Não, não se engane. Nada caiu do céu para este artista. Embora agradecido aos céus e firme na sua inabalável fé, ele não se ilude: sem trabalho árduo, dedicação, escolhas difíceis e pedras, muitas pedras no caminho, não há sucesso, não há carreira, não há legado e não há vida em paz. Em meio a esta tragédia pandêmica e a crise na área de consumo de beleza, ele se arma com seu talento, determinação, criatividade e amigos e cria novos desafios para si mesmo. Uma inspiração mais do que legítima em tempos de tantas notícias ruins…
Como o Marcio de hoje vê o Marcio de 2019, pré-pandemia?
Mais cauteloso, humano e forte.
O que mudou na sua rotina de trabalho de lá para cá?
Minha vida profissional deu uma reviravolta, sou uma exceção no mercado. Estou trabalhando como nunca por ter voltado para televisão que eu já fazia há mais ou menos uns 14 anos. A convite da Ana (Ana Maria Braga) assumi o beauty inteiro (makeup e hair) tanto no programa diário MAIS VOCÊ quanto nas publicidades – isso desde que ela voltou pra SP. E, neste meio tempo, vou conciliando minhas clientes no salão. Graças a Deus eu só tenho a agradecer.
E na vida social? Dá para separar em o que melhorou e o que pioro
O que é isso? (risos) Eu acordo todos os dias às 04h50 para estar às 06h na REDE GLOBO. Com esta rotina é impossível ter disposição depois das 20h.
Além disso, estamos vivendo essa loucura pandêmica com a Covid 19, então, eu faço a minha parte: não vou a festas ou qualquer tipo de evento ou aglomeração.
Quem o acompanha vê que você não para, está sempre inventando algo. De onde e como você tira vontade e ânimo para se manter ativo (digo isso porque vemos muitos colegas completamente desanimados e desesperançosos)?
Volto a dizer: sou uma exceção no meu meio e o segredo da vida é a FÉ – sou cristão e deposito e confio tudo em DEUS. Eu amo o que faço e sou uma pessoa muito grata. Diante de tantas bênçãos que me aconteceram nesses momentos tristes de pandemia eu procuro fazer o melhor sempre, nunca deixo a peteca cair. E eu tenho uma fonte rica de inspiração que é a nossa ANA MARIA BRAGA, então, eu sugo toda essa energia que ela tem e para minhas mãos e coração.
Como seu trabalho nas redes o ajuda a se manter na ordem do dia?
Eu não sou bitolado por redes sociais, daquele tipo de profissional que fica querendo seguidores ou ser celebridade das redes (risos). Sou mais realista sobre esse “sucesso digital”, mas vivo sempre antenado. Confesso que graças às redes tudo ficou mais fácil – desde divulgação do trabalho até o agendamento de clientes.
Uma das suas “novidades” resgatou a moda de perucas e apliques – acessórios que andavam meio esquecidos. De onde você buscou inspiração?
Eu sempre gostei de trabalhar com acessórios (apliques, perucas, alongamentos de dreads). Vendo todas essas celebridades gringas e brasileiras usando laces, pensei: por que a Ana Maria também não pode? Eu propus e ela super topou! Era para um dia só, mas as pessoas acreditaram que era o cabelo dela, então ela resolveu dar continuidade na brincadeira; e para apimentar, toda segunda trazia uma cor nova já que as pessoas ficavam esperando para ver o novo visual.
Trabalhar com alguém famoso nem sempre é fácil… A Ana facilita seu trabalho? Como?
Estou com a Ana há quase 25 anos, desde a tv record no NOTE E ANOTE – e estar ao lado dela é um mestrado. Ela é uma mulher linda, estilosa, jovem e com identidade que carrega tudo que você faz, tudo que um profissional da beleza gosta. E por eu a conhecê-la bem, tudo fica mais fácil, basta um olhar e eu já entendi tudo (risos).
Como você tem pensado sua carreira nos últimos tempos?
A partir de agora quero me organizar mais para ter qualidade de vida. Minha agenda com a Ana consome muito do meu tempo, então, pretendo me dar dois sábados por mês para eu poder descansar; e atender minhas clientes de quarta a sexta ou quinta a sábado, após as 14h. Mas confesso que diante disso tudo, temo pelos meus amigos que estão enfrentando essa fase que não dá para ter muita perspectiva de futuro.
Muitos artistas da beleza reclamam das questões com donos e administradores de salão. O que você dizer sobre essa delicada e acidentada relação?
Eu posso dizer com propriedade sobre isso! Tem muita dona de salão querendo ser mais estrela e aparecer mais do que os próprios artistas da beleza. As pessoas esqueceram que sem o profissional o salão não sobrevive, e que as clientes vão até o salão atrás do seu artista. Para um salão sobreviver, antes de mais nada, é preciso fidelizar o seu profissional; e um profissional bem remunerado e valorizado é um ser feliz que não incomoda ninguém!
Qual o seu lugar ideal para trabalhar?
Onde exista RESPEITO e AMOR ao PRÓXIMO.
Quem deseja trabalhar na televisão precisa ter o que em mente?
Saber que não existe glamour, que todos os artistas são pessoas como toda cliente que senta na sua cadeira.
MARCIO POR MARCIO
- sou fã de…GENTE DE VERDADE
- como sem parar …. PIPOCA
- meu produto de maquiagem predileto é… MÁSCARA DE CÍLIOS (se eu fosse mulher não viveria sem)
- cor que vai bem com tudo é… MARROM
- uma viagem inesquecível foi… NYC
- me arrependo de… NÃO TER DADO VALOR A UMA PESSOA DO PASSADO
- me orgulho de … TER SIDO O ÚNICO PROFISSIONAL DA BELEZA QUE CUIDOU DAS 3 APRESENTADORAS MAIS PODEROSAS DA TV BRASILEIRA: ANA MARIA, HEBE E XUXA
- um sonho que ainda não realizei é… POR EM PRÁTICA UM PROJETO QUE SERÁ O NOVO RG NO MERCADO DE SALAO DA BELEZA
- um amigo para todas as horas é… JESUS CRISTO
- amor para mim é… SUPERAR BARREIRAS E PERDOAR
- meu segredo de beleza é… PITADA DE REFRESH
“As clientes vão até o salão atrás do seu artista. Para um salão sobreviver, antes de mais nada, é preciso fidelizar o seu profissional; e um profissional bem remunerado e valorizado é um ser feliz que não incomoda ninguém!
Matéria de Deise Garcia para HM 30