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Educação com (e como!) propósito é o que deseja a Ur+, voltada a profissionais do ramo, e que promete mexer com mentes, corações e muitas mãos que trabalham nesse segmento

Mônica Kato @mokato

Tem notícia boa na área da educação profissional. A Ur+ (pronuncia-se “iu ar mór”, do inglês, “you are more”, “você é mais”, em tradução livre) Beauty Academy @urmore_oficial acabou de chegar. Levou cerca de seis meses para a marca nascer, ser formatada e estrear no mercado. Parece rápido. E realmente é. Mas desde o início, as donas da ideia estavam tão certas do que queriam e do que seu público-alvo precisava, que as coisas foram acontecendo, e elas puseram o negócio em pé nessa velocidade espantosa.

Três sócias – Beatriz Salomão, Daniela Caires e Margareth Ravagnani – são as empreendedoras por trás da nova academia. Beatriz conta que o trio sempre atuou no mercado de beleza. “Venho de um negócio de família, uma indústria química que elabora produtos tanto de personal care quanto de health care para grandes players, nacionais e internacionais. Estou nessa área há mais de 20 anos e, ultimamente, estava atuando também com ativação de marcas, e também com atendimento, ainda que tímido, a profissionais, fazendo palestras sobre gestão de carreira”, diz. Margareth, que cuida da área administrativa e financeira da Ur+, tinha uma distribuidora de produtos de beleza, assim como Daniela Caires, que tem uma formação mais técnica (é tricologista) e entende tudo de produtos.

Como as três circulavam por ambientes comuns, calhou de se encontrarem em um cliente, onde engataram uma conversa sobre mercado, sonhos e aspirações. Nesse papo, ficou evidente o desejo de elas fazerem outra coisa da vida, de preferência, voltada à educação de profissionais como aqueles que elas atendiam no dia a dia de suas atividades.

As empresárias compartilhavam a sensação de que eles não aproveitavam todo o potencial que o ofício oferece, focavam basicamente na ilusão de ganhar dinheiro e ter sucesso, e não enxergavam tantas outras possibilidades que a carreira poderia gerar, inclusive a de empreender. Daí o terreno fértil para fazer um trabalho de construção de uma nova mentalidade, agregando consciência empresarial, empreendedorismo e inteligência emocional para esse público. “A conversa durou dez minutos e decidimos girar nossos negócios. Dani e Margareth fecharam suas distribuidoras, eu finalizei alguns projetos que estava tocando e nos juntamos para viabilizar a nova empresa”, conta Bia.

Imersão em informação relevante
Assim, numa reviravolta radical, a Ur+ foi concebida, com o propósito de atuar com educação. E tendo a educação como propósito. Beatriz Salomão reconhece que o desafio era (e continua sendo) enorme, mas nada nem ninguém foi capaz de desanimá-las. Elas incorporaram dois profissionais de marketing ao time e, além de construir o começo da história da marca, emplacaram um evento grandioso, o 360 Impact, em outubro passado, para tornar a Ur+ conhecida e fazer o primeiro mergulho de disseminação de conteúdo.

O 360 Impact reuniu mais de 200 participantes – profissionais da área da beleza, como hair stylists e maquiadores, no Imperium Village, espaço de eventos em Sarapuí, localizado a 140 km da cidade de São Paulo. Eles participaram de workshops e ativações integradas, em uma jornada de 15 horas de imersão em conhecimento, autoconhecimento, networking, inspiração e conteúdo estratégico.

As sócias consideram como conteúdo estratégico vários temas que podem ajudar o profissional de beleza a crescer e a se desenvolver não apenas na carreira, mas também como pessoa. Para se ter uma ideia do quão poderosa foi essa imersão em informação e formação, vale dizer que, entre os palestrantes, estava um time extremamente competente, escolhido a dedo e com muito carinho.

