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HM – BEAUTY POWERFULL WOMEN – H – ED. 19- Março de 2019

ALQUIMISTA DA BELEZA

Inocência Manoel é a mente e o coração da Inoar  Em parceria com seu filho, Alexandre, construiu uma empresa sólida e respeitada, conquistando não só o Brasil, mas o mundo. “Não sou mulher de sonhos, sou de planos e metas”. Conheça a trajetória dessa guerreira, exemplo de determinação e amor pelo que faz!

Os dados são impressionantes: a Inoar está presente em 45 países e já tem distribuidores na Inglaterra, França, Espanha, Polônia e Rússia. Como se não bastasse, fincou raiz na Europa, inaugurando em maio de 2018 a Inoar Europa, com sede em Lisboa, Portugal. Lá, montou um Centro de Treinamento para distribuidores e cabeleireiros profissionais. No catálogo da empresa estão mais de 300 itens englobando produtos para cabelos, dermocosméticos e maquiagem. Para suprir a demanda de mercado, produz, mensalmente, cerca de 550 toneladas de cosméticos. O carro-chefe de vendas é a Linha Argan Oil System que promove tratamento, disciplina e toque macio aos fios fragilizados e secos.

Parece difícil acreditar que uma empresa desse porte tenha começado em uma cozinha de casa. Pois é isso mesmo! A Inoar surgiu, oficialmente, em 2008. Tanto Inocência quanto Alexandre já atuavam no mercado de cosméticos. Inô, como é carinhosamente chamada, tinha um salão de beleza e, ainda bem jovem, já se dedicava a misturar fórmulas na busca por produtos que atendessem sua necessidade de tratar o cabelo crespo. Alexandre, por sua vez, era representante de vendas de marcas internacionais de cosméticos.

No início dos anos 2000, Inocência já fazia suas misturas para obter um produto capaz de dar movimento ao cabelo crespo, tratando-o antes e depois da redução de volume. Isso fez com que começasse a conquistar clientes, bem como despertou o interesse de outros profissionais. Na época, a Escova Japonesa (ou definitiva) era um dos procedimentos mais realizados por quem desejava um cabelo mais domado e menos volumoso, mas tinha consequências. Por isso, Inô seguia em busca de um produto melhor. Em 2007, finalmente, seus experimentos chegaram ao ápice: uma fórmula mais suave e com um novo protocolo de uso oferecia esses benefícios com menor agressividade aos fios. Surge a Escova Marroquina.

O então Inô Oficina do Cabelo, salão localizado em um bairro da zona sul paulistana, vira point de cabeleireiros em busca de cursos e informações do produto que misturava queratina líquida com óleos de tratamento, bem como da forma correta de aplicação. O sucesso foi tão grande que a fabricação artesanal já não era mais suficiente. Nasceu a Inoar. “Desde quando eu tinha o salão e criava fórmulas caseiras − fato que me levou a ser conhecida como alquimista dos cabelos –, trabalhando todos os dias e muitas noites, havia dentro de mim a ânsia de desenvolver produtos inovadores para mim e para as minhas clientes. A Inoar nasceu desse compromisso. Eu tenho muito orgulho de atender a demanda de meus consumidores e isso, sim, eu sabia que faria, apesar do caminho árduo e de todas as dificuldades do mercado da beleza que muitas vezes de belo não tem nada”, avalia.

Decorridos 11 anos do nascimento da empresa, a Inoar acumula sucessos e não cessa a busca por novidades – foi a primeira a trazer para o Brasil, por exemplo, o óleo de argan. Tudo isso porque seus fundadores, desde o princípio, entenderam que junto com cada cliente vem o seu desejo de se sentir mais segura, poderosa e feliz. Hoje, Inocência Manoel, além de co-fundadora é diretora de Marketing, Criação & Desenvolvimento; e Alexandre cuida da gestão empresarial.

UM DESAFIO A CADA DIA

Quem vê de longe pode julgar a trajetória como um caminho de sorte. Puro engano. A vida de Inocência teve (e tem) muitos obstáculos a serem vencidos. Como ela alerta,não há dias sem desafios”. Isso porque o mercado cosmético é altamente competitivo. É preciso inovar sempre, estar atenta a toda movimentação, enfrentar concorrências desleais, falsificações de produtos, dificuldades para importar matéria-prima. “Não existe zona de conforto”, avisa.

E esses contratempos a acompanham desde os tenros anos. No início, enfrentei muitos obstáculos financeiros. Os bancos não forneciam capital sem garantias e na época eu não tinha nada e ninguém acreditava no meu negócio. Eu comprava materiais para fazer apenas 5 litros de produto – não tinha dinheiro para mais. E fazia tudo na cozinha da minha casa! Eu vendia 1 litro para pagar o meu transporte e o resto eu dividia em amostras que deixava para os clientes experimentarem. Eu dava treinamento sobre o uso do produto durante os fins de semana e assim ia conquistando clientes. Demorou, mas dessa forma eu consegui juntar verba para aumentar a produção. Comecei com um liquidificador, depois eram 10. Até eu conseguir comprar a primeira fábrica”, lembra orgulhosa.

O filho, Alexandre Nascimento, teve uma participação muito importante nessa bela história: abandonou a faculdade de Medicina para administrar a Inoar. “Ele investiu na empresa e as dificuldades sempre serviram de aprendizado para nós. Conforme fomos crescendo, e a Inoar chegou a um patamar incômodo para as grandes marcas, me vi nadando com tubarões e sem poder sangrar. Empresas nacionais e multinacionais estão nessa corrida, algumas com muitos mais recursos que os nossos. Então, a realidade é bem dura. E eu, como mulher, tive isso multiplicado por dez”, constata. Arrependimentos? Ela contrapõe: “Nenhum! Imagina! A gente acerta e erra… e quando erra aprende mais do que quando acerta. O que seria da minha história sem cada pedaço do que passei? Já tive momentos ruins. Como qualquer empresário, fui enganada e roubada, mas essas experiências nos fortalecem como empresa e como pessoa”.

 

RESPEITO E COMPROMETIMENTO

O sucesso sempre é consequência de um trabalho desenvolvido com estratégia e foco nos ideais. No caso da Inoar, três pilares nortearam todo o trabalho de criação de produtos e não sofreram alteração em decorrência de modismos ou crises financeiras. O respeito ao indivíduo, o respeito ao meio ambiente e o respeito aos animais estão presentes desde o primeiro cosmético lançado. E assim seguirá! “Para mim, criar e divulgar procedimentos éticos soma-se à busca do consumidor por mais informações sobre o impacto dos ingredientes na vida e no planeta. Todos os novos produtos Inoar são criados com essa filosofia e são 100% veganos. Isso significa que não são testados em animais e não contêm ingredientes de origem animal. Além disso, a empresa vem trabalhando composições livres de silicones, parabenos e conservantes sintéticos, buscando, cada vez mais, ingredientes botânicos, como nos lançamentos da linha Natural Collection, contendo também aspectos de aromaterapia; e da linha Vegan que marcou o posicionamento da empresa em 2015 e agora ganha nova embalagem, além de novos itens”, enaltece.

De acordo com ela, desde 2015 as composições passaram por uma revisão e estão sendo reformuladas para uma ‘Inoar cada vez mais verde’ em toda a cadeia produtiva, incluindo as embalagens mais recicláveis, as fórmulas biodegradáveis e matérias-primas com ingredientes naturais. “Como todos os produtos passam por testes, mas nunca em animais, e a Inoar usa em suas formulações ingredientes de origem vegetal – e não animal -, a empresa entrou para a lista PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) de empresas livres de crueldade (cruelty free) e vegan, em 2016. Dessa forma, utiliza o selo da ONG em suas embalagens”, conta.

