Superatuais e democráticos, os cortes médios agradam diferentes estilos e personalidades femininas, além de valorizarem vários formatos de rosto e tipos de fios – sem contar que com o abre e fecha dos salões, manutenção dos fios conta muito. O comprimento intermediário é uma boa escolha para aquela cliente que busca modernidade, versatilidade e praticidade, pois permite diversas estilizações para variar o visual no dia a dia ou em ocasião especial
“O corte médio virou febre nos últimos anos e não foi por menos. É um dos cortes mais versáteis, fáceis de cuidar em casa – com o produto de styling correto pode transformar o look. Para começar, é importante reforçar que chamamos de médio os fios que ficam até a altura dos ombros ou um pouco abaixo dos mesmos, antes da linha superior dos seios. Acima dos ombros já são considerados curtos e na altura dos seios já são classificados de longos”, explica Celso Kamura (@celsokamuraoficial), beauty artist, embaixador criativo de Wella Professionals (@wellaprobrasil) e embaixador da Marco Boni (@marcobonioficial).
O comprimento tem ganhado cada vez mais adeptas e já passou de tendência a realidade de moda. “Esse comprimento médio, também conhecido como long bob, medium bob, bob assimétrico, e que pode ter variações (reto, desfiado, desconectado, shaggy…), tem a capacidade de mudar completamente o look, além de dar aos fios o volume, o estilo e a praticidade que a cliente busca. Além disso, é um comprimento fácil de manter e não requer muita habilidade na hora de estilizar. Sem contar que os acessórios ganham ainda mais destaque nos fios médios e dão uma bossa ao look”, argumenta.
“Eu acredito muito nesse comprimento de cabelo, que atende tanto as apreciadoras da praticidade, assim como as conservadoras que gostam de cabelos versáteis e com muito movimento”, destaca Eliabe Moreira (@eliabemoreira), hair stylist e diretor artístico do Grupo Alfaparf (@alfaparfmilanobrasil). Na opinião do especialista, o comprimento é fundamental quando o profissional está construindo uma proposta para a cliente. “Temos que ter o equilíbrio entre a cor, o corte e o estilo de vida dela. Os cabelos mais vistos atualmente apresentam camadas quadradas com franja assimétrica (a chamada franja cortina). Já o comprimento na altura do ombro sempre dá a sensação de um cabelo longo, mas a liberdade de um curto”, pontua.
“Os cortes médios na altura dos ombros e com mais textura no comprimento são os cabelos mais atuais. Deixamos de ter cabelos mais retos, como os long bob, para abusar um pouco mais das texturas. Esses cabelos são mais flexíveis e podem ser usados com diversos modelos de franja”, complementa Tiago Aprigio (@aprigiotiago), hair stylist e Global Ambassador Ultimate Blonde da Keune Haircosmetics (@keunebrasil) – ele é o primeiro hair stylist brasileiro a integrar o time de embaixadores globais da marca.
Na hora de estilizar o look, Eliabe Moreira avisa que a textura da moda é natural, quase desarrumada, informal. “Os produtos a serem usados sempre devem ser considerados de acordo com a característica do fio. Mousse, óleo, ativador de cachos ou spray. Essas ferramentas devem fazer parte do arsenal de beleza da pessoa que gosta de ‘usar o cabelo como acessório’. Somente com tecnologia podemos ter todos os dias um look diferente com o mesmo corte”, recomenda.
Eliabe Moreira escolheu dois visuais para exemplificar os cortes da atualidade: o médio cobre o pescoço e o médio longo vai até a altura dos ombros. O cabelo rosé é um bob quadrado, look clássico com uma combinação moderna de técnica de corte e cores. O comprimento no trapézio cobrindo totalmente o pescoço e a franja “Chew”, para um aspecto irreverente. Para a cor ele apostou em Color Wear Rose Copper + Pigments _Rose Copper, Alfaparf.
Na outra opção, elegeu um look dos mais desejados principalmente por mulheres modernas ou aquelas que querem fazer uma transição de longo para o curto sem muito impacto. Esta forma pode ser variada entre um comprimento curto a médio longo. A técnica que utilizei foi a graduação triangular com camadas. O perímetro foi definido de curto para Longo, o detalhe é que um lado é mais curto que o outro. Internamente fizemos camadas também triangulares para distribuir melhor o peso interno e dar mais movimento à forma”, explica. A cor foi Evolution Of the Color 7.32 + 8.21, Alfaparf Milano.
“Na temporada dos louros e marrons, o corte médio em camadas sempre realçará a cor que a cliente escolher.”
Celso Kamura fez uma seleção incrível e inspiradora para adequar de acordo com cada cliente, ressaltando: “O corte tem o poder de harmonizar o rosto se combinado com uma franja, laterais desfiadas e comprimento na altura dos ombros”.
“O corte médio é superdemocrático, fica bem em todo tipo de fio e é adequado para todas as idades, pois rejuvenesce e deixa a mulher mais feminina e sexy. Combina perfeitamente com franja, seja ela mais cheia e na altura das sobrancelhas ou aquela mais leve e com shape ovalado.”
Tiago Aprigio escolheu o look de duas clientes para ilustrar suas propostas contemporâneas e dá dicas de styling: “Para cabelos médios cacheados eu amo o Thickening Cream, da linha Keune Style. Uso para modelar os cachos e depois sempre gosto de passar o óleo de tratamento da Keune Care Satin Oil para dar um pouco de brilho. Já nas clientes com cabelos mais lisos que querem textura e um pouco de volume, adoro o Salt Mist para fazer as ondas naturais, e o Brilliant Gloss para dar um brilho a mais. Ambos da Keune Style”.
“Todos os tons de coloração podem realçar os cortes médios, mas eu amo o efeito de mechas um pouco mais marcadas no comprimento e raízes mais naturais.”
Matéria de Carmem Cagnoni para HM 30