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Comprovando o dito popular “juntos somos mais fortes”, a Beauty Fair, marca icônica de eventos do Grupo Ikesaki, faz aquisições estratégicas de feiras regionais e segmentadas e promete fazer a beleza brasileira crescer e multiplicar ainda mais

Renata Deos

Blue eyed blond model, looking away

Um país com dimensões continentais como o Brasil, com mais de 8 milhões de km2, diversos fusos horários, climas, costumes e necessidades diferentes em cada região, nada faz mais sentido do que se pensar em uma beleza regionalizada. Foi com essa visão que a Beauty Fair @beautyfairprofissional, marca pertencente ao grupo Ikesaki @ikesaki, organizadora da maior feira de beleza profissional das Américas, anunciou aquisições estratégicas neste sentido. A partir deste ano, a Beauty Fair incorpora em seu portfólio as feiras Professional Fair, Barber Week, PMU Prime Brazil e Brazil Lash Congress.

O movimento que visa fortalecer sua presença no mercado nacional foi anunciado durante o “Brasis da Beleza”, evento voltado para fabricantes e marcas do segmento de beleza. A expectativa é que, em três anos, as feiras regionais representem 30% do negócio total da Beauty Fair e atinjam um milhão de profissionais que atuam espalhados pelas cinco regiões do País.

Segundo dados do Sebrae, apesar da maioria dos profissionais formais de beleza estar concentrada na região Sudeste com 54%, as demais aparecem com percentuais que comprovam a pulverização pelo Brasil. A região Sul tem 18%, a Nordeste 15%, a Centro-oeste 9% e a Norte 4%. São milhares de cabeleireiros, maquiadores, manicures, esteticistas e outros profissionais da beleza que buscam, educação e produtos para realizar seu trabalho de acordo com as necessidades particulares de seus clientes.

Olhando para esse público, as aquisições da Beauty Fair têm como objetivo promover capacitação profissional regionalizada, além de envolver as marcas de beleza com a comunidade local. “O mercado precisa de marcas que acreditem no regionalismo do Brasil e entendam que essas regiões são fundamentais para o crescimento das suas empresas”, afirma César Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair.

Segundo Tsukuda, a regionalização também favorece a abertura de novos distribuidores e o desenvolvimento das marcas localmente com aumento da base de clientes. Questionado sobre o motivo da regionalização da Beauty Fair, ele diz: “Faz parte de um plano estratégico de crescimento da empresa, em consonância com o propósito de desenvolver o mercado de beleza por meio de educação, dados e conteúdo.”

As feiras regionais levarão o nome de Professional Fair e passam a ser assinadas por Beauty Fair para que o público e marcas reconheçam a expertise da empresa que organiza. A Beauty Fair segue sendo um evento único, de porte internacional, que acontece anualmente em setembro.

O acesso à Professional Fair continuará sendo gratuito e quem desejar se atualizar com o programa educacional, pode adquirir ingresso pago à parte, já que o know-how em educação de Beauty Fair será levado para as feiras regionais.

O head da unidade de negócios regionais da Beauty Fair, Jary Camargo, aponta que a Beauty já atua de forma coordenada com públicos regionais que participam anualmente da feira em São Paulo por meio de caravanas. Segundo Camargo, os chefes de caravanas são responsáveis por movimentar mais de 50 mil visitantes. A ideia é replicar essa experiência logística para as feiras regionais.

Com 18 anos de existência, a Professional Fair atualmente atende apenas Belo Horizonte, porém está programada para expandir para mais oito praças até 2027, sendo duas praças em 2025 (SP e RJ); duas em 2026 (Centro-Oeste e Sul), e três em 2027 (Nordeste e Norte). Neste ano de 2024, a Professional Fair acontecerá entre os dias 23 e 25 de junho, ocupando uma área de 22 mil m2 no Expominas em Belo Horizonte, MG, com previsão de mais de 90 expositores e 50 mil pessoas circulando nos três dias de feira. Os visitantes também poderão acompanhar em paralelo o congresso ‘Estética & Micro’ voltado para os segmentos de estética, micropigmentação e alongamento de cílios, que acontece no mesmo local.

Sobre um projeto de internacionalização, o diretor geral da Beauty Fair, César Tsukuda, revela que em parceria com a Cosmoprof Miami, a Beauty Fair levou em janeiro deste ano, 24 marcas para expor seus produtos em um espaço dedicado à promoção de cosméticos brasileiros. “Elegemos os países da América Latina para expandir esse projeto e em breve teremos novidades para as marcas que desejam ampliar seus negócios na região LATAM”, diz o executivo.

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