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Quando este tema – tão em foco e necessário nos últimos meses – surge, L’Oréal Professionnel é a primeira a levantar a mão e dizer: temos! E, como nos conta sua diretora Erica Pagano, não se trata apenas de inovar em produtos e serviços, mas em conceitos, posicionamento, ações, causas, co-relações humanas. A marca, bem como todo o Grupo que a contém, conseguiu em meio a pandemia, não só seguir firme no seu propósito de sempre fazer bem e melhor, como se reinventou no in e no out, no online e no offine, na IA e na humanização, no desenvolvimento de produtos e serviços que vão dar o que falar, fechando um ciclo completo, perfeito e disponível para quem não tem medo de fazer o futuro hoje e agora

 

HM Diz a lenda que mais do que criar algo novo, inovar passa por transformar o que já existe – no caso, uma indústria capilar gigante – em algo superlativo e anos-luz melhor do que se sonha. A inovação de LP passa por estas crenças e valores?

Erica Pagano Quando a gente olha a nossa história, nossa herança, gosto muito de voltar no tempo e pensar em nosso fundador, Eugène Schueller. Ele sempre tratou inovação como cerne da marca que estava criando. Para tal, olhava a consumidora e a necessidade do profissional. A partir desta fusão de desejos e interesses, desenvolveu produtos para que os cabeleireiros pudessem fazer seu trabalho sem receio, com confiança, e que obtivessem resultados confiáveis e incríveis, ou seja, que mudassem a vida das mulheres com toda a segurança. Então, eu diria que temos, sim a inovação no nosso DNA e que ela pode ser vista tanto no sentido de aprimorar o que já é muito bom quanto na criação de algo que ainda sequer foi pensado.

 

Como promover inovação com o que já é bom e consagrado?

EP carrega consigo produtos ícones, marcas fortes. Veja o exemplo da coloração Majirel, com mais de 40 bem sucedidos anos de mercado. Mudamos tudo nela, menos a nossa fórmula; isso é o tipo de inovação que promove melhorias, mas não abandona a alma, a essência do que se é. O que fizemos em Majirel foi trazer para ela os novos movimentos do mundo, como a assertividade do respeito ao ecologicamente correto, do menor impacto ambiental, do desejo do público consumidor de ser colaborativo no quesito sustentabilidade. Quando se fala em inovação há que se pensar em todo o ciclo e não apenas em parte dele. O nosso compromisso não acaba na criação de um produto, mas em toda a sua trajetória.

 

Toda empresa tem seus processos de criação. Como eles acontecem em LP?

EP O Grupo L’Oréal é a empresa do segmento de cosméticos que mais investe em inovação no mundo. Estamos falando de mais de 900 milhões de euros por ano. Nossa aposta é sempre pelo trabalho colaborativo, de co-criação. Temos hoje o que chamamos de drive-countries: Brasil, China, EUA, Índia, França e Reino Unido, os 6 maiores países para LP no mundo. Unimos profissionais destes países em encontros especiais para o compartilhamento de conhecimento, desejos, necessidades. Além de uma time de pesquisadores, cientistas e químicos nas equipes de desenvolvimento, temos um lugar garantido para os profissionais falarem de suas demandas. Este é o jeito LP de olhar a necessidade do consumidor e do profissional e entregarmos o que eles desejam e necessitam. Lembro que para isso, precisamos de pesquisa, de investimento, de conhecimento empírico, do entendimento profundo do que está acontecendo com o cabelo. Treinamentos são rotina. Estamos em uma marca profissional, temos que saber do produto, como ele funciona, o que ele faz. Por isso, todo mundo precisa estar muito treinado. Nós somos muito atentos a isso.

 

E a que esta pesquisa toda nos leva em termos de novidades em produtos e serviços para os próximos meses?

EP tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Eu destaco 3 delas que devem impactar profundamente o dia a dia no salão porque atendem desejos de uma grande massa da população.

