O bushido, palavra japonesa que significa caminho do guerreiro, traz um código de ética que contém 7 principais valores: justiça, coragem, lealdade, honra, respeito, honestidade e compaixão. Este código regia a conduta do samurai, termo traduzido do japonês que significa “aquele que serve, sempre com lealdade e empenho”. Os samurais acabaram desaparecendo como grupo no Japão, mas, vez por outra, somos surpreendidos por pessoas cujo exemplo mantém vivos os preceitos do bushido. Celso Kamura, persona à frente do salão que leva seu nome, embaixador criativo da Wella Professionals e da Marco Boni e dono de uma marca de cosméticos capilares, a C.Kamura Produtos, é o nosso samurai brasileiro. Sem medo de ousar, de dividir de ensinar, de falar o que pensa, de brigar pelo que acredita, este talento é a alma e o coração do C. Kamura, endereço de beleza que virou marco na cidade de São Paulo e que celebra seus muito bem vividos 25 anos
Deise Garcia (@deisegarcia)
Como é celebrar 25 anos quando boa parte dos salões não chega nem aos 25 meses?
Nossa…. É um orgulho, porque eu ralo muito, desde muito cedo, prezo muito pela minha equipe, pelas minhas clientes e tento ficar de olho em tudo o que acontece no mercado. Procuro ter profissionais artistas, versáteis e que realizam um serviço de excelência, com produtos de qualidade e ainda imprimam essa identidade de moda que é tão forte nos meus trabalhos, na minha vida na verdade. Não fiz o C.Kamura sozinho, grande parte da minha equipe está comigo há mais de 20 anos. Tem gente que está desde a abertura e a gente já desenvolveu grandes talentos nesse tempo todo. Ao mesmo tempo é muita responsabilidade, porque as pessoas se inspiram em você, te têm como referência e isso tem um peso grande. Procuro me cercar de profissionais competentes em todas as áreas que eu não domino, como a administração, gestão de pessoas, marketing, redes sociais, comunicação…porque eu não faço nada sozinho. Mas juntos, a gente consegue ser maior e mais forte. E também procuro me desafiar, a conhecer mais sobre as redes sociais, sobre as formas de me comunicar com a minha cliente, com a minha equipe, promover educação, apresentar novidades do mercado…não podemos parar no tempo… Eu costumo dizer que a concorrência é ótima. A gente cresce e aprende com nossos concorrentes também. Sempre respeitei todos eles e acho que tem cliente para todo mundo.
Quais as principais lições que estes anos todos na beleza trouxeram?
Que o sucesso é fruto de trabalho duro, não tem atalho; que treinar a equipe te fortalece; que o mercado da beleza é maravilhoso. Ele sempre se levanta; que as redes sociais são um saco, mas necessárias! São seu portfolio de trabalho, seu cartão de visita.
Qual o papel da equipe no sucesso do salão e como manter todo mundo unido?
Ter uma equipe treinada, confiante e boa no que faz te dá segurança. Confiança que, independente para qual profissional a cliente for direcionada, o trabalho vai ser bem-feito, que atendimento vai ser carinhoso e que a cliente vai sair feliz do salão. Nos momentos que tive de me ausentar do trabalho para fazer as clientes celebridades, ou um desfile fora do Brasil, ou uma semana de SPFW, eu tive minha equipe para me cobrir, para não deixar minhas clientes na mão e isso não têm preço. Além disso, eu também me alimento da minha equipe, eles me trazem novidades, uma maneira diferente de fazer uma escova que eu ainda não sabia, me ajudam a pensar num look de desfile para uma foto… é muito rico poder dividir essas informações aqui dentro do salão. É muito difícil trabalhar a motivação. Porque eu, pessoalmente, acredito que a motivação não tá fora da gente, ela tá dentro. A gente precisa ser motivado com o que escolheu para vida, ser otimista, positivo e resiliente, mas a gente trabalha com pessoas e precisamos ser flexíveis, bons ouvintes e fazer boas escolhas. Tento estar cada vez mais presente.
Quais características suas, Celso, vc levou para seu negócio? O que seu negócio acrescentou à sua personalidade?
Eu sou persistente, levo meu trabalho muito à sério, não desisto fácil, não tenho medo de mudança e sou uma pessoa generosa. Com a pandemia, eu aprendi que preciso olhar pro meu negócio com mais carinho, estar mais próximo da gestão, tanto administrativa quanto de pessoas. A parte administrativa eu nunca tive muita paciência, mas aprendi que preciso me dedicar mais à essa área.
“Eu me alimento da minha equipe, eles me trazem novidades, uma maneira diferente de fazer uma escova que eu ainda não sabia, me ajudam a pensar num look de desfile para uma foto… é muito rico poder dividir essas informações aqui dentro do salão”
Certamente são muitas histórias memoráveis… Mas se tivesse que começar um livro com elas, qual abriria o capítulo?
Kkkkk, tem muita história…já era para eu ter escrito um livro, mas nunca dá tempo. Eu acho que começaria do final…eu achei que já tinha feito de tudo na vida, todo tipo de cliente, todo tipo de trabalho, já tinha vários salões…mas aí caiu no meu colo a responsabilidade de mudar o visual de uma chefe de estado e isso mexe com a gente. Eu fiquei morrendo de medo, pra ser bem sincero…imagina se as pessoas não gostassem? Será que iam questionar meu trabalho? Minha competência? Mas, eu entendi que era uma oportunidade única na vida de um profissional de beleza e eu não desperdicei, abracei e fiz meu trabalho. Imagina, poder cortar o cabelo de uma Presidente da República? Era algo que nunca tinha passado na minha cabeça. E eu abracei a ideia porque tinha o desafio de mudar a imagem dela. Isso é o que a gente faz no dia a dia do salão, com as nossas clientes. Trazer uma imagem que condiz com o que elas querem passar… Muitas clientes e amigos me questionaram na época, na internet então, não preciso nem dizer as coisas horríveis que eu ouvi, mas fazer o trabalho com a Dilma Rousseff não foi uma questão política, aliás que fique bem claro, eu odeio política, não tenho partido e voto em pessoas que tenham boas ideias, bons projetos e sejam honestas. Depois do trabalho com a Dilma eu fiquei popular. Eu já era conhecido no meio da moda, da beleza, nas revistas, nos programas de TV, com as celebridades.. mas depois, eu fiquei conhecido pelo povão, que é maravilhoso. Eu ia no posto de gasolina e o frentista sabia quem eu era. Eu ia na vinte e cinco de março e o povo gritava “olha o kamura”. Ver seu trabalho popularizado é muito bom. Ainda ficavam falando “Dilma ganhou só porque você deixou ela bonita”, eu ria (risos). Fora um monte de candidato que começou a me procurar para mudar a imagem para a campanha. Era prefeito, governador (risos) e eu achava engraçado. Cada capítulo da minha vida profissional começou com uma pessoa, e eu gosto muito disso… A Marta Suplicy me trouxe a experiência de cuidar de mulheres poderosas, clientes sofisticadas…. Alexandre Herchcovitch me apresentou o mundo da moda, onde eu me encontrei e até hoje eu faço a beleza dos desfiles dele e projetos super especiais… A Angélica me apresentou o mundo das celebridades, eu até já tinha atendido muitas celebridades antes dela, mas foi com ela que o meu trabalho ganhou um patamar diferente, com eles (Angélica e Luciano Huck) eu conheci o mundo da publicidade que eu também amo fazer.
O que mudou nestes dois anos de pandemia?
Kkkk tudo! Eu já passei por muitas crises econômicas, tenho mais de 40 anos de mercado e nunca tinha passado por uma pandemia. Fechar as portas do salão por mais de 5 meses, sem saber como seria o futuro, tendo uma equipe que dependia de mim, foi muito desafiador. Eu aprendi que, independente do seu fundo de caixa, ou da sua reserva, ela nunca será suficiente para uma pandemia. Aprendi que temos que controlar melhor o dinheiro, investirmos numa reserva e sermos mais conservadores. Na beleza, os profissionais dificilmente trabalham com uma reserva financeira. Não temos educação financeira para passar por problemas sérios como foi a pandemia. O comportamento da cliente mudou, a concorrência aumentou e os profissionais também mudaram. Serão novos tempos, ainda não sei te dizer como será o salão pós pandemia, minha cabeça também muda o tempo todo. Só sei que, enquanto não voltarem os eventos sociais, festas e casamentos, a nossa rotina no salão vai permanecer restrita. Eu me reinventei nas redes sociais, mostrei um lado que quase ninguém conhecia com o programa do IGTV Beleza Levada à Sério, onde eu entrevisto profissionais e personalidades ligada à beleza. Conheci muita gente bacana e talentosa com o #BLS e quebrei muitos paradigmas também, não temos inimigos na beleza, a concorrência precisa ser saudável e respeitosa.
“Eu ouvi outro dia (do Dindi Hojah – maquiador) que: talento muita gente tem, mas são poucos que chegam no horário. Então, é claro que talento é importante, mas levar seu trabalho a sério é ainda mais. Eu concordo 100% com ele!”
O que você tem a dizer para quem usa seu salão como inspiração?
Chegar no topo é fácil. Com dinheiro, clientes e prestígio então…é mais fácil ainda. O difícil é permanecer no topo. É muito difícil e desafiador, além de ser desgastante também, porque a gente se cobra muito. Porque a gente é referência e quer sempre inovar, surpreender e sair na frente sempre. Sem o trabalho duro a gente não consegue sucesso. Tudo o que eu colhi esses anos todos, foi fruto de muito trabalho, dedicação, investimento e propósito. Eu descobri minha missão na vida muito cedo e foi mais fácil trabalhar por ela, que é deixar as pessoas mais belas, e eu tenho muita paixão pelo meu trabalho, muito respeito pelas minhas clientes e muita gratidão aos meus parceiros, marcas que fazem a diferença e que nos apoiam sempre.
NEW DREAM TEAM
Eu adoro desenvolver novos talentos. Quem me conhece, ou trabalha comigo, sabe que eu levo muito a sério o treinamento dos assistentes, eu criei um centro técnico dentro do salão para fortalecer esse treinamento. Tenho muito orgulho em dizer que os assistentes que se formaram aqui no C.Kamura trabalham em qualquer lugar e estão mais preparados que muitos profissionais que já estão no mercado. O projeto do C.Kamura Express começou porque eu queria oferecer um plano de carreira para os assistentes que já estavam comigo há mais de 4 anos e que o próximo passo seria ser promovido a cabeleireiro. Aqui nos Jardins eu não conseguiria absorver essa demanda, aí surgiu a oportunidade do C.Kamura Express, onde eles poderiam começar a carreira como cabeleireiros e maquiadores, numa marca já conhecida, mas com um propósito diferente, porque é um licenciamento de salões menores, com profissionais jovens, serviços de qualidade a um preço mais acessível. Hoje eu tenho muita sorte de ter profissionais experientes e jovens na mesma equipe. É uma troca importante para ambos os lados e o aprendizado é constante.
OS 7 VALORES DO CÓDIGO SAMURAI
- 義 Gi – Justiça
- 勇 Yuu – Coragem
- 仁 Jin – Compaixão
- 礼 Rei – Respeito
- 诚 Makoto – Honestidade
- 名誉 Meiyo – Honra
- 忠 Chuu – Lealdade
AS 5 LEIS DE CELSO PARA O SUCESSO
- Esteja sempre disponível para o trabalho e não deixe passar nenhuma oportunidade;
- Aprenda com seus colegas e faça cursos para aprimorar suas técnicas e ampliar seu conhecimento;
- Respeite a sua cliente. Seja pontual e honesto. Somos nós que servimos nossas clientes;
- Faça das redes sociais seu cartão de visita;
- Tenha em mente que sucesso nunca virá antes do trabalho.
“Não fiz o C.Kamura sozinho, grande parte da minha equipe está comigo há mais de 20 anos. Tem gente que está desde a abertura e a gente já desenvolveu grandes talentos nesse tempo todo”