Representar uma marca como Sebastian (@sebastianprobrasil), que sempre esteve à frente do seu tempo, que sempre abraçou causas, que sempre quebrou padrões e regras e que nunca perdeu de vista o futuro e todas as suas possibilidades não é difícil… Ooopps, não é não! Se o artista convidado para ser o Ícon for alguém com talento de sobra, carisma acima do comum, criatividade explosiva e técnica apurada, o trabalho fica bem mais fácil. Certo, William Anselmo (@williamansel), Icon Sebastian?
Deise Garcia (@deisegarcia)
HM Em uma enquete rápida, muitos colegas o chamaram de visionário no quesito criatividade e dedicação. Você concorda com esta definição de si mesmo?
William Anselmo Sim, alguns amigos dizem isso e eu fico lisonjeado. Porém, sempre falo, eu vivo disso e vivo para isso, pelo que eu faço. Sobre a minha criatividade, eu sempre vou além, tudo me inspira. Aonde eu vou, por onde eu passo, pessoas, estilos, qualquer lugar que eu olho, eu vejo que é possível transformar em beleza. Passo muitas horas pensando em como eu posso desenvolver algo diferente, como posso enxergar além do que já existe. Sou muito dedicado em tudo o que faço, sempre quero entregar o melhor. Costumo falar que eu entrego o meu melhor para vocês. Sou assim, tudo o que faço é com amor e com entrega.
HM Você nunca escondeu que tem muito de autodidata. Aprender sozinho compensa?
WA Depois de 25 anos de profissão você acaba tendo um pouco mais de facilidade. Não que você aprenda sozinho, eu não aprendo nada sozinho, mas o que acaba facilitando o processo é o fato de eu doar o que tenho para as pessoas. Eu exerço isso não só em treinamentos com profissionais, eu aprendo no meu dia a dia, com as pessoas que eu converso. Eu dou explicações, mas não são rasas, tento passar as ideias de forma completa. Então eu estou sempre aprendendo, por ser muito aberto a sugestões e feedbacks. Uma dica que eu dou para os profissionais é: conhecimento nunca é demais. Você tem que buscar e querer, tem que correr atrás, ir fundo. E claro, depois de 25 anos, os processos passam a ser mais fáceis.
HM Como você se mantém antenado com as tendências – já que vemos muitas delas nos seus trabalhos antes mesmo de elas virilizarem?
WA Até eu fico incrédulo comigo mesmo, com muita coisa que eu vejo que estão fazendo e eu já fiz. Eu fico pensando “Que legal, será que eles viram? Será que estão replicando?”. Eu acho que é por eu sempre estar antenado, não só sobre beleza de cabelo, mas eu estou sempre estudando moda, vendo filmes, desfiles, cenas de músicas, recriação de festivais. Eu estou sempre tentando absorver coisas diferentes do que já existe. Eu tenho tentado fazer diariamente uma pesquisa. Por exemplo, se eu vejo uma marca de perfume, eu começo analisar essa companhia, ver o Instagram deles, quem dirige a marca, as revistas que publicam sobre eles, os fotógrafos que os fotografam e todos os cenários. Estou sempre estudando, olhando, imaginando. Costumo testar nas bonecas que eu tenho no salão as ideias, para ver se vão ficar legais. Depois eu replico nas modelos, quando vou fotografar e funciona muito. Acho que tudo é na base do estudo, do feeling e da vontade.
HM Como você construiu sua carreira – puro acidente ou muita sorte ou muito planejamento?
WA Eu nunca imaginei que eu teria uma carreira como essa. Desde quando eu comecei, eu sempre quis dar o meu melhor. Comecei a trabalhar com 11 anos, como estoquista de uma marca de sapatos. Depois fui para outra loja vender brinquedos, também fui dobrador de roupas e gerente. Então eu sempre trabalhei com o público. A minha mãe sempre trabalhou no Jacques Janine, uma rede de salões grandes. Então eu ia com ela, ela não tinha com quem me deixar. Eu ficava no banquinho do shopping, com 5 anos de idade, esperando terminar o turno dela. Assim fui conhecendo esse mundo e fui gostando. Mas nunca pensei que teria uma carreira de sucesso como cabeleireiro. Isso foi fluindo com a minha dedicação. Comecei como assistente, passei a me dedicar, a me entregar. Foi quando eu comecei a ver que dava para colher frutos, construir uma carreira. Eu não tinha certeza sobre nada, na verdade eu ouvi mais nãos do que sim. Foi dedicação e insistência. Eu falo sempre, não desista no meio do processo. A vida não vai facilitar nada, mas o resultado de profissionais que dão certo é isso, o quanto eles aguentam as pancadas que a vida dá.
HM O que o Will pessoa leva para seu trabalho? Como isso te ajuda?
WA Eu levo muito respeito. Respeito pelas pessoas, pelo profissional, a audiência, aquela pessoa que está assistindo. Eu tenho essa preocupação desde a publicação de uma foto, algo que vou escrever, até nos treinamentos. O principal também é a humildade, saber de onde você saiu e o que você é. Saber que você não é melhor que ninguém. Levo também o amor e a dedicação.
HM Os clientes mudaram seus hábitos, vontades, tempo. Como você se adapta a isso?
WA Os clientes mudaram muito depois da pandemia e eu mudei com eles. Eu sou um profissional que trabalha super-rápido. Antes eu tinha os assistentes, hoje eu não tenho, porque até isso mudou, esse cuidado que você deve ter com o cliente. Antes, com vários assistentes, a gente não dava tanta atenção. Hoje o cliente quase não tem tempo e quando vai ao salão ele quer alguém que se dedique para ele, que dê atenção, ouça ele. A pandemia mexeu muito com as pessoas, elas estão sensíveis. E quando você encontra um profissional que te trata com amor, que te ouve, que te valoriza, isso faz toda a diferença. Os hábitos dos clientes mudaram e isso me mudou como profissional. Me moldou como um profissional e ser humano melhor.
HM Qual sua relação com Sebastian, uma marca que sempre teve os olhos no futuro?
WA A minha relação com a Sebastian sempre foi muito incrível, desde o início, quando a marca se reinventou e começou com força aqui no Brasil. Sempre foi apaixonante. Me abriu os olhos para outras coisas. Ser cabeleireiro é muito mais que ser somente cabelereiro. Você é um artista, um artesão. Quando eu vi uma publicação da fundadora da marca, em que ela diz que acredita que através da beleza podemos mudar o mundo, isso me fascinou, porque é verdade. A beleza não é só o belo, o que a gente olha e o que nos gera desejo. A beleza engloba muitas outras coisas. O futuro da Sebastian que ela sempre quis ver não era só no mercado da beleza como um cabelo bonito, ela sempre quis entregar algo a mais para o seu cliente. Por isso, ela é uma marca visionária, porque está sempre pensando no próximo, em como colocar todos juntos. A marca mostra isso, ela é feita para todos os públicos e isso é ser visionário.
HM Como se sente representando a marca com seu trabalho?
WA Eu me sinto muito feliz. Ao mesmo tempo que a felicidade toma conta de mim, eu vejo que é uma responsabilidade muito grande que eu trago para mim, mas que eu sempre quis. Sempre busquei essa responsabilidade e amo cuidar e zelar por algo que também cuida e zela por mim. Eu falo que a Sebastian sempre foi uma troca muito justa, porque ela sempre me ajudou, me fez crescer, mudou a minha vida. O que faço para a Sebastian é com amor, é real.
HM Como esta fase está sendo planejada por você e pela marca, o que podemos esperar?
WA Eu e Sebastian estamos planejando algo muito incrível. O que vocês já conhecem, que já é lindo, vai ficar ainda melhor. Muita beleza, muito tratamento, muito amor pela beleza dos cabelos e dos seres humanos que ali estão.
HM Qual sua visão do futuro da beleza no salão para os próximos anos?
WA Vejo muito pelo lado do cliente, do ser humano que vem até o salão nos prestigiar. Eu vejo que os profissionais terão que olhar cada vez mais com um olhar diferenciado para suas clientes. Imaginando sempre algo que elas possam replicar em casa, pois com o passar dos anos elas terão cada vez menos tempo para estarem nos salões. Eu percebo também que elas estão aprendendo a dar aquele toque de beleza diferente no dia a dia delas. Elas querem cada vez mais aprender e isso é incrível. E a tecnologia também tem ajudado isso acontecer. Eu vejo profissionais atentos, não só na beleza de salão, mas na beleza que vem de dentro do cliente, na moda. As mulheres estão cada vez mais com menos tempo e nós vamos ser responsáveis em ajudar. Para dar dicas, ensinar como secar o cabelo, usar um babyliss, um produto. Vejo algo parecido como consultor de beleza. Então o futuro é esse, profissionais que pensem não só no momento dentro do salão, mas pensem no bem-estar das clientes fora dali. Isso vai ser maravilhoso.
O futuro é esse, profissionais que pensem não só no momento dentro do salão, mas pensem no bem-estar das clientes fora dali. Isso vai ser maravilhoso.
Eu falo que a Sebastian sempre foi uma troca muito justa, porque ela sempre me ajudou, me fez crescer, mudou a minha vida. O que faço para a Sebastian é com amor, é real.