvimento com educação, e o foco na qualificação profissional, a Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética abriu espaço para os congressos do mercado de beleza profissional no Brasil. Sempre sob coordenação de profissionais renomados do meio, eles compartilham informações técnicas e de altíssima qualidade para todos os participantes. Congressos, seminários, meetings, workshops e hands on trouxeram grandes nomes de diferentes segmentos para compartilhar experiência, conhecimento e técnicas de excelência e alto nível educacional.
Pioneira no lançamento de diversos eventos, como Congressos para Manicures, Visagistas, Dermopigmentadores, entre outros, em 2024 essa vertente inovadora se confirmou com uma programação extensa. Os conteúdos do Fórum Educacional Hair Brasil Pro 2024 giraram em torno de temas relevantes para a atuação no segmento, como cabelos, colorimetria, manicure, maquiagem, negócios e gestão, barbearia, visagismo e dermopigmentação.
Desde 2022, o evento conta com a parceria educacional de dois mestres do visagismo no Brasil, Robson e Tânia Trindade, que foi reforçada neste ano. Os dois profissionais foram responsáveis pela Curadoria Educacional do 2º Congresso de Barbearia (edição Mulheres), 10° Congresso Científico de Visagismo, Saúde e Bem-Estar (do qual são coordenadores convidados desde a primeira edição, em 2013), 2º Congresso de Terapia Capilar Humanizada, 12° Congresso de Maquiagem, 1º Congresso Internacional de Colorimetria e Imagem Pessoal, 1º Meeting de Identidade Visual e Digital e Arena Educacional Hands On.
Além disso, Robson e Tânia Trindade também organizaram a Virada Educacional da Hair Brasil, que aconteceu na madrugada de domingo (24/3) para segunda-feira (25/3), com 24 horas de programação online via YouTube, com os principais trabalhos apresentados nos Desafios Online de Mechas, que aconteceram durante todo ano pós e pré Hair Brasil 2023/2024.
PROGRAMAÇÃO EM ALTA
Os tradicionais Congressos de Manicures, Maquiagem, Tricologia, Terapia Capilar e Visagismo retrataram temas de relevância para todos os setores envolvidos, com mais de 60 profissionais passando pelos palcos dos quatro auditórios ao longo dos quatro dias de feira.
Como novidades da grade de programação: o 1º Meeting de Identidade Visual e Digital abordou a importância da presença online para profissionais da beleza. Já o 1º Congresso de Colorimetria para Imagem Pessoal levou ao palco profissionais de renome para apresentarem temas que embasam a importância da cor na construção da imagem. E o 1º Seminário de Embelezamento Capilar tratou de temas diversificados relacionados à saúde, estética capilar, colorimetria, aos alongamentos, cortes e tratamentos de couro e haste, além de trazer grandes nomes para um pocket show inovador apresentando os segredos dos profissionais que conseguiram quadriplicar o faturamento aplicando o embelezamento capilar no dia a dia profissional.
2º Congresso de Barbeiros – a novidade deste ano foi a edição especial focada em profissionais mulheres, com a maioria das palestras ministradas por barbeiras de destaque em seus ramos de atuação.
2º Congresso de Terapia Capilar Humanizada: “Temos, hoje, terapias integrativas que visam tratar as pessoas de forma holística. Encontramos, atualmente, ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que podem ser utilizadas como agentes coadjuvantes nos processos de tratamentos. Esse congresso integra as tecnologias ao potencial humano”, concluiu Pietro Trindade, coordenador. “Abordamos também a inovação das matérias primas, os resultados, a anamnese, o diagnóstico e o atendimento humanizado, levando o paciente a voltar a ter um olhar para si mesmo. Abordamos protocolos e associação de aparelhos que podem tratar disfunções, patologias e alopecias”, contou Takae Sasaki, coordenador.