  • INOA, a primeira coloração sem amônia, à base de óleo. Teremos um mega investimento neste produto. Temos muito a fazer por esta coloração que é um marco no mercado. Graças a ela, o dano até então inevitável ao fio pela remoção e recolocação do pigmento atingiu um outro nível. A preocupação com o fio saudável chega ao seu ápice com INOA e estamos muito firmes no propósito de fazê-la crescer mais e mais aos olhos de profissional, dando todo tipo de treinamento que ele necessite para um bom desempenho.
  • PRO LONGER, primeiro tratamento preenchedor de pontas. Nossas pesquisas confirmaram o que o cabeleireiro já sabia intuitivamente: 8 em cada 10 brasileiras desejam fios longos. Mas, até o momento, o drama do cabelo sem densidade e das pontas ultra danificadas só poderia sem resolvido com o corte. A linha recupera esta área delicada, mantendo o comprimento dos fios.
  • BLOND STUDIO 8 BONDER INSIDE, descolorante com tecnologia de proteção embutida. Além do cabelão, brasileira ama ser loira. Mas descolorir é um processo que requer o máximo de cuidado e proteção. Por isso seguimos nessa busca incessante de melhora de perfomances com máxima preservação dos fios. Com Bonder Inside e seu complexo protetor isso já será possível muito em breve no Brasil!

Olhando para este trio, vemos que nossa missão segue sendo a de dar ao cabeleireiro o máximo possível de ferramentas para que ele possa criar sem restrições.

Com a digitalização da vida, a inovação tecnológica também chegou à LP, certo?

EP Sim, com certeza! Vivemos a transformação digital da companhia a fim de deixarmos a vida do profissional mais fácil e ao mesmo tempo ativa. Aplicativos, webinares, lives, tudo foi criado rapidamente para atender esta demanda de comunicação imediata. E fizemos tudo isso sem perder nosso principal mandamento: somos uma empresa de produtos profissionais, trabalhamos para cabeleireiros. O movimento I Stand For Pro (Estou ao lado do profissional, em tradução livre) mostra isso muito bem. Queremos entender a cliente na ponta, mas atuamos junto ao profissional de salão. Criamos, por exemplo, o E-Diagnóstico, um protocolo para que o cabeleireiro preenchesse para a cliente. Como o nome sugere, é um diagnóstico a distância; quando a cliente voltar ao salão, ele já saberá tudo sobre o cabelo dela, os serviços e produtos ideias, o tempo do atendimento. Isso não só o ajuda no trabalho em si, mas fortalece as relações com a clientela.

 

Estamos em 2020, mas atendendo como se estivéssemos em 2025. Como vocês estão atendendo esta demanda do profissional e gestor de salão neste cenário?

EP Com a pandemia, aceleramos tudo que tínhamos. EAD, por exemplo: nossa educação passava pela visitação, pelo contato presencial. A gente não teve medo de errar; e saímos testando. Por meio do Access, disponibilizamos masterclasses, tudo de forma gratuita, investimos pesado na educação digital. E como somos uma comunidade, reforçamos nossos laços com nosso dream team. O Loreal Pro Conecta foi uma das ferramentas utilizadas, como o E-Diagnóstico, como já citei. A tecnologia foi uma forma de trazermos o contato que sempre foi tão relacional, próximo, de outra maneira. Avançamos 5 anos em 5 meses e nunca vamos parar de nos reinventar.

 

“Estamos maximizando a voz do nosso profissional. Como marca, temos que dar espaço para que ele se fortaleça, que tenha as ferramentas necessárias. Podem acreditar, estaremos juntos ao longo de toda a sua jornada. A gente realiza sonhos. Começamos com ele no Instituto que é a base e depois caminhamos pelo Star Pro, Dream Team de Embaixadores, entre outros. Somamos 3,5 milhões de pessoas na nossa comunidade”

 

Matéria de Deise Garcia

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