Final do ano chegando e como está o seu posicionamento nesse momento? Está focado no ano que está findando? Em apenas sobreviver? Ou no aprendizado com ele e com os propósitos para o próximo?
Eu, particularmente, acho genial a pessoa que teve a ideia de fragmentar o tempo em dias, semanas, meses e anos, já imaginaram como seria viver um dia após o outro ininterruptamente? Ao final de cada um desses ciclos renova-se a esperança, de que o outro que se inicia, seja melhor, que seja diferente, mas ele só será se você acompanhar a mudança. Estamos em um momento muito atípico em nossas vidas, uma pandemia que nos fez ficar recolhidos, olhando mais ao nosso entorno e para dentro de nós mesmos, o que você enxergou? Eu tenho olhado muito para o nosso mercado, vejo tudo que entregamos, e tudo que nos esforçamos para mostrar aos clientes e colegas de profissão, entregamos beleza, tentamos acolher nos ambientes mais bonitos e calorosos, mas e nós? Como nós estamos verdadeiramente dentro disso? Trabalhar com beleza, com a vaidade da pessoas, nos leva à uma linha muito tênue com o Ego, e é aí que mora o perigo, o ego nos leva a trabalhar muitas vezes pensando apenas em si, invertemos os valores e o que deveria ser o objetivo, acaba se tornando secundário, que é levar a beleza através das nossas mãos, porém com leveza e amor e acabamos colocando à frente o status, o dinheiro, a visibilidade, e sinto informar, mas essa é a contramão da felicidade, são coisas que vem naturalmente quando não são o objetivo, porque elas são consequência de algo que é sentido e realizado com paixão e entrega.
Quando deixamos de olhar apenas para o ego, e abrimos os olhos para o entorno vemos inúmeras possibilidades e estratégias para driblar as dificuldades, o momento exigiu que nós nos reinventássemos, e foi por isso que iniciei o texto falando sobre as mudanças interiores, pois essa será uma das exigências do novo consumidor: empresas que valorizem as pessoas sem pensar apenas no lucro, e que tenham como filosofia a empatia, trabalho com transparência e valores. 2020 está acabando, mas ainda não acabou, ainda temos tempo para fazer a diferença e iniciar 2021 cheios de energia e esperança em um mundo melhor.
Flávia Lopes
Colunista
Flávia Lopes
Graduada em Marketing de Varejo, e Visual Merchandising pela escola Panamericana de Artes, atuou com marketing político e mídia impressa, Trade Marketing da rede Jacques Janine há 15 anos, desenvolvendo parcerias, eventos e novos negócios para a marca.