em Notícias

Em tempos de isolamento social e de um mergulho interno nos nossos valores, metas, prioridades, cuidar de si própria (o) é imprescindível; muitos conceitos se expandiram, como o wellness. O movimento em si não é novo, mas vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Para quem não conhece, representa a busca pelo bem-estar físico e mental, pelo equilíbrio e pela simplicidade das coisas. Mas como abraçar algo que parece tão distante da antiga rotina? Acompanhe a história de Andrea Gusmão, uma referência mundial absoluta no assunto, contada a seguir pela própria e inspire-se para mudar, melhorar ou simplesmente agradecer pela sua vida

“O profissional de beleza é alguém que se dedica ao outro integralmente. Por isso mesmo, tem pouco – ou nenhum – tempo para olhar para si mesmo. Acontece que este “abandono” pode ter sérias consequências a médio e longo prazos. Neste momento tão diverso das nossas vidas, o movimento wellness é um despertar de consciência para uma vida mais plena e mais feliz. Eu sou a prova disso. E tem mais: ao descobrir os efeitos desta prática, você pode se apaixonar pelo mix de técnicas que ela inclui e acabar se tornando não só um praticante, mas um profissional como eu. E, assim, levará estes princípios a outros que também ficarão mais plenos. É uma corrente do bem. E desejo que você faça parte dela.

Tenho 45 anos, sou mãe de 3 filhos e trabalhei como executiva de grandes multinacionais por 22 anos. Hoje tenho um estilo de vida genuinamente saudável e vivo na linda Sydney (Austrália). Sou engenheira química formada pela Unicamp, com MBA em marketing (FGV) e gestão de luxo (FAAP/Essec). Também sou certificada como coach holística de saúde e bem-estar na maior escola de nutrição integrativa dos EUA, o IIN. Sou pesquisadora e especialista em bem-estar holístico e alimentação consciente. Aliás, saúde e bem-estar são minha paixão e estilo de vida. Por meio da minha própria experiência em busca de equilíbrio e do aprendizado com os melhores pesquisadores e especialistas do mundo, aprendi que o nosso corpo pode se curar e auto-regular naturalmente se receber os nutrientes, o ambiente e o estilo de vida certos.
Como entusiasta da nutrição alcalina e vegetal, além do movimento e atenção plena, sempre fui reconhecida e valorizada pela minha aparência jovial e energia, além da superação de grandes desafios em busca de uma vida mais equilibrada. Isso me inspira a ajudar e inspirar mais e mais pessoas, especialmente mulheres, com meu exemplo e conteúdo de qualidade, a despertarem sua versão mais saudável, feliz e autêntica.
Alimentar a alma é preciso, e minha missão de vida tem a ver com isso: trazer mais vida, saúde e bem-estar a todos com os quais tenho contato.

 

No meio do caminho, muitas pedras

Minha vida é uma história de superação constantes. Fui mãe aos 19 anos, no meio da faculdade de engenharia química da Unicamp, e absolutamente tudo sempre foi muita prova de resiliência, fé e trabalho de auto-conhecimento e auto-desenvolvimento contínuos. Nada veio de mão beijada, e nunca desisti dos meus sonhos, atuando sempre com muita sensibilidade, dedicação e amor. Ressalto o longo período sofrendo de crise de pânico constante, o burnout no início de 2019, após passar por um período terrível e dificílimo numa experiência corporativa que desqualificava a mulher, e o episódio da gestação de meu terceiro filho onde quase perdi a vida.

Houve uma época em que eu trabalhava de 12 a 16 horas por dia como executiva de grandes corporações. Sentia que não tinha tempo para cuidar de mim e muitas vezes era tomada por ansiedade, stress e falta de energia. Mesmo tendo informação, nem sempre conseguia me alimentar direito ou me exercitar. Dormia mal e vivia cansada.
Como muitas mulheres, eu estava em desequilíbrio. Até que na gestação do meu terceiro filho meu médico me informou que eu tinha apenas 30% de chance de sair com vida do parto e foi aí que tudo começou: minha vida foi salva graças às mudanças em minha alimentação e estilo de vida. Eu queria tomar as rédeas de minha saúde e aprender a me cuidar de forma efetiva e prática, recuperando minha energia e meu equilíbrio.

Na minha jornada em busca do real bem-estar, contei com a ajuda dos maiores especialistas em saúde integrativa. Inclusive, estudei a fundo e me formei na maior escola de nutrição integrativa dos EUA, o Institute for Integrative Nutrition. Entendi que a tríade corpo, mente e alma têm que ser igualmente nutridas para termos real saúde, e fazendo mudanças simples, mas consistentes, logo consegui me tornar uma pessoa saudável, cheia de energia e em paz comigo mesma. No processo, ainda realizei o sonho de morar na Austrália.

