As redes sociais TikTok e Instagram viraram fonte inesgotável de novas tendências quando o assunto é maquiagem! Nem todas são usáveis no day by day, mas, vamos combinar, são bem curiosas e podem servir de inspiração para muitas criações. Que tal, então, conferir as últimas mais visitadas – e as que vale colocar em prática no seu salão? Ah e #ficaadica: cliente AMA quando a gente mostra que está por dentro das novidades
Karina Hollo (@karinahollo)
Maquiagem é um verdadeiro hit de tutoriais nas redes sociais. Está aí o Tik Tok, que não nos deixa mentir. E também o Instagram. Quais são as últimas apostas? Tem sombra vermelha que vira corretivo, olhos de sereia, lifting instantâneo com traços estratégicos… Continue lendo para ficar por dentro das últimas tendências – e aprender a reproduzir cada uma delas quando sua clientela pedir algo fashion ou simplesmente novo.
1 Siren eyes
Certeza de que você já ouviu falar desta tendência. É a make das supermodelos dos anos 1990! Os olhos de sereia são semelhantes aos olhos tipo gatinho, mas em vez de linhas duras, eles são mais esfumados, criando uma aparência sensual e mais sutil. Fácil de reproduzir, porque a imperfeição é sua amiga! “Os Siren Eyes são a releitura do delineado gatinho! Em vez de marcar o traço, ele é esfumado. Pode ser feito com lápis, delineador em gel ou sombra. Pode ou não vir acompanhado de traços gráficos (um passo extra, para quem tem a habilidade)”, ensina a maquiadora Marcela Queiroz (@santamaquiagem). Brincar com diferentes shapes na maquiagem é realmente uma boa pedida. “Os Siren Eyes são uma possibilidade: o olho fica alongado, gateado, sensual. Acho muito legal que a make possa se adaptar à personagem do dia”, fala a maquiadora Brigitte Calegari (@brigittecalegari).
2 Lifting com corretivo
É fato que rende vídeos de cair o queixo: nesse caso, o corretivo é usado para criar efeitos de luz e sombra, podendo até levantar o olhar em poucas pinceladas. Basta aplicá-lo no canto externo dos olhos em direção ao final das sobrancelhas, de forma diagonal para um lifting instantâneo. “É uma técnica que funciona! Já testei para algumas ocasiões e vai bem para quem gosta de ter um rosto mais contornado. Só precisa ter muito cuidado na hora de aplicar para ficar na medida”, fala o maquiador Vitor Goto (@vitorgoto).
3 Blush nas olheiras
Essa tendência de beleza faz muito sentido porque nada mais é do que fazer você mesmo o seu corretivo colorido. Um blush alaranjado pode ser usado perfeitamente para neutralizar as olheiras. “Dependendo do tom de blush, ele vai funcionar como se fosse um corretor de cor, disfarçando as olheiras. Verdade que a tendência foge um pouco do óbvio da maquiagem. Mas vale experimentar e testar. Principalmente se você não tem corretivo colorido no nécessaire”, sugere Vitor. Porém, cuidado: nem sempre o blush colorido vai ser adequado ao fundo da olheira. “Existem as mais esverdeadas, azuladas, arroxeadas. É preciso estar atento à teoria de colorimetria para conseguir neutralizá-la”, ressalta Brigitte.
4 Estética Clean Girl
“Amo como o Tik Tok coloca nomes muito específicos para coisas que a gente já tem há tempos. Essa coisa limpa e minimalista na make. É uma forma muito legal de a gente continuar sendo a gente mesma: mínimo de produto, máximo de impacto”, fala Brigitte. Essa trend é a consolidação do império da make minimalista e fresh. Uma coisa sem esforço, “limpa”. Para conseguir o visual, é preciso preparar a pele com muito hidratante leve, aplicar um protetor solar luminoso, blush radiante e uma camada de máscara para cílios. Para finalizar, cabelo penteado para trás, polido com óleo ou pasta para controle e brilho. “Make nada é um hit há tempos e a tendência ficou mais forte com a pandemia, quando as pessoas começaram a cuidar mais da pele. Make despretensiosa, com pele glow (hidratante + iluminador), máscara de cílios e blush para dar um aspecto saudável (de preferência cremoso para não tirar o viço da pele!)”, sugere Marcela.
5 Fluffy brows
“Amo sobrancelhas mais desconstruídas e arrepiadinhas. Elas trazem juventude ao rosto”, fala Brigitte. E as fluffy brows são uma maneira de ter sobrancelhas marcantes que chamam a atenção para o seu rosto sem parecer muito desenhadas. Vale usar a ponta bem apontada de lápis de sobrancelha para desenhar os fios e depois usar um gel transparente para manter tudo no lugar. Elas deixam a make com um aspecto mais natural – lembrando que a sobrancelha traz todo um desenho para o rosto. “E quem tem os fios mais minguados consegue dar a impressão de mais volume. Se é um dia em que você não quer fazer nenhuma make nos olhos, basta uma Fluffy Brown para dar destaque ao olhar”, garante Vitor.
6 Dot Contouring
A ideia de pontilhar maquiagem – em diferentes tons, mais claros e mais escuros – sem misturar, nos pontos certos e depois esfumar, antes de secar, lógico. “Esse tipo de contorno tem o mesmo princípio do contorno tradicional. Só tome cuidado ao esfumar: se for usar o mesmo pincel ou esponja, comece pelos tons mais claros e deixe os mais escuros por último”, alerta Marcela.
O contorno feito em pontos não é das coisas mais práticas, mas super funciona. “Eu prefiro ir construindo a cor. Se aplico tudo de uma vez e depois venho esfumando, perco um pouco de controle sobre como eu estou aplicando e a quantidade. Para quem gosta de pele com o mínimo de produto possível, não vale a pena”, fala Vitor.
7 Douyin blush
Concorrente do Sunkissed blush, o Douyin blush está se tornando viral no TikTok: você desenha pequenas setas nas maçãs do rosto, nos cantos externos dos olhos, na ponta do nariz e no queixo, com batom no lugar de blush de verdade. Depois é usar um Beauty Blender molhado para esfumar. “Acho que o blush traz cor para a maquiagem! É uma técnica que eu indicaria para todo mundo testar pelo menos uma vez. Pode parecer estranho, mas vale a tentativa”, diz Vitor.
8 White dots
Aqui, você vai precisar de um delineador branco para espalhar ao redor dos olhos até secar bem e deixar pontos perolados. “Look divertido para as mais moderninhas! Com um delineador branco faça 4 pontos (canto interno, externo, pálpebra superior e inferior, na direção da pupila) ao redor dos olhos”, ensina Marcela.
“Os pontinhos brancos: a gente pode usá-los da mesma maneira que usaria uma pedraria, por exemplo, só que sem gerar resíduos. Porque pedraria, querendo ou não, é mais um lixo que futuramente vamos deixar para o mundo. Enquanto o delineador branco você só lava e voilá!”, diz Vitor.
Então eu acho que é muito válido. Eu ainda não testei, mas estou super ansioso para experimentar e realmente dar essa ilusão perolada ali, como se eu tivesse colocado uma pedraria”, finaliza.