BELEZA E O MEIO AMBIENTE: O EXEMPLO DO GRUPO L’ORÉAL
A L’ Oréal vai destinar 150 milhões de euros para proteção do meio ambiente e apoio às mulheres vulneráveis em todo o mundo. O programa L’Oréal para o Futuro, lançado nesta sexta-feira, 5, Dia do Meio Ambiente, foi criado em meio à pandemia e serviu para que a empresa acelerasse os esforços que estavam sendo desenvolvidos internamente.
De acordo com a diretora Maya Colombani, a crise agravou as desigualdades sociais, daí a iniciativa para evitar o risco de desengajamento neste contexto econômico complicado.
Serão duas linhas de atuação. Na primeira, englobando 100 milhões de euros, o investimento visará a regeneração de ecossistemas naturais e no combate às mudanças climáticas. A regeneração de ecossistemas danificados receberá 50 milhões de euros com o objetivo de restaurar um milhão de hectares e capturar 15 milhões a 20 milhões de CO2 até 2030.
Numa primeira fase, já estão programados 10 milhões de euros a serem investidos em dois fundos: o Fundo de Neutralidade da Degradação de Terrenos e o Fundo de Biodiversidade Althelia Brasil. A administração ficará a cargo da Mirova, empresa especializada em financiamento sustentável.
No caso do apoio às mulheres altamente vulneráveis, serão mais 50 milhões de euros, também para projetos em todo o mundo. Maya Colombani assinala que já existem dados que comprovam o aumento de violência contra as mulheres durante a pandemia.
Os projetos serão selecionados nos próximos meses. A executiva afirma que a L’Oréal Brasil fortalece as ações que já haviam começado desde a chegada da pandemia ao País, como a fabricação de 800 mil unidades de álcool em gel e distribuição para hospitais e comunidades.
Informações sobre o Sharing Beauty With All (Compartilhando a Beleza com Todos), programa de desenvolvimento sustentável da L’Oréal em (link pra Progress Report 2018).
Fontes: Institucional L’Oréal e Valor Econômico
Por Caio Camargo (@caiocamargo)