Quem abriu o ciclo de conteúdo foi o cabeleireiro Gabriel Nunes, embaixador L’Oréal Pro e profissional muito admirado pela audiência, que ensinou técnicas de mechas. Na sequência, o consultor comportamental Jorge Sabino conduziu a palestra “O Grande Poder”, falando sobre a construção da jornada do herói, sobre como tirar de você a autorresponsabilidade e trabalhar em cima das suas dores, fazendo delas o seu grande poder pessoal. “Tem a ver com autovalorização, autoestima e perdão, com resgate pessoal e com abrir seu coração para o que vem depois”, resume Bia.

Com dicas bem práticas de como melhorar a comunicação no dia a dia profissional, a jornalista e apresentadora Adriana Colin mostrou a importância de entender quem a gente é para, a partir daí, trabalhar a comunicação externa – pensarmos, afinal, quem somos para fora de nós mesmos.

O CEO do Mega Studio Be Emotion, rede de salões da Polishop, João Appolinário Neto, jovem que inspira audiências, era um dos speakers mais aguardados. “Ele fez uma palestra para despertar o lado empreendedor de cada um ali. Porque uma das grandes dificuldades do profissional da área da beleza é que ele se vê mais como artista, como colaborador dentro do salão, e pouco como alguém que pode empreender”, conta a empresária Bia. As “provocações” de Appolinário renderam muitas perguntas sobre administração, marketing, gestão de pessoas e do negócio em si.

Para a palestra “O poder da experiência do cliente”, Caroline Andreola, especialista em sucesso e experiência do cliente, focou em abrir a cabeça da audiência, mostrando que não se tem uma experiência positiva “só” pelo cabelo bonito. Trata-se de um contexto completo, desde o momento em que se coloca o pé no salão até depois que vai embora, no pós-venda. “Ela deu tantas dicas práticas, com listas, que nos dias seguintes ao evento já havia posts de participantes contando que haviam implementado tal coisa e que estava dando certo”, comemora Bia.

Momentos de leveza
E como nem só de “papo sério se faz um evento”, para equilibrar a densidade das palestras com atividades mais leves, além das pausas para coffee breaks e almoço, o público participou da atividade “Consciência Funcional”, promovido pela Hape Brasil. “Foi uma possibilidade de conexão e de renovação de energia, onde todos aprenderam exercícios e posturas próprias para os profissionais de beleza que trabalham muitas horas em pé. Tudo acompanhado dos óleos essenciais do Terra, parceiro que esteve em vários momentos do evento”, conta Bia.

No fim do dia, houve muita descontração na happy hour ao som do pagode do grupo SKK e, na sequência, uma balada conduzida pelo DJ Gryllo, quando todo mundo aproveitou para relaxar ainda mais e dançar cheio de animação.

Beatriz Salomão afirma que o objetivo da estreia da Ur+ junto aos profissionais foi cumprido com sucesso. “A ideia era trazer luz e consciência para eles, trabalhar a inteligência emocional, tirá-los da zona de conforto e provocar ações. Nas interações pelo nosso perfil no Instagram, percebemos que eles claramente entenderam a mensagem. Muitos saíram cheios de ideias e, principalmente, vontade de melhorar como profissional e como pessoa. Está aí: eles querem ser mais”, celebra Beatriz Salomão.

A Ur+ também quer mais. Por isso, os planos estão em ebulição. Em breve, eles devem fazer mais eventos, inclusive no formato online, para democratizar o acesso à informação e à formação. E ser uma academia itinerante para conseguir adesão e respostas de forma ágil. “Sinto que estamos no caminho certo. Vamos atrás de outros parceiros e patrocinadores para buscar sempre mais”, conclui a empresária.

“A Ur+ veio para cuidar de pessoas. Temos o propósito de levar conhecimento técnico, criativo e pessoal para todos os profissionais da área. Afinal, eles cuidam de cada cliente que se senta em suas cadeiras. Mas quem cuida deles? Quem os eleva profissional e pessoalmente?”

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