Mas, no meio dessa jornada passei por anos com crise de pânico, que culminaram com o Burnout; foi quando decidi dar um basta e realizar o sonho de morar na Austrália e ter uma vida mais minimalista e de volta ao básico: contato diário com a natureza, conexões genuínas e positivas.

 

A descoberta de uma doença

Na época, minha médica ginecologista solicitou diversos exames de sangue e hormonais devido aos sintomas que eu estava apresentando: apesar de ter uma rotina saudável em alimentação e exercícios físicos, eu vivia cansada, sem energia, desanimada, ansiosa, angustiada e com crises de falta de ar, taquicardia e tristeza constantes. Parecia que apesar de ter conquistado “tudo” no mundo exterior eu vivia aprisionada nessa falta de ar e sofrimento. Identifiquei que isso estava ligado principalmente ao campo profissional, onde vivia sob a pressão de uma demanda constante, absorvendo responsabilidades e entregas que deveriam ser pulverizadas entre diversos profissionais, totalmente sem planejamento e por um longo período, ou seja, quanto mais eu entregava, mais era exigida como forma de “reconhecimento”, num círculo vicioso de ritmo frenético. Além de tudo isso, ainda hoje existe muito preconceito entre mulheres, principalmente com relação à sua aparência, em várias empresas.

Há anos que eu vinha num caminho constante e crescente nesse sentido, e entendi que quanto mais simples e básico nosso estilo de vida, mais sobra tempo para o que realmente importa: desfrutar da natureza, realizando conexões reais e que nos preenchem, mais tempo colecionando momentos e menos tempo colecionando coisas. O entendimento da impermanência da vida e das coisas nos coloca sob perspectiva e ajuda muito nesse processo.

 

O movimento de wellness e o pós-pandemia

Uni meu conhecimento, experiência e habilidades em marketing e comunicação, bem-estar e saúde integrativa (a relação que a tríade corpo, mente e alma exerce em nossa saúde e equilíbrio) e alimentação consciente para ajudar o maior número de pessoas. Minhas palestras, e-books e cursos online geram consciência por meio do conhecimento e ferramentas práticas para uma vida mais saudável e feliz. Todos nós podemos nos reinventar e este momento difícil tem que ser visto como algo de onde tiremos algum ensinamento.

Ajudo mulheres a alcançarem seus objetivos de saúde e bem-estar, seja dormir melhor, aumentar a energia, se alimentar melhor e perder peso de forma sustentável, gerenciamento de stress e muito mais. Facilito mudanças de comportamento e estilo de vida de forma eficaz e sustentável a longo prazo. Conecto marcas e pessoas a fim de gerar e facilitar essas mudanças. Todo o trabalho é feito com base na bioindividualidade de cada indivíduo, na epigenética e na abordagem holística da saúde, que podem apoiar e nutrir sua saúde global, incluindo não só as melhores escolhas alimentares, como carreira, espiritualidade, relacionamentos e ambiente.

Acredito na missão de gerar valor para o planeta através de produtos e ações que propiciem mais beleza, saúde e alegria, ajudando as pessoas a se tornarem a sua melhor versão. Pessoas melhores são melhores para os outros e são melhores para o mundo. Sempre acreditei nisso e sempre busquei agir nesse sentido em todos projetos para as empresas que trabalhei e em todos os produtos e serviços que desenvolvi ao longo de minha carreira, bem como esse continua a ser o meu foco e razão de ser: trazer mais vida ao dia-a-dia das pessoas.

 

“Entendi que a tríade corpo, mente e alma têm que ser igualmente nutridas para termos real saúde, e fazendo mudanças simples, mas consistentes, logo consegui me tornar uma pessoa saudável, cheia de energia e em paz comigo mesma”

 

Quem é nossa entrevistada:

 

Andrea Gusmão é Engenheira Química por formação (Unicamp) com MBA em marketing (FGV) e em Gestão do Luxo (Faap/ Essec França) e Health Coach integrativa (IIN – NY). Wellness influencer, é uma das pioneiras do movimento atual de bem estar e ministra cursos e atividades relacionadas online, com foco em público feminino. Seus cursos e palestras on line são um sucesso no mundo todo.

SITE: www.andreagusmao.com

 

Esta matéria completa está na sua HM 27

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar