KEUNE: NEGÓCIO DE FAMÍLIA
Marcelo Raskin, filho do Presidente da Keune Brasil, Gerson Raskin, é o novo Chief Executive Officer (CEO) da empresa familiar IBG, representante da holandesa Keune Haircosmetics no Brasil. O empresário de 37 anos já atua há mais de 14 anos dentro da companhia. Durante este período, colaborou diretamente com o crescimento da Keune no Brasil e conta com essa experiência para expandir a marca também no mundo digital. Segundo Gerson Raskin, Marcelo traz consigo Competência, responsabilidade, equilíbrio, vontade, determinação, resiliência, seriedade, conhecimento, estratégia, planejamento e senso de oportunidade. Para o presidente da Keune, o desempenho de Marcelo enquanto diretor e vice-presidente da Keune Brasil lhe credencia hoje a assumir o cargo de CEO da companhia. “Acompanho essa evolução com imenso carinho e admiração. Este momento coroa com êxito uma etapa muito importante para nós e traz a perspectiva de um futuro promissor para todos os colaboradores da IBG”, finaliza Gerson.
Quem é Marcelo Raskin
Filho de Gerson Raskin, presidente da Keune no Brasil, Marcelo é formado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Negócios Internacionais pela FAE, com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (Minas Gerais). Cursou o Management Acceleration Program no Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD), na França. Passou por empresas de renome como Coca-Cola e ExxonMobil. O executivo tem uma filosofia de trabalho baseada na educação como caminho fundamental para a transformação social. Por isso, projetos como o do Instituto Profissionalizante (IP) Mangueira, que oferece oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional a moradores de comunidades carentes de todo o país, devem ser mantidos e fortalecidos na sua gestão.
A HM teve a oportunidade de conversar com o novo CEO da Keune Brasil em uma mini entrevista que você confere abaixo:
HM em revista: Embora a Keune seja reconhecidamente uma empresa familiar (no melhor sentido), como é trabalhar ao lado do seu pai, um executivo muitissimo bem sucedido? O desafio é maior?
Marcelo Raskin : Tanto a Keune Internacional quanto a Keune no Brasil são empresas familiares, que além de serem empresas privadas de capital fechado pertencentes às famílias Keune (na Holanda) e Raskin (no Brasil), carregam valores de respeito e cuidado a todos os stakeholders, como uma grande família de verdade. No entanto a gestão não pode ser realizada de forma amadora, e esta foi uma das principais atitudes nossas nos últimos bons anos – a profissionalização da empresa. Meu pai sempre foi uma inspiração pra mim. Aprendi muito com ele. Sabendo que a empresa já operava bem, procurei estudar muito e adquirir experiência de trabalho fora, para então poder realmente agregar à empresa. E também por este motivo conquistei ainda mais respeito pelo meu pai , então a maioria das ideias e inovações que eu trouxe puderam ser implementadas. Foram 14 anos de convívio muito intenso, e fomos criando cada vez mais sintonia e aprendendo a entender o outro. Tenho muito orgulho do meu pai e sou muito grato pela oportunidade que ele criou para mim e tantos outros envolvidos com a marca no Brasil
HM: Você ja está na empresa há quase 15 anos. Ser CEO dela era um caminho natural na sua visão?
MR: Acredito que era sim um caminho natural, visto que eu me preparava muito para buscar estar à altura de liderar um time de altíssimo nível como o que nós temos hoje. Também porque eu já vinha compartilhando o papel de liderança com o meu pai nos últimos vários anos.
HM: Educação norteia seus projetos. O que podemos esperar da marca neste quesito?
MR: Educação foi sempre prioridade desde o início da empresa, quando a Keune foi pioneira em viabilizar mais de 20 academias espalhadas pelo Brasil para que os profissionais cabeleireiros pudessem se qualificar junto a nossa equipe de educadores. Continuamos acreditando e investindo muito em educação, e acredito que poderemos intensificar ainda mais o nosso apoio com as plataformas digitais de ensino e interação. Conseguiremos uma abrangência ainda maior, aliando eficiência e produtividade e complementando às atividades práticas.
HM: Educação e projeto social são dois valores que nem sempre são abraçados pelas marcas. Como se sente com o que vocês têm realizado junto à comunidade carioca?
MR: Vínhamos nos engajando em diversos projetos sociais não necessariamente voltados à área de educação para cabeleireiros, mas estas contribuições acabam se restringindo à doações, que já eram muito importantes. Mas estávamos buscando maneiras que pudéssemos agregar ainda mais para a sociedade, também com a nossa experiência. Quando fomos apresentados ao Instituto Profissionalizante Mangueira, a conexão foi imediata! O IP Mangueira é levado muito a sério, muito bem gerenciado por uma equipe de primeira e muito valorizado por toda a comunidade e alunos que têm a oportunidade de aprender e ingressar numa carreira. Agora sim conseguimos contribuir também com conhecimento, conteúdo, equipe. Conseguimos ajudar nas duas pontas, apoiando no curso e depois fazendo a introdução destes alunos ao mercado de trabalho com os salões parceiros Keune. Estamos muito felizes com esta parceria!
HM: Em tempos de pandemia, tudo mudou. Como você vê a beleza profissional nos próximos anos?
MR: A pandemia pegou todos de surpresa e realmente mexeu com o mundo. Ela vai passar, a vida vai voltar ao normal e alguns comportamentos poderão mudar. Tudo ainda é muito incerto, existem apenas algumas especulações. Mas uma coisa é certa, as pessoas continuam querendo cuidar da sua beleza, elevar sua auto estima, seja para sair de casa seja para fazer reuniões por vídeo conferência. Todo mundo quer se cuidar, se sentir bem. E ninguém melhor que os profissionais para realmente fazerem a diferença. Mas para isso os profissionais devem estar cada vez mais qualificados para realmente oferecer um diferencial em relação ao que as pessoas poderiam fazer sozinhas em casa. O que o profissional pode fazer é incomparável, e nós estamos aqui para ajudá-lo no que for possível a se qualificar ainda mais.
Matéria de Deise Garcia