 

CONHECIMENTO DE CAUSA

Entender e antecipar os desejos de quem valoriza o ato de se cuidar. A Inoar é assim, uma marca muito atenta às demandas do público e, consequentemente, faz da inovação sua marca registrada em todos os sentidos. Seja na pesquisa para o lançamento de novos produtos, bem como na comunicação do que está disponível para o mercado. Essa ênfase em atender ao consumidor foi comprovada por meio de um estudo realizado pela Nielsen Company (empresa global de coleta de informação, dados e medição) que há dois anos a apontou como uma empresa que antecipa as tendências ao lançar produtos cosméticos alinhados com os desejos do consumidor. Inocência Manoel alega que isso é fruto de muita pesquisa, conhecimento e experiência com cosméticos e com a beleza: “Um conceito abstrato que transformamos em algo tangível no nosso processo de desenvolvimento. E em um mercado extremamente competitivo, temos que ter agilidade e muita resiliência. Não é um setor fácil e só chegamos até aqui porque nunca paramos de lutar”, argumenta.

 

MADE IN BRASIL

Batalhas não faltam! Pequenos, médios e grandes empresários sabem como é difícil crescer em um país tão cheio de dificuldades, de altos e baixos econômicos, de política instável como a dos últimos anos. Não há dias fáceis em um cenário desfavorável para gerir uma empresa, em um país com o contexto de insegurança, de desigualdade, de machismo. É aí que entram as múltiplas habilidades que uma mulher precisa ter para se destacar. O segredo? Inocência revela: muita criatividade e coragem. “Quando uma mulher precisa ir à luta, o que ela faz? Ela se arruma, se enfeita. A beleza empodera, melhora a autoestima. Então, a essência do meu negócio está ligada ao enfrentar a vida, sem fragilidade, porque a briga é de gigantes. É assim que a gente se reinventa”, enfatiza.

Para validar seu pensamento, ela cita o grande publicitário Nizan Guanaes: “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. E explica: “Não basta você ser criativa, é preciso brigar. A Inoar é ousada por natureza, tanto nos seus lançamentos quanto na sua comunicação. Em 2015, fomos pioneiros ao lançar a campanha #Diferente, tendo como modelos Tathiana Piancastelli, atriz com Síndrome de Down, e Maiara Barreto, cadeirante. Há dois anos, incluímos em nosso congresso anual um painel para debater a representatividade – que tem tudo a ver com beleza, cosméticos e comunicação. Isso é inovação, é ousadia, isso é humano. Não dá para fazer mais do mesmo, é preciso inventar soluções”, garante.

 

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Para a grande líder, o sucesso vem de um trabalho em equipe. E liderar é um de seus grandes talentos, tanto que foi indicada ao prêmio Gestora do Ano, condecoração que reconhece e homenageia a excelência individual de executivos de alto nível em todo o mundo. O caminho é seguir práticas pré-estabelecidas? Segundo ela, não existe receita, mas a opção dela é realizar uma gestão humanizada. “Existem diversos tipos de liderança – e cada vez mais pessoas ensinando a liderar. O trabalho é onde passamos a maior parte do nosso dia e fazer com que as relações no ambiente corporativo sejam agradáveis e promovam crescimento pessoal e profissional é a função primordial de qualquer gestor”, acredita Inô.

Por isso, ela pratica a chamada liderança solidária. Inocência explica que isso significa olhar o grupo com foco no interesse de todos. É analisar o cenário macro e agir desde o micro. Gerar debates e reflexões acerca de cada trabalho a ser desenvolvido abre espaço para a criatividade e motiva a equipe. Mais do que isso: faz com que cada tarefa a ser desempenhada seja genuína, autoral e reconhecida, e não apenas o cumprimento de uma meta.

“O papel do líder solidário é se colocar no lugar do outro, é exercer a empatia no ambiente de trabalho e fora dele. Acredito que esse seja um dos principais motivos por eu estar tão conectada com meu time. Mais do que delegar tarefas, nós as descobrimos juntos. E conseguimos soluções inovadoras a partir da experiência de cada um. Minha equipe costuma dizer que quando eu passo um job, já o vejo finalizado e começo a pensar no próximo. É verdade, pois a liderança solidária resulta em confiança. Sabe-se o que esperar um do outro e essa troca simplesmente não tem preço”, diz enfática.

 

VALOR RECONHECIDO

As estratégias de ação em todos os campos estão dando certo. Prova disso é que a Inoar é uma empresa acostumada a ganhar prêmios – e sua co-fundadora, também, pois já recebeu muitas honrarias. A última delas foi o Diploma Fundação de São Paulo da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo. Apesar de ter vivenciado tantas glórias, cada uma delas se torna única. É um reconhecimento, afinal, a luta é diária. As premiações, no Brasil e no mundo, fazem parte do sucesso que não é só meu. Eu crio muitas coisas, mas fico feliz que o resultado das minhas criações vai além, passa por uma equipe comprometida e chega a consumidores engajados com a marca. Então, o prêmio é de todos. Significa que estamos no caminho certo, não é? Por isso, eu não poderia citar só um prêmio como o mais importante, eu considero todos muito valiosos. Desde o reconhecimento do valor de produtos criados por mim pela revista Allure, até os prêmios do projeto Beleza Solidária, pois realmente reconhecem nossas iniciativas. Todos eles têm sua grandeza e o meu mais profundo agradecimento”, afirma.

As glórias colhidas pelo caminho, no entanto, não comprovam que todos os objetivos já foram atingidos. Em 2018 a Inoar foi repaginada e ganhou um posicionamento ainda mais verde, com produtos veganos e botânicos. Em seu blog, Inô escreveu à época: “É preciso fazer este caminho de volta, de reconexão com a nossa essência. Não só na indústria, mas em tudo. Hoje, com tanto acesso à tecnologia e informação, temos uma geração que, graças a Deus, lê os rótulos e não aceita colocar qualquer produto dentro de casa. A gente quer os melhores produtos, mas quer também que eles sejam feitos da melhor forma. Com qualidade, ética, respeito ao meio ambiente e aos animais. Esse é sim um caminho sem volta que celebro todos os dias. Com muito orgulho por atender a essa demanda, que está totalmente alinhada com meus próprios valores. Isso precisa estar acima de qualquer lucro”, defende.

 

NOVOS ARES

Cada novidade é celebrada como uma nova conquista. Assim, duas novidades voltadas ao público infantil já se tornaram a grande paixão de Inocência: as linhas Inoar Baby Little Vegan e Inoar Little Vegan trazem para os bebês e as crianças produtos 100% veganos. Com formulação botânica, oferecem o que a natureza tem de melhor, sem agressões ao meio ambiente.Com as novas coleções, reforçamos nosso compromisso com o respeito à vida. A ideia de lançar produtos direcionados para este público, em primeiro lugar, vem ao encontro dos nossos compromissos e valores. Queremos que as crianças percebam a importância de escolhas protetoras da natureza, dos animais e do meio ambiente. Essa linha é muito autoral, é um projeto especial para mim. A natureza e os animais têm tudo a ver com uma infância mais feliz e saudável. Crianças em contato com a natureza ganham o entendimento da própria existência, da qualidade de vida e da preparação para o futuro. E é um contraponto a esse mundo cheio de excessos, de tecnologia e hiperestímulos”, pressupõe.

Na concepção de Inocência, quando observamos o mundo que nos cerca, povoado de plantas e animais, exercitamos o equilíbrio, entendemos e vivenciamos sensações como calma, paciência, respeito, concentração, curiosidade e independência. “Brincando com as crianças, podemos levar as questões de sustentabilidade e de atitudes mais generosas para dentro de casa, ensinando os pequenos a olhar e aprender com o próximo. Participar de projetos sociais e ambientais desde cedo é uma oportunidade para eles refletirem sobre as responsabilidades que devem ter no meio em que vivem. E, finalmente, por meio de exemplos concretos dos adultos, de amor e carinho, a criança levará lições que perdurarão por toda a vida”, reflete.

Por isso, essa coleção infantil vem com uma série de livrinhos, trazendo lições sobre partilha, empatia, solidariedade, cuidado com os animais e o ambiente em que vivemos. A ideia é colaborar para a criação de uma sociedade mais humanizada e menos consumista. Na linha também há um óleo de massagem e um guia das manobras da Shantala (técnica para relaxar o bebê e promover conexão entre ele e os pais). “Eu sempre fui fã de óleos e sei da importância do tato para a criação do vínculo com os bebês”, justifica.

 

MULHER ÚNICA

Superatuante no âmbito profissional, Inô já se acostumou aos questionamentos sobre como conciliar os desejos pessoais com uma rotina tão complexa. Ela analisa: “Neste mercado tão competitivo, quem para é engolido. E quem vai para a arena não sai sem um arranhão. As marcas que carrego na minha trajetória existem, pois abri mão da minha vida pessoal, uma vez que estou à frente dos processos da Inoar. Vida profissional e vida particular então, para mim, andam juntas. Eu nunca paro, dia e noite estou pesquisando novos ativos e novas soluções cosméticas. Testes acontecem de forma contínua e analiso cada produto. Mesmo quando estou em casa, minha cabeça está na empresa, nos projetos sociais, há tanto a fazer… Então não é uma questão de conciliar, pois meu trabalho é a minha vida – e ele não me dá folga”.

Porém, é claro, a co-fundadora da Inoar precisa arejar a mente e recarregar as energias vez ou outra. Nesses momentos, gosta de estar com seus bichos e plantas. E ainda deseja retomar algumas ações pessoais importantes, como dar palestras de cunho social. “Quero falar de mulher para mulher, contar os obstáculos que devem ser enfrentados quando se decide mudar o próprio destino. No meu blog, abordei um estudo sobre mobilidade social que apontou que 35% dos filhos de pais posicionados no estrato de um quinto da população mais pobre do Brasil terminam a vida na mesma condição. Não progridem. Eu, que vim de uma família muito humilde, consegui mudar essa regra. Não há receitas infalíveis, mas ouvir a trajetória de pessoas que conquistaram seu espaço traz incentivo. As mulheres, principalmente, precisam disso num cenário empresarial ainda muito machista. Estou me preparando para essas palestras. Eu já cursei a Faculdade de Letras da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), mas quero voltar a estudar, a fazer uma nova faculdade para ter mais embasamento.”

 

INSPIRAÇÃO FEMININA

A vontade de transmitir força e poder de batalha para tantas mulheres vem do fato de Inocência conhecer profundamente as dificuldades que elas ainda enfrentam em pleno século XXI. Mas ser um exemplo tem sua carga. “Essa é uma responsabilidade que aceito, pois há muita desigualdade e poucas oportunidades para todas nós. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que as mulheres estudam mais, passam mais tempo ocupadas com tarefas domésticas em comparação aos homens e ganham menos. E isso sem citar o preconceito ou discriminação no mercado de trabalho. Ser inspiração para alguém que quer mudar esse cenário me fortalece. Quando pego um frasco da Inoar nas mãos, não vejo um shampoo, um creme. Vejo a minha vida inteira ali. O produto passa toda a minha, a nossa história e as nossas consumidoras se identificam com ela. Nós trabalhamos assim: queremos deixar algo concreto para a história da Inoar, fazendo parte da vida das pessoas.”

Sendo assim, a responsabilidade social faz parte da essência da Inoar. É nesse sentido que o já consagrado projeto Beleza Solidária, fundado por Inocência Manoel, atua. Ele ajuda na melhoria das condições de vida de centenas de famílias, tanto por meio de ações de caráter emergencial, como a distribuição de kits destinados a cuidados pessoais; quanto por meio de parcerias com instituições beneficentes e de seus cursos de capacitação, o projeto, que tem como propósito estar conectado com o próximo, já recebeu mais de 5 milhões de reais em investimentos. Por ações do Beleza Solidária, entre vários prêmios conquistados por Inô (e pela Inoar) estão: Prêmio Excelência Mulher e Fraternidade Aliança Aca Laurência; Embaixadora da Paz pela ONG Mulheres pela Paz Mundial (Women´s Federation for World Peace) e o título de Dama Comendadora oferecido pela Câmara Brasileira de Cultura.

 

PENSAMENTO DE VIDA

Quando peço para minha entrevistada terminar a nossa conversa com uma frase, um ditado, um lema, ela não hesita: “Gosto muito de uma famosa campanha da Apple de 1997, quando Steve Jobs reassumiu a companhia. Ela dizia assim: isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. As peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo (condição ou estado atual). Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para a frente. Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que de fato o mudam”. Esta é Inô!

 

Matéria de Carmen Cagnoni para HM 19

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