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No mundo cada vez mais digitalizado e socialmente conectado em que vivemos, o papel do consumidor na promoção e avaliação de produtos nunca foi tão crucial. Especialmente no setor de beleza, onde a confiança e a autenticidade são fundamentais, o conteúdo gerado por usuários – também conhecido como UGC – emergiu como uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de influenciar significativamente o comportamento de compra dos consumidores.

O UGC refere-se a qualquer forma de conteúdo – como fotos, vídeos, resenhas, avaliações, postagens nas redes sociais – criada e compartilhada pelos próprios consumidores sobre um produto ou marca. É a expressão da opinião autêntica dos usuários, que muitas vezes compartilham suas experiências e recomendações em suas redes sociais.

Este tipo de conteúdo proporciona diversas vantagens quando usado pelas marcas. Acredito que a autenticidade e a credibilidade são as maiores. Em um setor como o de beleza, onde a confiança é essencial, as experiências reais dos usuários têm um peso significativo. As avaliações e fotos de clientes proporcionam uma visão genuína dos produtos, gerando credibilidade para a marca.

Um segundo benefício é o engajamento que gera e o senso de comunidade que cria em torno da marca. Os consumidores se sentem parte de algo maior ao compartilhar suas experiências e interagir com outros usuários. Isso não apenas fortalece o relacionamento entre a marca e o consumidor, mas também aumenta o engajamento e a fidelidade à marca.

O UGC tem um impacto significativo nas decisões de compra dos consumidores. Muitos compradores confiam mais nas recomendações de outros usuários do que na publicidade tradicional. Um estudo feito pela Stackla, mostra que este tipo de conteúdo influencia 8,7 vezes mais do que um conteúdo criado por influencer. Sendo assim, fica claro que o conteúdo gerado pelos usuários pode inspirar, informar e influenciar diretamente as decisões de compra dos consumidores.

O usuário real falar sobre o produto não apenas atrai a atenção de outros consumidores, mas também os motiva a agir. Fotos e vídeos de clientes usando produtos de beleza, resenhas positivas e tutoriais criam um apelo emocional que pode levar à conversão de vendas.

Um segredo para ter sucesso ao incorporar essa estratégia às suas ações de marketing é realizar uma boa curadoria entre os criadores e seus conteúdos e fazer parcerias com aqueles que “falam a mesma língua” que a marca, afinal a criação UGC deve reforçar o branding, elevando ainda mais o potencial de divulgação de uma campanha ou produto.

Ana Carolina Walendzus é fundadora da agência de comunicação e conteúdo especializada no mercado da beleza
AM Beauty. Formou-se em comunicação social pela FAAP e tem mais de 10 anos de experiência neste mercado,
com cursos e especializações em “Content Marketing” pela Hubspot, “Ux Writing” e “Branded Content” pela
ESPM e “Digital Marketing” pela NYU. Trabalhou em startups como Eduk e Tizkka App, sempre nas áreas de
moda e beleza e criou projetos de educação e comunicação para empresas como Wella, Beleza na web, Prudential,
Embratel e Royal Canin, além de palestras sobre branding e imagem profissional para marcas de beleza.

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