Quem acompanha Teodoro Jr nas redes sociais já percebeu que referências e inspirações de divas da música, do cinema, do teatro e drag queens ajudaram a moldar um profissional diferente de tudo que você já viu. Autêntico, protagonista e inovador: este é Teodoro. Acompanhe essa entrevista e aproveite as dicas de como construir uma carreira de sucesso pautado na sua essência.
Onde você trabalha?
Trabalho por conta própria. Construí minha carreira e montei minha própria empresa, a “MAKE DO TEO”, onde eu sou patrão, artista e funcionário. Meus objetivos estão focados no desenvolvimento do artista de beleza, que gere a sua carreira e paralelamente atende e assume compromissos com as clientes.
Quais são suas clientes mais relevantes?
Fernanda Souza e Roberta Sá são clientes artistas de grande relevância na minha carreira e com quem trabalho há 10 anos.
Você foi dançarino. Como você descobriu seu talento com make up?
Eu venho de uma família muito humilde na Baixada Fluminense (RJ), logo, a beleza e a arte não estavam acessíveis. Mas meu pai foi muito comunicativo, amante de música e da tecnologia, então, nos fins de semana ele sempre trazia muitas fitas VHS com filmes e shows, discos e Cds. Isso despertou o senso estético pela beleza e arte; o meu dom pela dança gritou e já adolescente comecei nas aulas de JAZZ. Aos 22 anos, já bailarino, senti uma vontade interior desmedida de mexer com pincéis, e eu amava me pintar para entrar em cena. Foi amor à primeira vista.
Como foi o início da sua carreira?
Foi difícil, mas eu tinha a dança que me rendia algum dinheiro, porém a carreira de um bailarino exige total dedicação. Eu já não era um exímio bailarino sendo um aspirante à maquiador. Em 2010 eu tive que escolher e decidi que a dança tinha cumprido o seu papel e que me dedicaria inteiramente à beleza.
Qual o dia mais importante na sua carreira?
Até hoje o dia mais impactante da minha carreira, foi quando maquiei as modelos na formatura na minha irmã, que é designer de moda. O real impacto veio do poder da transformação que a arte da beleza proporcionou a minha família. Por meio do meu trabalho, consegui modificar a estrutura de uma família inteira, com melhores oportunidades.
Você já trabalhou para alguma marca? Como foi essa experiência?
Sim, nos primórdios da minha carreira eu trabalhei como maquiador demonstrador de Lancôme. Foi uma nobre experiência, onde eu tive que ser muito humilde, pois precisava ganhar aquela cliente e convencê-la a comprar aqueles itens. Eu não vendia muito, mas o estande era movimentado pela minha comunicação corporal. Eu era um bailarino maquiando, então, quem passava fora da loja entrava para ver a maquiagem acontecendo. A verdade é que eu não sabia vender, mas o show eu sabia fazer. Foi um a única vez que vesti com exclusividade a camisa de uma marca de beleza.
Qual o segredo para construir uma marca de sucesso no mercado de beleza?
Paixão e entendimento da alma feminina foram os ingredientes que me fizeram decolar. Eu nunca fui assistente de nenhum artista de beleza, tentei diversas vezes e recebi inúmeros nãos. A cada porta que batiam na minha cara, eu instintivamente buscava ser único e deixar a minha marca por onde eu passasse. A receita é a marca que você deixa onde toca.
RAIO X DO TEODORO
Ídolos que fascinam: Kevyn Aucoin é a minha maior inspiração de todos os tempos; Sam Visser, com o seu lado criativo, questiona o meu senso estético e isso me alucina.
Produto atual que apaixona: a versão STICK da base Studio Fix da MAC. Me atende como corretivo e base de média e alta cobertura e funciona muito bem na foto e vídeo.
Trabalho especial: maquiagem inspirada na Carmem Miranda que criei para Roberta Sá na cerimônia das Olimpíadas.
Inspira que eu gosto: meu próprio processo de análise: Para que serve? Isso transforma, questiona? Leva beleza e auto estima? Isso inclui, aceita? Isso me traz orgulho como artista?
Sonho para o mercado de beleza: um mercado de beleza livre de estruturas opressoras, com mais artistas e menos prestadores de serviço. A classe dos artistas da maquiagem sendo elevada, valorizada é percebida como peça chave dentro do processo criativo.
Local que gostaria de trabalhar: Paris… É um sonho a ser vivido!
Tempo livre: vejo filmes, shows da Whitney, Diana Ross e todas as cantoras negras que aprendi a amar desde criança. Gosto de assistir propagandas antigas de diferentes países, vídeos de marcas de beleza de todos os lugares, documentários sobre a vida e obra de quem deixou a sua marca no mundo.
“Gosto de assistir propagandas antigas de diferentes países, vídeos de marcas de beleza de todos os lugares, documentários sobre a vida e obra de quem deixou a sua marca no mundo”
Matéria de Tom Costa para HM 27
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