Eis que o ano de 2020, de acordo com a numerologia quântica, chegou regido pelo número quatro. O número quatro é o número da casa, da fortaleza, da proteção, propicia o isolamento e casa passa a ser o seu local seguro. Bem, acreditando-se ou não em numerologia, o fato é que temos vivido esses últimos sete meses em casa e em isolamento social.
Tudo isso, não foi sem um significativo preço. Muitos negócios sofreram e, em especial, os salões de beleza, barbearias e clínicas de estética, assim como as lojas especializadas, tiveram um grande e doloroso preço a pagar.
Mas, segundo o dito popular: Nada é para sempre. E assim sendo, a vida prossegue. Com muitas mudanças, é claro. Muitas, só nos daremos conta em alguns meses ou nos próximos anos. Durante a semana ABIHPEC DE MERCADO que começou em 31 de agosto, muitas informações interessantes foram apresentadas e nesse artigo, vou citar algumas, que segundo a minha visão, devem ser ressaltadas.
Vou iniciar com a resposta dada pelo Patrick Sabatier, diretor de Relações Institucionais da L’Oréal Brasil, quando perguntado sobre as mudanças desse “mundo Novo”. Ele respondeu: Bem, é mais fácil falar sobre o que não mudou. E, eu considero que seja exatamente isso o que estamos e viremos a vivenciar. O mundo mudou, só não sabemos bem como e de que forma.
Enquanto isso, vamos a algumas constatações de alguns das principais Institutos de pesquisas.
Segundo o Instituto Nielsen em relatório apresentado pela Margareth Utimura, o cuidado com beleza sofre, mas o consumidor volta se cuidar. Isso é uma excelente notícia para todo o setor e deve ser comemorada, no entanto, temos observado que o movimento dos salões tem sido somente de aproximadamente 30% do pré-pandemia. Então, o que é a realidade?
Renato Meirelles da Locomotiva Pesquisa e Estratégia, de forma muito clara, explicou que o brasileiro está vivendo fases de transição, com comportamentos distintos com sobreposição de medo e confiança. Segundo ele, são 5 fases. A primeira foi “Avalanche de Mudanças” caracterizados pelo medo e disrupção. A segunda “Desafios da Adaptação” onde aprendemos a viver em pandemia. A terceira “Tesando Limites” que tivemos que lidar com as consequências do isolamento prolongado. A quarta “Um Novo Normal”, fase atual e estamos lidando com um retorno atípico. A quinta “Superação da Pandemia” onde teremos um saldo final dos comportamentos abandonados e adquiridos. A maioria, segundo a pesquisa, ainda pretende manter ou deseja que sejam mantidos os processos de segurança. Da mesma forma, a maioria prefere ir a locais próximos à residência e mais vazios.
Estamos em fase de transição e o cliente precisa de informação e sentir-se seguro com o ambiente que irá frequentar. Comunicação, informação e processos são fundamentais para o retorno ao salão e de todos os ambientes de beleza e bem-estar. Talvez, considerando os dados da pesquisa, seja uma questão de persistir e acreditar. Afinal, as mulheres não podem viver sem o seu melhor amigo: o cabeleireiro.
Katia Coutinho
Colunista
Katia Coutinho: Publicitária, durante mais de 25 anos executiva de empresas do segmento da beleza, especializada em planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos, área comercial e projetos especiais.