12º Congresso de Maquiagem – com Tânia Trindade, coordenadora convidada, trouxe à pauta o tema do empreendimento. “Mesclamos informações para os maquiadores iniciantes e os mais experientes e tivemos também palestrantes que falaram sobre a imagem pessoal, fotografia, como construir personagens para o cinema, entre outros temas”, pontuou. A questão digital, por meio de influencer de make artístico, também fez parte da agenda educativa, com os insights profissionais associando visagismo ao cinema e à construção de marca pessoal.
Congresso de Manicures – o posicionamento profissional no mercado de trabalho, as complicações decorrentes do uso incorreto das técnicas para colocação de unhas artificiais, e uma mesa-redonda ao final do evento, com mediação de Jacira da Silva, cujo trabalho é voltado para a saúde das unhas e a remuneração das manicures, foram os pontos altos.
ARENA EDUCACIONAL HANDS ON
O espaço inédito do Fórum Educacional Hair Brasil 2024 recebeu 15 profissionais em apresentações abrangendo diversos temas, como arquitetura geométrica do corte, rentabilidade financeira com penteados rápidos, corte chanel, mechas na água, atendimento humanizado na barbearia, cortes para crespos e cacheados, atendimento às noivas etc.
No primeiro dia de evento, profissionais de diferentes regiões do Brasil apresentaram técnicas de corte, saúde capilar com ênfase na questão holística e produtos naturais, que trazem bem-estar aos clientes.
Ráila Holística, do salão Realeza dos Cachos, localizado em Belém (PA), demonstrou técnica desenvolvida no salão, e Afroterapia Capilar Naturalista, na qual trabalha-se com ativos naturais, muitos dos quais brasileiros, vindos da região Amazônica, como cupuaçu, andiroba e maracujá. O tema Design de Corte sem Padrões, desenvolvido por Nara Fernandes, também da Realeza dos Cachos, foi outro assunto abordado, mostrando técnicas que levam em conta o formato da cabeça em combinação com os fios.
Jai Menezes, terapeuta capilar e cabeleireira, especialista em mechas e colorimetria terapêutica, atuante há quase 20 anos no mercado da beleza, trouxe para o Fórum a terapia humanizada, assim como os seus pilares, como a importância de se tratar os clientes de dentro para fora. Foram abordados ainda os óleos essenciais e a sinergia com shampoos e outros itens terapêuticos, além de técnicas de tratamento de couro cabeludo e como melhorar o bem-estar dentro dos espaços de atendimento.
Kelson Vecchio apresentou o passo a passo do corte pixie, usando técnica da Academia Vidal Sassoon. Wanderley de Pádua abordou a colorimetria e a permanente que, de acordo com ele, está voltando à moda, curiosamente entre os consumidores masculinos.
No segundo dia, muita informação, especialmente sobre técnicas práticas e inclusão no mercado de beleza, esteve em voga. Os participantes puderam aprender como ingressar no mercado e até como ganhar mais dinheiro aplicando métodos específicos, que otimizam o tempo de trabalho. O cabeleireiro Bruno Peluffe esteve à frente do tema Penteados Express, demonstrando como ganhar dinheiro de forma rápida, sem perder a qualidade.
Fernandes Hairstyle discorreu sobre o tema psicológico que costuma travar o crescimento profissional, em palestra sobre a alta performance profissional, ressaltando como desbloquear os medos que atrapalham a evolução de carreira.
André Farias, expert no mercado de vendas e transformação de cabelos humanos, mostrou como ingressar na área, tratando sobre etnias, metodologia e quais os canais de venda neste segmento estão em crescimento.
Cortes de cabelos, assim como suas tendências foram os assuntos abordados por Nell Carmo, que mostroutécnicas de repicar, desfiar, texturizar e compactar.
Entre os vários workshops, Método Penteados Lucrativos foi realizado pelo renomado cabeleireiro Paulo Persil – conhecido como “Mago das Noivas” -, e um Mão na Massa desvendou O Segredo dos cortes que só os cabeleireiros famosos sabem fazer, com Rodrigo de La Lastra.
