em Notícias

Profissional das tesouras, beauty artist antenado, anote aí: nesta temporada, nenhuma cliente vai conseguir sair do salão sem pelo menos uma destas beauty trends na cabeça. São as tendências mais quentes do Planeta. Você está preparado (a) para elas?

Karina Hollo @karinahollo

Blue eyed blond model, looking away

Está nos tapetes vermelhos e nos feeds do mundo todo – assim como também nas ruas. Franjas e comprimentos mais curtos estão sob os holofotes. Celebridades (e mulheres normais) estão trocando seus fios longos por cortes na altura do queixo, alguns com nomes como bob italiano e bob executivo. No tapete vermelho do Oscar de 2024 também só deram eles! Vimos Zendaya, uma das pioneiras do chanel da temporada, na melhor estética “estrela de cinema”, com um estilo elegante e polido, enquanto Maggie Rogers inspirou-se em Meg Ryan. Até a supermodelo Gigi Hadid aderiu.

O bob da estação

E a lista de famosas-inspiração para cortes de cabelo inclui as influenciadoras Thaynara OG e Maíra Cardi, que exibiram fios castanho-escuro e preto, em um comprimento long bob. “O mushroom bob, que é uma versão atualizada do corte cogumelo, vai bombar nesta temporada. Ele é marcado pelo estilo reto e simétrico, acima dos ombros, que garante um maior volume nas pontas. É o caso da Maíra Cardi, além de Meredith Duxbury, Yara Shahidi e Kourtney Kardashian. Já a Thaynara OG incrementou o corte com uma ponta levemente mais comprida na lateral do rosto. Esse truque garante um visual mais alongado, suavizando os traços do rosto”, analisa o hairstylist Rudi Werner. Segundo ele, este comprimento ganha popularidade por ser mais prático para o dia a dia, ideal para a rotina da mulher moderna. “O long bob em versões atualizadas, garante um toque de sofisticação e modernidade ao visual. Para finalizar em casa, basta sempre escovar/modelar as pontas para dentro. Este é o charme do corte.”

            Entre as vantagens do Chanel, está ser fácil de arrumar, sofisticado. “Ele é simples de lidar no dia a dia, é super prático, não exige muito, o que faz dele ideal para a rotina da mulher moderna. Além disso, ele traz um toque de sofisticação e modernidade equilibrados para o visual”. É a vez das linhas retas. “O corte Chanel vem com uma base mais marcada e uma linha mais minimalista no perímetro, deixando de lado o bico. O comprimento ideal é na altura do trapézio ou mais curto”, fala Rafael Bertolucci, sócio e hairstylist do Studio W.

            Na opinião de Marco, os cortes chanel do momento são exatamente dois: o Old Hollywood, que Penelope Cruz está usando agora no comercial da Chanel e a atriz Sidney Sweeney, no red carpet. “Aquele famoso chanel francês escovado arredondado, aquele chanel gordo redondo que ela está na capa da Elle francesa. O outro chanel do momento é o Boy Bob. Basta ver a última edição do Oscar. Ele é curto na altura do lóbulo da orelha e o comprimento seguindo o ângulo do rosto. Está a um palmo acima da saboneteira. Ele é curtíssimo na nuca”, fala Marco. O hairstylist conta que esse corte é perfeito para uma mulher moderna, que gosta de moda, que segura um cabelo curto, que é um cabelo mais fácil de secar. “E ainda dá para fazer um babyliss na horizontal para apenas uma onda ou usar a chapinha lisérrima, que fica muito sofisticado também. Tem toda a graciosidade, enquanto a mulher fala, botar atrás da orelha, deixa a nuca amostra – uma arma muito grande de sedução feminina”, comenta ele.

Franja mania

“Uma amiga veio aqui no salão e me disse: Marco, você só fala de franja! Eu imediatamente respondi: sim, elas são o assunto do momento. Como vou deixar de lado a beauty trendy mais on dos últimos tempos? Mas eu não estou falando de qualquer uma não, a franja do momento é a macro bang, o terror dos oftalmos. Aquela franja que fica cobrindo o olho, que incomoda, camuflando mesmo o olhar. Ela virou um must – foi sensação dos desfiles das Semanas de Moda de Paris, Milão e Londres”, diz o sabe tudo de cabelo Marco Antônio de Biaggi. Na verdade, vale tudo:  para as modernas, a franja curtíssima no meio da testa. A franja Bardot é ótima principalmente para quem costuma usar golas altas de outono e inverno e prende um rabo de cavalo. “Como ela é mais curta no centro, no meio, na altura da sobrancelha e mais comprida nas têmporas, dá aquele sexy appeal, né?”, fala Marco. “E a franja desfiada também dá leveza. A gente tem visto todos os tipos de franja nas coleções. Na minha opinião, a franja do momento, indiscutivelmente, é essa que apareceu a Lana Del Rey, né? E teve aquela do desfile do Dries Van Noten, que virou uma febre. Outra queridinha também é a Billie Eilish que apareceu recentemente com essa franja”. Marco diz que todo mundo pode usar algum tipo de franja. “Só quem tem o rosto redondo precisa tomar cuidado com franja grossa, espessa.” O truque dele para secar a franja é usar uma escova dura, quadrada, para lá e para cá, e ela já vai cair reta. “Já a Bardot, é legal uma escova larga, para ficar levemente arredondada.”

            “Franjas desconstruídas e irregulares trazem um resgate dos anos 2000 e fazem sucesso entre os mais modernos. E a grande aposta é a baby bang que é uma franja mais curtinha e delineada deixando a testa amostra”, enumera Rafael. “Entre as mais pedidas está a franja cortina, para um look mais sensual, ainda e tem aumentado muito a procura pela baby bang, mais alternativa.”

Para Rudi, a aposta também são as versões mais alongadas e com mais volume. “A tradicional franja Bardot é a grande estrela da temporada. Ela é clássica e traz um toque de sensualidade, ao mesmo tempo”, diz ele. Não é à toa: ela pode ser adaptada para todos os tipos de rosto, mas principalmente quem tem a face arredondada é beneficiada com esse corte, já que ele alonga e suaviza os traços. “Para arrumar, os bobes são uma boa opção para fugir das fontes de calor. Se preferir, pode optar por modelar com secador e escova, de curvatura média, sempre modelando para os lados direito e esquerdo. Não esqueça do protetor térmico antes”, ensina Rudi.

            Se o inverno é a melhor época para cortar a franja? Podemos dizer que sim. “Isso porque durante o verão o cabelo e a pele costumam ficar mais oleosos, o que pode causar danos ao fio, deixando-o ressecado e poroso, assim como pode causar danos à pele, que por conta da produção sebácea que resulta em acne. No inverno, com as temperaturas amenas, ambos os problemas são amenizados.”

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar