Admirável equipamento novo!
Em tempos de IA (inteligência artificial) ativa em todos os segmentos, de casas e escritórios automatizados e eficientíssimos, nos deparamos com ferramentas de trabalho que ainda nos surpreendem, como o mais recente lançamento da marca italiana GA.MA ITALY, o IQ2, um secador de última geração que “muda a vida” do hairstylist. Para saber mais sobre o produto e o que a marca está preparando, HM falou com Deise Carvalho, Gerente de Marketing da empresa, uma mulher à frente do seu tempo
Deise Garcia (@deisegarcia)
HM Quando a gente acha que já viu de tudo em tecnologia, vocês aparecem com um secador que só falta falar…. Estamos no limite das possibilidades nesta área ou ainda há muito a criar?
Deise Carvalho Realmente o secador iQ2 é extremamente tecnológico e a brincadeira é super válida no “só falta falar”. Mas, quando pensamos em tecnologia para os produtos, nunca poderemos nos dar por satisfeitos. A GA.MA Italy é uma marca que busca constantes inovações em seus produtos, pois está no DNA da organização pensar em tecnologias e inovações. Portanto, ainda existem muito mais possibilidades para desenvolvermos, com o objetivo de proporcionar aos consumidores da marca sempre a melhor e inesquecível experiência de beleza.
HM Chegar a um produto assim demanda muita pesquisa, certo? Como se trata de um update da família iQ, como ele foi pensado? As alterações e melhorias foram demandas dos usuários ou criações internas da equipe de produtos?
DC Sim, demanda anos e anos de pesquisas, testes, laboratórios e ensaios. Começamos os estudos de iQ em 2017. O iQ nasceu em Abril de 2019 na Itália e no Brasil especificamente, lançamos em Setembro do mesmo ano. Já sabíamos que seria um produto completamente revolucionário e diferente de tudo que já existia no mercado de eletrobeleza até aquele momento. O iQ foi uma mudança de paradigma no segmento, pois é o primeiro secador do mercado que entrega: performance, leveza e durabilidade. Tínhamos plena convicção que o iQ iria chancelar a marca que respira tecnologia e busca por inovações. Sobretudo, sabíamos também que o objetivo seria ampliar a família e quando o primeiro secador iQ foi lançado, já tínhamos equipe em laboratório fazendo ensaios para melhorias de recursos e acessórios para o próximo. Durante esse período de vida do iQ, ouvimos muitos consumidores e coletamos informações de todos os países, o que também foi importante para chegarmos em ajustes finos para este lançamento. Além disso, já estamos considerando outros secadores dentro da família iQ.
HM Quantas pessoas e áreas estão envolvidas na criação de um produto assim?
DC São alguns times envolvidos para o desenvolvimento de um produto. O trabalho é multidisciplinar, envolvendo as áreas de: Engenharia, Designers de Produtos, Fábrica e Pesquisa, ou seja, são quatro áreas trabalhando em
conjunto para a criação de um produto. Temos uma fábrica na Itália dedicada com uma equipe composta por 12 engenheiros e uma equipe de testes e desenvolvimento na China, composta por 10 pessoas. Na Argentina, está alocada a equipe de Designer de Produtos, composta por 6 colaboradores.
HM O que cabe ao Brasil em termos de área de desenvolvimento de produtos?
DC Aqui no Brasil somos privilegiados, temos uma fábrica que fica localizada no Polo Industrial de Manaus, ou seja, podemos acompanhar de “perto” o desenvolvimento de produtos extremamente importantes dentro do portfólio da GA.MA Italy. Além da fábrica, temos uma equipe de produtos que fica em São Paulo, que também respira inovação, análises e pesquisa de mercado para que possamos estar sempre a frente de nós mesmos. O Brasil contribui para grandes desenvolvimentos, como por exemplo o desenvolvimento da tecnologia Bivolt dos secadores, como também o desenho de diversas linhas de produtos. Também contribuímos globalmente em tendências, pesquisas e testes de produtos.
HM Como a GA.MA Italy Global vê a GA.MA Italy Brasil? Como é o relacionamento das equipes?
DC Temos um ótimo alinhamento entre as equipes. O global visualiza que o Brasil é uma grande potência no mercado de beleza, o que é um fato! Isso contribui muito para o desenvolvimento do trabalho aqui no Brasil, pois sempre levamos muitas ideias, propostas e sugestões, o que sempre agrega muito no trabalho e acaba sendo compartilhado como boas práticas para os demais países e mercados. Por todos os meus anos de
GA.MA, avalio que temos um relacionamento saudável e agregador entre as equipes.
HM Vocês encontraram um time de embaixadores muito comprometido. Como chegaram a nomes como o da Bruna Fabrício, por exemplo?
DC O projeto embaixadores foi idealizado aqui no Brasil, que virou referência para todos os outros países e ele foi desenvolvido com muito amor e cuidado. Antes de abordarmos os profissionais, estudamos por um determinado período a vida deles. Uma espécie de detetives nas redes sociais, para de fato sabermos se aqueles profissionais tinham “match” com a marca. Não queríamos errar em nenhum convite/proposta. A vinda da Bruna, foi muito especial para mim, pois eu sempre acreditei no poder feminino e sentia a necessidade de ter uma mulher forte, como a Bru que pudesse de alguma maneira representar as profissionais cabeleireiras, mulheres, consumidoras, mães e todas as “multitarefas” que somos. E ela entrega tudo isso!
HM Vocês têm concorrentes de peso na área de equipamentos. Como lidam com a questão de reserva de tecnologia? E patentes?
DC Sim, temos concorrentes importantes não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo. E temos muita responsabilidade em cuidar das patentes de todas as criações que desenvolvemos. Com isso, buscamos sempre inovações para estarmos a frente da concorrência.
HM Qual a importância do profissional de beleza brasileiro para a marca?
DC O profissional de beleza para a marca é de extrema importância, pois ele é o formador de opinião para o consumidor final. O profissional muitas
vezes, indica determinados produtos para os consumidores e acaba sendo uma figura que valida essa futura compra. Portanto, estar próximo desse profissional é de suma importância para a marca.
HM Falando de sua gestão (longa) no MKT da empresa, como se sente sendo uma mulher líder, bem-sucedida e tocando histórias de sucesso de produtos?
DC Sou muito feliz e realizada pela minha trajetória profissional e pela história que construí na GA.MA até aqui. Possuo um time de Marketing unido, nos apoiamos e nos acolhemos em todos os momentos. Sinto que ainda precisamos de mais mulheres em cargos de liderança, principalmente se tratando do mercado de beleza. Entendo que já avançamos em alguns aspectos, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Eu luto diariamente para encorajar, empoderar e buscar mais mulheres nessas posições. Espero estar trabalhando para um futuro profissional melhor para as próximas gerações de mulheres.
HM Quais os planos para o biênio 2023 e 2024?
DC Para os próximos anos, estamos trabalhando fortemente na ampliação do portfólio de produtos, buscando entender as necessidades do mercado.
Um dos objetivos da empresa a nível global, é melhorarmos em países que ainda temos muito mercado para explorar, como por exemplo: Estados Unidos. Teremos muitos lançamentos previstos para 2023 e 2024, que foram de certa forma reprogramados, devido ao período da pandemia que vivemos.
HM O que podemos esperar da marca ainda para 2023?
DC Até o momento já tivemos três lançamentos de produtos dentro das categorias de prancha e secador. Agora, no mês de Maio, teremos o lançamento de três máquinas da linha profissional para os barbeiros. Para o segundo semestre, estamos preparando um grande lançamento para os consumidores que buscam produtos profissionais para uso doméstico.
“O profissional de beleza para a marca é de extrema importância, pois ele é o formador de opinião para o consumidor final. Muitas vezes, ele indica determinados produtos para os consumidores e acaba sendo uma figura que valida essa futura compra”
“Ainda em maio, tivemos o lançamento de três máquinas da linha profissional para os barbeiros. Para o segundo semestre, estamos preparando um grande lançamento para os consumidores que buscam produtos profissionais para uso doméstico”
“O iQ foi uma mudança de paradigma no segmento, pois é o primeiro secador do mercado que entrega: performance, leveza e durabilidade. Tínhamos plena convicção que o iQ iria chancelar a marca que respira tecnologia e busca por inovações”