HAIR BRASIL PRO BLACK
Em uma área totalmente dedicada aos profissionais que trabalham com cabelos ondulados, cacheados e crespos, foi oferecido muito conhecimento específico para atendimento ao público com este perfil, em palestras, workshops e um Congresso Científico, além de produtos desenvolvidos para esses tipos de fios.
Contando com a coordenação de Edson Beauty, um dos principais nomes do segmento, a programação Pró Black Megashows apresentou profissionais renomados no setor, como o próprio Edson, além de Ana Paula, Carla Verana, Wally Custódio e Rubisnei Correa, além de contar com a participação de profissionais de marcas expositoras. Este espaço inédito também sediou desfiles de moda e acessórios afro.
“Os nossos megashows foram voltados às tendências de cortes, penteados e finalizações para cabelos crespos e cacheados, trazendo o que há de melhor tanto em produtos como em técnicas, apresentadas por um time fantástico de experts neste segmento, que tem crescido de 30% a 70% ao ano”, disse Edson Beauty.
Os expositores levaram para o espaço uma grande variedade de produtos para tratar os cabelos e o couro cabeludo, ao mesmo tempo em que investiram em ensinar os cabeleireiros visitantes a utilizarem corretamente os produtos e tratamentos químicos voltados a clientes com este perfil.
BATALHA DOS BARBEIROS
A competição de barbearia artística, que acontece desde 2016, movimentou a Hair Brasil mais uma vez. A disputa idealizada pela cabeleireira e empreendedora cultural carioca, Érica Nunes, também conhecida como “Madrinha dos Barbeiros”, foi marcada pela exibição de técnicas profissionais, e pelo clima de descontração e amizade. A competição deste ano contou com as categorias corte, com 30 competidores, e desenho, com 20, e vale o Cinturão de Barbearia para cada uma delas – tradicionalmente, os famosos cinturões são passados de vencedor a vencedor.
Na abertura do evento, o barbeiro Tubarão, bastante conhecido no meio, fez uma apresentação especial.
SEBRAE TAMBÉM MARCOU PRESENÇA
Os pequenos negócios que abraçam a sustentabilidade no segmento da beleza e que integram o projeto Cosméticos da Amazônia, do Sebrae,estiveram presentes na Hair Brasil 2024, gerando oportunidade para que os profissionais de todos os segmentos da beleza e demais visitantes conhecessem o potencial dos produtos formulados com insumos florestais amazônicos, que cada vez mais ganham a preferência dos consumidores em todo o mundo – o Brasil é o4º maior mercado global de beleza e o peso das micro e pequenas no segmento é um dos mais expressivos na economia do país. Do universo de 1,4 milhão de CNPJs que atuam nesse setor, mais de 99% são pequenos negócios (sendo 1,2 milhão de MEI).
“Queremos que esse público de interesse conheça toda a riqueza do bioma da Amazônia e, além disso, mostrar como os donos de pequenos negócios originados nesse território conseguem unir ancestralidade, inovação e tecnologia”, esclareceu a coordenadora nacional de Beleza e Cosméticos do Sebrae Nacional, Andrezza Torres. De acordo com ela, ações do Sebrae voltadas para o desenvolvimento de pequenos negócios na bioeconomia integram a nova política de industrialização do país, marcada pela sustentabilidade e inovação, para estimular a competividade e produtividade das empresas.
Andrezza Torres também apresentou o painel Mercado da Beleza e Tendências, no 15º Seminário de Gestão e Inovação para Pequenos e Médios Negócios de Beleza. Segundo a especialista, cada vez mais os salões de beleza, as barbearias e as esmalterias, entre outros negócios de serviços, estão abrindo espaço para produtos ligados ao mercado clean beauty. “É uma tendência que não é uma onda passageira, mas que veio para ficar, pois existe um interesse do público consumidor em adquirir produtos de belezas mais naturais, veganos, botânicos, orgânicos e sustentáveis”, pontuou.
Um case do projeto
A Ver-o-Fruto, de Belém do Pará, cujo nome se inspira na feira Ver-o-Peso, tem no caroço de açaí o seu elemento base de produção. “Entrei nesse ramo com o propósito de contribuir para o meio-ambiente, desenvolvendo artigos com resíduos da agroindústria do açaí”, detalhou a engenheira Ingrid Teles, fundadora e CEO da empresa.
No Pará, o açaí faz parte da cultura alimentar o que gera uma quantidade entre 16 e 17 toneladas de caroços descartados de forma irregular diariamente na capital paraense. A quantidade exacerbada gera lixo e problemas ambientais. A oportunidade de participar do programa Inova Amazônia, iniciativa do Sebrae que fomenta a criação e desenvolvimento de negócios inovadores com uso sustentável de recursos da biodiversidade amazônica, foi fundamental, segundo Ingrid, para a estruturação da empresa. Com dois anos de existência, a Ver-o-Fruto tem como público-alvo, profissionais que atuam como esteticistas. No estande do Sebrae, a empresa promoveu os dois mais recentes lançamentos: esfoliante facial suave e shampoo em barra com óleo de patauá e manteiga de murumuru.
INOVAÇÃO, CULTURA E CONHECIMENTO
A Hair Brasil Pro 2024 também foi palco de uma grande aposta da dupla de curadores educacionais Robson e Tânia Trindade: o lançamento oficial de uma coleção bibliográfica intitulada 50 Mandamentos e um Segredo: desvendando os mistérios da barbearia, de autoria de 55 profissionais e dividida em 37 livros (escritos entre os meses de junho/23 a março/24). Esta já é a maior coleção de livros para o mercado de beleza e estará disponível em diversos idiomas – com a versão em português free para Kindle – e
Outra novidade foi a publicação dos Anais dos Congressos na Revista Acadêmica Hair Brasil, na qual as principais palestras apresentadas nos últimos anos tiveram seus artigos científicos relatados, gerando maior visibilidade e a ratificação da credibilidade necessária ao levar educação de qualidade aos profissionais da beleza.
Os visitantes da Hair Brasil também puderam conhecer uma Exposição Digitalinédita idealizada e produzida por Robson, Tânia e Pietro Trindade e totalmente desenvolvida com IA – com a utilização de Machine Learning e DataBase contemporânea – focando a beleza LGBTQQICAAPF2K e sua representatividade.
BOX: PROJETO SOCIAL
Uma parceria inédita entre a Hair Brasil e a Aegla, marca referência de produtos profissionais para manicures, levou para a feira o projeto social Aegla na Comunidade. Jacira Marcial, à frente do projeto que leva cursos gratuitos de capacitação em nail design para mulheres de comunidades carentes do Rio de Janeiro, trouxe seu trabalho social para o pavilhão do Expo Center Norte. “A partir do curso realizado no evento, as alunas saíram preparadas para trabalhar com alongamento de unhas, conquistando a possibilidade de ganhar seu sustento”, contou.
Boas-novas para a próxima edição
Muitas novidades estão previstas para o próximo ano, e algumas delas já podemos contar! Prepare-se! O Fórum Hair Brasil Pro 2025 já tem data e novo local definido: 19 a 22 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, que conta com shopping integrado. O endereço é na região da famosa Avenida Paulista, local de fácil acesso (incluindo via transporte público) para os muitos profissionais que desejarem participar de 40 conferências e mais de 200 palestras e atividades previstas. A organização do evento também destaca Hair Brasil Masters Stravaganza, shows apresentando looks elaborados com magia e glamour por grandes estrelas dos salões brasileiros. Uma grande novidade na área da Educação, ponte forte do evento, é a realização de seminário intensivo, com duração de cinco horas, na primeira semana de cada mês (os eventos podem ocorrer presencialmente no Auditório Hair Brasil do Complexo Frei Caneca ou via YouTube). Estão previstos 10 encontros ao longo de 2024/2025 com três grandes nomes/profissionais a cada apresentação.
Para informações acesse www.hairbrasil.com.br